Kate O’Connor é a nova Diretora Territorial das consagradas no Brasil

0
640

O Governo Geral das consagradas do Regnum Christi nomeou a Kate O’Connor como Diretora Territorial das consagradas no Brasil. Ela substituirá a Elena Bartolomé que foi nomeada vigária geral das consagradas, recentemente, e irá para Roma.

Kate O’Connor nasceu em Stratford – Canadá, em 21 de fevereiro de 1979. Seus pais são médicos, naturais de Trindade e Tobago. Em agosto de 1996, ingressou no Centro Estudantil em Rhode Island, Estados Unidos. Em 29 de agosto de 1997, se consagrou junto com sua irmã, Siobhan.

Sua formação e iniciação apostólica foi no Brasil e nos Estados Unidos. Ela trabalhou em vários apostolados nestes países como: pastoral vocacional e universitária, catequese, seções do ECYD e do Regnum Christi. Kate foi professora no Centro de Formação em Curitiba – Brasil, ministrando cursos de teologia dogmática, oratória e psicologia evolutiva. Em Houston, no Texas, ela foi prefeita de disciplina e membro da equipe administrativa do Northwoods Catholic School, além de colaborar com a arquidiocese de Galveston-Houston na oficina para pastoral vocacional e universitária. Desde 2017, ela é diretora espiritual e trabalha na direção da seção de senhoras em São Paulo – Brasil, além de oferecer cursos de espiritualidade e acompanhamento espiritual.

Kate formou-se em Educação e Desenvolvimento, pela Universidade Anahuác, no México, especializando-se em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia Regina Apostolorum de Roma e possui mestrado em teologia espiritual pelo Oblate School of Theology em San Antonio – Texas. Ela se interessa pela arte, pela natureza e por toda expressão de beleza por ser a linguagem de Deus.

Além disso, ao lado do Pe. Cleomar Ferronato, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, Kate será diretora da Federação Regnum Christi no Brasil e fará parte do Colégio Diretivo Territorial.

DIRETORA TERRITORIAL

A Diretora Territorial é nomeada pela Diretora Geral, Nancy Nohrden, com o consentimento de seu conselho, por um período de três anos, segundo o número 125 das constituições das consagradas. Ela possui autoridade sobre todas as consagradas, casas e obras da sociedade no território, conforme o direito universal e direito próprio (Constituição CRC 95, § 2). As atribuições das diretoras territoriais, conforme o número 128 das constituições, são:

1º dirigir e acompanhar diligentemente as diretoras das casas;

2º velar para que as diretoras das obras de apostolado recebam um adequado acompanhamento;

3º estar próxima das comunidades e das consagradas para escutá-las, apoiá-las e velá-las para que contem com os meios que mais lhes ajudem para sua formação e apostolado;

4º manter um diálogo contínuo com as demais instâncias do governo e apostolado da Federação Regnum Christi no que se refere ao planejamento, apostolado e economia;

5º favorecer uma adequada inserção da sociedade no contexto eclesial, cultural e social do país ou dos países do território;

6º fomentar a comunhão e atender as relações com a hierarquia eclesial;

7º velar por uma economia saudável da sociedade no território, assegurando que as comunidades e os apostolados da sociedade contem com o necessário sustento econômico.

Outras nomeações

O governo geral das consagradas também nomeou:

Beatriz Rivera, mexicana de 42 anos, como Diretora Territorial da Espanha;

Kathleen Murphy, canadense de 44 anos, Diretora Territorial da América do Norte;

Sonia Baldwin, australiana de 39 anos, como ecônoma geral das Consagradas do Regnum Christi.

As nomeações entram em vigor a partir do dia 1º de junho de 2020, substituindo as funções de Elena Bartolomé, Diretora Territorial do Brasil, que foi eleita Primeira Conselheira e Vigária Geral pela Assembleia Geral 2020; Ana Lópes, Diretora Territorial interina da Espanha desde que Lourdes Santos foi nomeada Secretária Geral, em setembro de 2019; e Naoise Johnston, Diretora Territorial interina da América do Norte, desde que Nancy Nohrden foi eleita Diretora Geral pela Assembleia Geral 2020. O Governo Geral nomeou também Sonia Baldwin como nova Ecônoma Geral das Consagradas em substituição a Beatriz Pimentel. A Diretora Territorial da Europa Ocidental e Central que substituirá a Jacinta Curran, eleita Conselheira Geral pela Assembleia Geral 2020, será nomeada em breve, considerando que haverá uma consulta mais ampla em todo o território.

Diretora territorial da Espanha: Beatriz Rivera

Betty Rivera nasceu em Monterrey em 12 de abril de 1978 e se consagrou em 30 de agosto de 1997. Betty é a segunda de três filhos. Foi membro do ECYD e do Regnum Christi antes de se consagrar. 

Estudou licenciatura em educação e desenvolvimento na Universidade Anáhuac, licenciatura em Estudos Religiosos no Ateneo Pontificio Regina Apostolorum. Tem mestrado em Direção de Centros Educativos pela Univerdade Anáhuac e mestrado em Teologia com enfoque na Vida Consagrada, em Christendom College.

