Abertura do Sonhar Acordado de Caxias do Sul

0
602

Apresentação dos projetos da ONG Sonhar Acordado Caxias do Sul – O início da construção e cultivo da fé

No dia 16 de março, em Caxias do Sul, foi realizado um workshop para apresentação dos programas contínuos da ONG Sonhar Acordado. A ONG tem como base os princípios cristãos, atua junto a instituições e busca transformar a vida de crianças carentes por meio de uma relação com o jovem voluntário.

O encontro contou com a presença de 45 voluntários sonhadores, além de 10 sonhadores da coordenação, os quais foram contemplados com um momento de reflexão intitulada “A fé que move nossa ação”, ministrada pelo Padre Santiago Artero, LC. A fé será a virtude a ser cultivada pelos voluntários sonhadores ao longo desse ano, e nada melhor que um início de encontros refletindo sobre o que fazemos em nossas vidas para fortalecermos a nossa fé.

O Padre Santiago, em meio à sua fala cativante, contou com a referência do filme “Little Boy – Além do impossível” de 2015, o qual nos lembra o que Jesus nos ensina no Evangelho: “A fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas”.

A diretora do Sonhar Acordado em Caxias do Sul, Mayra Rios, inspirada pela reflexão na fé, contou sua experiência no projeto e inspirou novos voluntários:

“Comecei no SA em 2013 a convite de uma amiga e no ano seguinte eu já estava na equipe organizadora, mobilizando mais amigos para também fazerem parte, seja doando valores para ajudar nos custos, seja na doação e disponibilidade do seu tempo e dedicação. O que me encantou e me encanta até hoje no Sonhar é poder plantar uma semente de esperança no futuro de uma criança e na experiência de amor que acontece entre um inocente desconhecido e um voluntário sonhador. Hoje, como diretora, quero engajar ainda mais pessoas nessa busca por um futuro melhor a partir da transmissão de valores, da inspiração cristã e da fé, pois acredito, como diz meu amigo São Francisco, que “é dando que se recebe”.

Após uma intensa conversa com o Pe. Santiago, foi realizada uma dinâmica, que tinha o principal objetivo de mostrar que temos sempre um chamado maior em nossas vidas, para sermos guiados para o caminho de Deus, e que é muito importante estarmos atentos a tudo que possa nos desviar deste caminho ao qual escolhemos, para que possamos diferenciar dos nossos verdadeiros propósitos e continuarmos nosso caminho de fé e de luz. O voluntariado faz parte de nossas vidas como meio de encontrarmos e seguirmos esse caminho de fé e de bem, e o Sonhar Acordado faz com que seja possível esse engajamento e crescimento dos voluntários sonhadores.

A Maianda Leindens é voluntária dos projetos, e conta um pouco desse encontro com Deus através da ONG:

“Sonhar Acordado surgiu na minha vida através da Festa de Natal do ano de2014, na qual fui voluntária e nunca mais larguei. Foi amor à primeira vista pelo projeto e seus propósitos, onde se leva amor a tantas crianças e Deus a cada um de seus corações. Em 2017 participei do ENAP (Encontro Nacional de Apostolados), encontro maravilhoso e um presente de Deus que só o Regnum Christi pode nos contemplar. Voltei mais motivada e atualmente sigo na organização do APS (Amigos Para Sempre) aqui em Caxias do Sul, ele me faz ver e reviver a infância, mostrar virtudes e valores as nossas crianças, levar amor e Jesus a cada uma delas. O Sonhar Acordado é um sonho que se vive de olhos bem abertos, encontrei através dele um dom dado por Deus e é ter a essência e o amor do Regnum Christi.”

Muitos projetos novos foram apresentados esse ano, e o envolvimento dos voluntários só aumenta após esses encontros de formação.

“É sempre muito motivador pararmos um tempo para pensarmos em nossas atitudes que movem nossas ações, e como o Padre Santiago enfatizou, muitas vezes, por que não deixarmos a fé mover nossas ações? Cultivar o bem, e objetivar o bem em todas as nossas atitudes diárias, embasadas pela fé em Deus, com certeza é um ótimo começo para desenvolvermos os valores necessários para nossas vidas, e para passar para as crianças que atendemos.” Júlia dos Reis Barcelos, voluntária da ONG Sonhar Acordado e equipe coordenadora.

Os programas contínuos de Caxias incluem: Amigos Para Sempre, Contando Sonhos e Preparando Para Futuro, além da Grande Festa de Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here