Os governos territoriais e gerais das instituições federadas – dos três ramos consagrados do Regnum Christi (Legionários de Cristo, Consagradas do Regnum Christi e Leigos Consagrados do Regnum Christi) – reuniram-se em Roma, no final de setembro, e aproveitaram esta oportunidade para refletir sobre a missão comum do Regnum Christi.
Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil e Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi no Brasil, que fazem parte do Colégio Diretivo Territorial do Brasil, estiveram presentes.
O encontro aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, em Roma. E, no âmbito das reuniões dos três governos, foram realizados alguns dias em conjunto com espaços de escuta e diálogo entre os participantes, além de momentos de oração e convivência fraterna.
Entre os temas discutidos estavam a promoção de uma cultura de confiança e respeito mútuo, chave para realizar a missão de forma saudável e eficaz, aprendendo com a história comum e à luz das conclusões da Convenção Geral.
Além disso, foi apresentado o alinhamento estratégico proposto pelo Colégio Diretivo Geral do Regnum Christi, com base na visão e nos frutos das prioridades da Convenção Geral para 2030.
Para o Pe. André, o melhor dessas reuniões são os encontros e as partilhas. “Tivemos momentos de rica reflexão e partilha, com bastante confiança e com o desejo de fortalecer a comunhão entre nós. Foi enriquecedor conhecer melhor o caminho que consagrados e consagradas do RC fazem e como se sentem caminhando, e ajudou a que todos saibamos melhor como ajudar os outros a perceber que estamos ali uns pelos outros, que queremos as mesmas coisas a partir de um mesmo carisma, pelo Reino de Cristo à glória de Deus”, comentou.
Para Kate, foram dias de muita escuta e comunhão. “Analisamos, juntos, os frutos da Convenção Geral, que aconteceu em maio. Ouvimos a programação do Colégio Geral do Regnum Christi. Foi um tempo de trabalho em conjunto. Refletimos juntos na vivência da missão comum e como nós podemos, desde as nossas localidades e territórios, continuar fomentando um respeito mútuo e a comunhão no trabalho entre todas as vocações. Foi um tempo muito rico de escuta aos desafios e dificuldades nessa construção”, disse.
Assembleia dos Diretores Territoriais dos Legionários de Cristo
Os Diretores Territoriais dos Legionários de Cristo também estiveram reunidos em Roma. Durante esses dias, analisaram o caminho a percorrer traçado pela recente Convenção Geral do Regnum Christi e o desenvolvimento do trabalho em equipe para o fortalecimento do trabalho apostólico e pastoral que é realizado nos 21 países onde a Legião está presente.
Para o Pe. Luis Alberto Henao, L.C., secretário-geral da Legião, a assembleia de diretores territoriais é uma oportunidade para “continuar promovendo a gestão e a projeção em unidade, graças aos relatórios, propostas, desenvolvimento de oficinas e ao aprofundamento de temas como a Convenção Geral”. O Pe. Henao enfatizou, ainda, que a assembleia “inicia o processo de discernimento para o Capítulo Geral de 2026”. Saiba mais sobre a Assembleia dos Diretores Territoriais aqui.
Reuniões das Diretoras Territoriais das Consagradas do Regnum Christi
As Diretoras Territoriais das Consagradas, junto ao Governo Geral, abordaram, em suas reuniões, questões prioritárias para a Sociedade de Vida Apostólica. Foram discutidos o progresso do plano global e os passos para sua implementação, o trabalho em prol da sustentabilidade, a designação apostólica e a pastoral vocacional, em cujas sessões participaram ativamente as responsáveis pela pastoral vocacional e as administradoras territoriais. Guille Franco, administradora territorial das consagradas no Brasil também esteve presente.
Além disso, foi dedicado um tempo à preparação da Assembleia Geral Ordinária de 2026, com a participação das secretárias territoriais.
Reuniões dos Conselheiros Gerais dos Leigos Consagrados do Regnum Christi
Foram realizadas na sede da Direção Geral e continuaram a refletir no programa de trabalho que procura “formar formadores e trabalhar para ter comunidades saudáveis”.
Esteve presente o Pe. Amedeo Cencini, sacerdote canosiano, que lhes falou sobre as comunidades em missão e sobre as relações saudáveis nas comunidades, sendo muito interessante e enriquecedor, especialmente pelo seu grande conhecimento e experiência.
Foram também abordados temas sobre o trabalho profissional e a importância do seu empenho e da corresponsabilidade nesse campo. Outra apresentação foi feita por Jacinta Curran e Pía Pérez, consagradas do Regnum Christi, que tratou dos aspectos canônicos da vida comunitária e das responsabilidades do diretor da comunidade. O Pe. Dermot Ryan, L.C., que é o capelão da sede da Direção Geral, celebrou a missa para eles e também os acompanhou na peregrinação à Igreja de São Sebastião.