Padres legionários e consagradas que trabalham nos colégios RC se reúnem em São Paulo para refletir na missão pastoral das obras educativas no Brasil

0
399

De 04 a 06 de março, os padres legionários e consagradas que trabalham nos colégios RC se reuniram em São Paulo, na Direção Territorial dos Legionários de Cristo.

O encontro da pastoral do Regnum Christi, como é chamada essa equipe de ramos consagrados, teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão, partilha e aprofundamento sobre o papel dos padres, religiosos e consagradas que trabalham nas escolas, visando fortalecer a missão educativa das obras e do Regnum Christi no Brasil. Durante o encontro, os participantes refletiram sobre os desafios da pastoral e buscaram soluções em conjunto.

Durante esses dias, a equipe aproveitou para refletir em diversos temas, como: o Ideário dos Colégios do RC; o descritivo da função dos membros da pastoral e os elementos essenciais de um programa de pastoral; as Competências Gerais dos Colégios do RC no Brasil; e a missão e a identidade do Regnum Christi.

Estiveram presentes membros das equipes pastorais do Colégios Everest Brasília, Rio e Curitiba e do Colégio Mão Amiga VIS, de São Paulo.

Natividad Irala, consagrada do RC e responsável pela Pastoral dos colégios, Zeni Baldasso, responsável pela área Pedagógica; a pedagoga Paula Ribeiro e a psicóloga Paôlla Fragnan, membros do International Center for Integral Formation (ICIF) – uma das estruturas de apoio do RC aos seus colégios no Brasil, também estiveram presentes.

Os Colégios do RC configuram a Rede de Escolas Semper Altius no Brasil e estão sob a direção do Pe. Alejandro Fuentes, LC , como Diretor Executivo.

Presença dos diretores territoriais

Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas e membro do Colégio Diretivo Territorial do RC no Brasil esteve presente nas reuniões e deu uma palestra sobre a missão do Regnum Christi no país. O Pe André Delvaux, LC, Diretor Territorial do Legionários de Cristo e presidente do Colégio Diretivo, celebrou a missa de encerramento e esteve no momento de partilha, onde os participantes, divididos por equipes, apresentaram suas conclusões, necessidades e propostas para o trabalho neste ano de 2024.

Mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro sobre a nova evangelização através da educação

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, enviou uma mensagem falando sobre a presença dos sacerdotes e leigas consagradas na educação. Mencionou os “desafios da nova evangelização de uma sociedade em mudança de época e enfatizou a importância de eles serem enfrentados com generosidade, coragem e partilha de boas práticas”.

Confira como foi a experiência de alguns participantes:

“Foram dias de comunhão entre irmãos. Dias para nos sintonizarmos no que é essencial, redescobrir as fontes do nosso modelo educativo e construir juntos os caminhos para servir melhor”, Camila Melo, responsável pela pastoral no Colégio Everest de Brasília

“Para mim, foi reconhecer e redescobrir – em uma experiência de comunidade – o dom do carisma do Regnum Christi no âmbito da educação”, Eva Maria, coordenadora da pastoral no Colégio Everest de Curitiba

“Gratidão pela iniciativa, organização e condução do evento! Voltei muito feliz!  Vivenciei o espírito de corpo e união na missão comum”, Pe. Marcelo Cecato, LC, capelão no Colégio Everest de Brasília

“Foi uma excelente experiência fraterna que tenho certeza de que vai gerar muitos frutos para o Reino! Seguimos unidos na oração e na missão”, Pe. Manuel Flores, LC, diretor do Colégio Everest do Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here