Papa Emérito Bento XVI “Um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”

0
2588

A todos os membros do Regnum Christi

Estimados em Cristo,

Com muita dor e tristeza e, ao mesmo tempo, com a esperança e alegria cristã da ressurreição, recebemos a notícia do falecimento do Papa Emérito Bento XVI. Devemos muito a ele, pois sob seu pontificado e tutela paternal, através de seu delegado pontifício, nos guiou pelos anos difíceis para mostrar a verdade sobre a nossa história e, assim, iniciamos nosso processo de revisão e renovação do carisma de toda família Regnum Christi.

Ele foi um homem de profundíssimo amor por este “germe e princípio do Reino nesta terra” (EFRC,16) que é a Igreja e radiava isso desde a humildade e simplicidade que o caracterizava como “um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”.

Bento XVI nos recordou que o principal é a experiência pessoal de Cristo, de onde todo o restante tem sentido: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo  (Deus Caritas Est, 1). Assim, sua vida é um convite a “nos revestir de Cristo em nosso coração e em nossas obras, para que reine em nossas vidas por meio da progressiva configuração com Ele” (EFRC, 13).

 “…E só onde se vê Deus, começa verdadeiramente a vida. Só quando encontramos em Cristo o Deus vivo, conhecemos o que é a vida. Não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros a Sua amizade.” (Homilia do Papa Bento XVI, 24 de abril de 2005)

Seus dons intelectuais e sua agudeza teológica nascida da experiência pessoal fundada em Cristo enriqueceram os membros do Regnum Christi das diversas vocações ao redor do mundo, sendo fonte de oração, reflexão e iniciativa apostólica. Por exemplo, no campo acadêmico, Bento XVI inspira o que, nas universidades do Regnum Christi, chamamos de “repensamento das ciências e profissões”, conforme a uma “razão aberta” que dialoga com a fé.

Neste momento que recordamos a vida de Bento XVI, convidamos a todos a nos unirmos em oração por ele, em ação de graças por sua vida e pelos dons que o Senhor nos concedeu por meio dele. Que seja também uma oportunidade para nos aprofundarmos em seus escritos publicados antes e a partir de seu pontificado.

Descanse em paz!

Em Cristo, Colégio Diretivo Geral do Regnum Christi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here