No primeiro dia do EJF, o Regnum Christi Brasil é consagrado a Nossa Senhora de Guadalupe

0
477

Além da consagração à Maria, teve missa de abertura celebrada pelo Núncio Apostólico, palestras e adoração

Na abertura do Encontro Juventude e Família, que acontece em Brasília, de 15 a 17 de novembro, O Regnum Christi Brasil foi consagrado Brasil à Nossa Senhora de Guadalupe, nossa padroeira. Todos os participantes rezaram juntos, a oração que São João Paulo II recitou em janeiro de 1979.

Como família espiritual, os membros pediram por toda a Igreja e por toda a humanidade. “Consagramos o Regnum Christi e a sua missão no Brasil. Consagramos também nossas vidas, nossos trabalhos e nossas alegrias”, dizia uma parta da oração que foi feita. Juntos, padres, consagradas, consagrados e leigos, deixaram nas mãos de Maria suas vocações, missões e famílias e apostolados.

“Eu senti que Nossa Senhora dava um abraço a cada um dos membros que chegaram aqui em Brasília. Eu me senti abraçada por ela. Não é que nós estivéssemos cantando para ela, foi ela quem nos abraçava. Foi emocionante”, disse Mônica de Mattos, consagrada do RC

Depois da consagração, os membros se dirigiram para a Celebração Eucarística, que foi celebrada pelo Giambattista Diquattro, Núncio apostólico do Brasil e concelebrada pelos Legionários de Cristo.

Na homilia, Dom Giambattista falou sobre vencer o egoísmo para que o Reino de Cristo habite em nós.  “O egoísta já perdeu a sua vida. Não sabe amar. ‘Quem quiser seguir-me, tome sua cruz, todos os dias’… Ele não diz para carregá-la, mas para erguê-la. Não morremos na cruz, foi Jesus. Nós apenas a levantamos, um pouco, como aquele Cireneu. Porque levar uma pequena cruz é uma experiência comum a todos nós. Portanto, é melhor levar a própria cruz. O egoísta já perdeu a sua vida. Não sabe amar, está morto. Mas, aquele que sabe doar-se, amar verdadeiramente, encontra sua vida multiplicada. É uma troca constante, entre morte e ressureição. O egoísmo que habita em nós deve morrer para que o Reino de Cristo habite em nós, em nosso interior”, disse.

Em seguida, o Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, fez uma reflexão sobre o tema do Encontro Juventude e Família: “A quem buscais”. “Essa uma das perguntas mais importantes que devemos fazer em nossas vidas. ‘A quem buscais’.  Aquele quem nos faz a pergunta é própria resposta. O lema do EJF é a resposta. Essa pergunta deve nascer do fundo das nossas almas. E essa resposta tem que nascer do coração do Senhor. É por isso, que não adianta saber, ter ouvido falar. É necessário um encontro”, disse.

Para terminar, os membros participaram de uma adoração, organizada pelo ECYD. Ao final do dia, os jovens tiveram um luau e o os adolescentes do ECYD, participaram de um rally – um caça ao tesouro, pelo Colégio Everest.

“Para mim, foi muito especial poder reencontrar meus amigos que não via há muito tempo. E a adoração foi importante porque estava cansado da viagem, e esse momento me ajudou a me situar no que estamos fazendo aqui”, compartilhou Guto, membro do Ecyd de Caxias do Sul/RS.

“Foi um momento muito especial, em que não só consagrei a minha vida e minha família, mas toda a minha família espiritual do Regnum Christi. Estar todos juntos me deixou emocionada” Vicky, da seção de Senhoras de Brasília.

“Ver todos unidos outras vez depois de muito tempo foi emocionante. E foi incrível sentir a família vibrando novamente como Regnum Christi”, Pe. Jefferson de Souza, LC, auxiliar da seção de jovens do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here