Legionários de Cristo divulgam o IV Informe Anual “Verdade, Justiça e Reconciliação”

0
351

Pelo quarto ano consecutivo, os Legionários de Cristo divulgam o seu informe anual como um sinal de responsabilidade e compromisso com as vítimas de abuso por parte dos membros da Congregação, com a sociedade e com a Igreja.

A publicação do IV Informe Anual Verdade, Justiça e Reconciliação é um reflexo do compromisso da Congregação com as vítimas de abuso, especialmente os menores.

“Continuamos com a prioridade de ouvir e entender mais as necessidades das vítimas, o que nos permite ir adiante no caminho da reparação e da justiça”, diz a apresentação do documento, que pode ser acessado, na íntegra e em português, aqui.

Essa edição apresenta o trabalho realizado em 2023 relacionado ao atendimento às vítimas, à implementação do Programa de Reparação Econômica e Apoio, ao acompanhamento dos processos canônicos, aspectos relacionados com o encobrimento de casos, processos de acreditação, reforço da colaboração com instituições e especialistas externos, abusos de autoridade e consciência e os compromissos assumidos para os próximos anos. Tudo isso faz parte da estrutura geral do informe, seguindo a linha de trabalho e publicação dos anos de 2021, 2022 e 2023.

O informe traz os passos da implementação do “Programa de Reparação e Apoio” na esperança de oferecer algum conforto e aliviar de forma mais integral a marca deixada pelos abusos sofridos. Desde 2010, o trabalho tem sido com 41 vítimas, das quais 17 passaram pelo programa implantado em 2022.

Além disso, foi criada uma Comissão de Estudo sobre o exercício saudável da autoridade na Congregação no âmbito eclesial, da cultura atual e da história da Congregação, que iniciou seus trabalhos, com a intensão de formular propostas e medidas concretas na perspectiva da formação, prevenção e cuidado.

Por fim, são apresentados os compromissos a serem assumidos, destacando-se o fortalecimento da resposta às denúncias, o fortalecimento do programa de reparação econômica, a ampliação da colaboração com instituições e especialistas externos e o exame com especialistas externos de possíveis indícios de encobrimento ou negligência grave de casos anteriores.

Todos os dados atualizados dos casos, documentos e informes, bem como os contatos para canais de denúncia institucionais e independentes podem ser encontrados em 0abusos.org.

Leia o documento na íntegra: IV Informe Anual Verdade, Justiça e Reconciliação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here