Encontro Territorial das Consagradas 2019

0
317

De 7 a 12 de julho, aconteceu, em São Paulo, o Encontro Territorial das Consagradas do Regnum Christi. Foram dias de formação e convivência, que neste ano também estiveram marcados por celebrações especiais, como o jubileu – 50 anos das consagradas. Estiveram presentes consagradas das três comunidades do Brasil: Sâo Paulo, Curitiba e Brasília. O neo sacerdote Pe. Jefferson Bartipaia, LC, celebrou os sacramentos, acompanhou e participou de todo encontro.

Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, explica sobre o cronograma do Encontro

Para Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas no Brasil, o Encontro Territorial foi um momento de muita gratidão, esperança e alegria no coração.  “Tivemos dias de formação, de partilha, de celebração e de formação. Cada uma ofereceu o melhor de si para gerar um verdadeiro ambiente de fraternidade. O fato de estarmos reunidas, nos dá força para a missão que desenvolvemos cada dia e nos ajuda a perceber que a nossa vocação tem uma especificidade dentro do Regnum Christi e da Igreja”, disse.

Formação e reflexão sobre identidade e missão

Ir. Neusa dos Santos, especialista em comunicação e religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Os blocos formativos trataram de dois temas: “A Comunicação da nossa Identidade e Missão” e “Diversos temas relativos à Assembleia Geral Ordinária de 2020 (AGO 2020)”. Os blocos de comunicação foram guiados por Amandda Souza, encarregada do Escritório de Comunicação do Regnum Christi, e por Ir. Neusa dos Santos, especialista em comunicação e religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Encontro Territorial das Consagradas

Após essa etapa, Mari Carmen Ávila, conselheira geral das Consagradas do Regnum Christi, assessorou os blocos de temas relativos à AGO 2020, tais como as novidades jurídicas da aprovação como Sociedade de Vida Apostólica (SVA) e o tema da missão e da vivência do voto de pobreza. Finalmente, no último dia aconteceram reuniões de caráter organizativo de atividades para o ano de 2020.

“Encontrar um território de consagradas repletas de desejo de crescer e de assumir a própria identidade e missão é muito renovador e dá muita esperança. Sou muito grata pela simples e calorosa acolhida”, compartilhou Mari Carmen.

Em meio a tanto trabalho, também aconteceram vários momentos celebrativos:

Celebração pelo jubileu das consagradas do Regnum Christi
  • Dia 08: missa e jantar especial de celebração do jubileu;
  • Comemoração dos 25 anos de consagração de Mônica de Mattos e Guille Franco: gratidão a Deus e a cada uma por sua perseverança e entrega;
  • A Hora eucarística também foi para celebrar a graça do jubileu com a experiência do perdão redentor, da gratidão, louvor e da força para continuar a peregrinação.
  • Para concluir o encontro, foi preparada uma incrível festa “junina”.

Testemunhos

Maria Esther Muñoz, da comunidade de Brasília, compartilhou sua experiência ao refletir o voto da pobreza:

“Foi um momento de aprofundar nosso voto da pobreza, como um dom e uma eleição por amor a Jesus. Olhar com um novo olhar para Jesus pobre com um desejo de viver este voto a partir do coração. Agradeço a todas pelas palestras”!

Bianca de Mattos, da comunidade de Curitiba, falou sobre a experiência do encontro anual:

“Nosso Encontro Territorial anual representa uma oportunidade de formação, comunhão e plena comunicação da nossa vocação, em todas as suas dimensões, criando assim uma maior coesão sobre a nossa presença no Brasil. Celebrar juntas nossos 50 anos de existência e entrega dentro da Igreja, despertou em mim muita gratidão a Deus e o desejo e necessidade de colaborar pessoalmente na obra de renovação de aspectos da vida consagrada que precisamos desenvolver”.

Veja algumas fotos do encontro:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here