Betty foi diretora do ECYD em Rhode Island, México Sur, Michigan e Atlanta. Quando esteve no México, coordenou a rede de clubes do ECYD de meninas do país. Colaborou na equipe de Direção Territorial da América do Norte na área de apostolado e como conselheira territorial e na secretaria geral, em Roma. Foi diretora e vice-diretora do colégio Everest de Manila, Filipinas. Atualmente, é encarregada de desenvolvimento institucional do novo colégio ao sul de Manila e é diretora da comunidade de Manila, diretora local do Regnum Christi em Filipinas e diretora da seção de senhoras da mesma cidade.

Fará parte do Colégio Diretivo Territorial do Regnum Christi na Espanha junto com os diretores territoriais dos Leigos Consagrados e dos Legionários de Cristo, e dos leigos que os acompanham (EFRC 92 §1[SZ1])

Diretora Territorial da América do Norte: Kathleen Murphy

Kathleen nasceu em Nova Scotia – Canadá, e é a segunda de dez irmãos. Consagrou-se à Deus no Regnum Christi em 1º de setembro de 1994. Tem licenciatura em Educação e Desenvolvimento pela Universidade Anáhuac. Teve três anos de trabalho apostólico no oeste dos Estados Unidos e Canadá, viajando para acompanhar retiros para jovens e acompanhá-los também em discernimento vocacional. Em 1999, Kathleen fez seu terceiro ano de formação em Monterrey e, em 2000, regressou para terminar sua formação.

De 2001 a 2012, foi instrutora de formação no Colégio Pinecrest Academy, em Atlanta – GA para meninas em preparação. De 2012 a 2015, foi diretora da comunidade de consagradas em Cincinnati – Ohio e diretora espiritual da seção de senhoras do Regnum Christi. Esteve um ano em Madrid – Espanha, como formadora de consagradas em votos temporais no período de estudos teológicos. Durante esse ano, fez parte da comissão de vida espiritual para as consagradas do Regnum Christi. Depois, voltou a Cincinnati por um segundo período, como diretora da comunidade das consagradas e colaborou no trabalho pastoral.

Desde 2018, Kathleen estava servindo como conselheira territorial na América do Norte. No verão de 2019, mudou-se para Chicago e atualmente é diretora da comunidade de consagradas dali. Kathleen está cursando um mestrado em Discernimento Vocacional e Acompanhamento Espiritual outorgado pela Universidade Pontifícia Comillas de Madrid. 

Ela fará parte do Colégio Diretivo Territorial do território da América do Norte. (EFRC 92 §1)

Ecônoma Geral

A ecônoma geral é eleita pela Assembleia Geral por um período de seis anos. Terminado esse período, pode voltar a ser eleita por um segundo sexênio (Constituição CRC 146 § 1). A Assembleia Geral das consagradas, que aconteceu de 24 de janeiro a 06 de março, decidiu, que a ecônoma geral fosse eleita nessa ocasião pela diretora geral com o consentimento de seu conselho, havendo escutado o parecer das diretoras territoriais.

As obrigações gerais da economia são: (1) a administração dos bens, sob a autoridade da diretora geral, de acordo com o direito universal e próprio e a legislação civil; (2) prestação de contas para diretora geral e ajuda na preparação dos informes econômicos para as instancias competentes da sociedade, autoridades civis, benfeitores e outras pessoas que devem estar cientes (Constituição CRC 145).

A diretora geral das consagradas, Nancy Nohrden, com o consentimento de seu conselho, nomeou Sonia Baldwin como encarregada da Economia Geral por um período de três anos, a partir de 1º de junho de 2020. Sonia é atualmente administradora territorial do território da América do norte, e continuará atendendo esta responsabilidade até que seja nomeada uma nova administradora territorial, com quem fará uma transição, enquanto realiza a transição e administração gerais.

Biografia de Sônia Baldwin

Sonia nasceu na Austrália, em 04 de abril de 1981 e cresceu na cidade de Newcastle. Ali terminou seus estudos em Engenharia Elétrica e Informática, mudou-se para Sidney para trabalhar neste setor. Depois de alguns anos, incorporou-se ao RC e começou a trabalhar na Arquidiocese de Sidney, na formação da fé dos adultos e fundou o primeiro clube do ECYD nessa cidade, como apostolado no Regnum Christi.

Com o desejo de discernir sua vocação para vida consagrada no Regnum Christi, mudou-se para os Estados Unidos. Sonia consagrou-se em 25 de março de 2006 aos 24 anos de idade. Durante seus anos de formação e apostolado no Mater Ecclesiae College em Greenville RI, 2006-2011, obteve licenciatura em Ciências Religiosas e Pastorais, foi docente do centro de formação, apoiou a captação de recursos e ofereceu suporte informático ao centro de formação. Após, mudou-se para Chicago aonde trabalhou no Colégio Everest Academy como instrutora de formação e apoiando ao trabalho juvenil do ECYD. Assim mesmo colaborou no trabalho pastoral na cidade de Minnesota e em Toronto – Canadá. Em 2014 mudou-se para Atlanta, como Administradora Territorial das consagradas do Regnum Christi. Em 2019, Sonia terminou com menção honrosa um mestrado em administração de instituições não lucrativas pelo North Park University.

Desde 2015, colaborou com o Comitê Territorial do Regnum Christi, na equipe administrativa e no comitê de finanças. Contribuiu na elaboração do plano estratégico do Território da América do Norte. Uma parte importante do seu trabalho consistiu em planificar e implementar o projeto de autonomia financeira para as consagradas do Regnum Christi e apoiar a implementação da Federação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here