Departamento de Formação organiza curso para Novos Diretores de Seção e Equipes Auxiliares no Brasil

0
2467

Nos dias 25 e 26 de novembro, sete membros do Regnum Christi do Brasil participaram de um curso piloto para novos Diretores de Seção e Equipes Auxiliares organizado pelo Departamento de Formação.

O curso foi totalmente on-line e teve a duração total de oito horas, com a participação de membros de localidades de Fortaleza, Brasília, São José dos Campos (SP), Curitiba e Bagé (RS). Diferentemente do curso realizado em fevereiro pelo Escritório Territorial de Apostolado do México, no qual participaram alguns brasileiros, dessa vez, o curso foi totalmente organizado pelo Departamento de Formação do Brasil.

A iniciativa surgiu a partir do interesse de oferecer aos membros leigos uma formação adequada para aqueles que exercem ou estão se preparando para exercer uma função de apoio ou de direção nas seções. Após a participação de um grupo de membros do Brasil na capacitação oferecida pelo México, o Departamento de Formação formou uma equipe de trabalho para adaptar e preparar um conteúdo voltado para a realidade brasileira.

A equipe foi liderada por Ignacio Vivar, leigo consagrado do Regnum Christi encarregado do Departamento de Formação, e contou com a participação dos leigos Thiago Rincon, Desirée Lejambre, Victor Mandel, Fabiano Vasconcelos e Murilos Moraes, membros das localidades de Jundiaí (SP), São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos (SP), respectivamente. A equipe trabalhou desde maio para organizar esse curso.

A formação foi realizada em modo experimental para um grupo reduzido de pessoas com o objetivo de validar o material preparado. Buscou-se ter um público heterogêneo, com representação das diversas localidades do país, para verificar se o material do curso se aplica às diferentes realidades do Regnum Christi no Brasil. Essa capacitação dos leigos como futuros diretores de seção demonstra o protagonismo laical no qual eles são chamados e a corresponsabilidade da missão dentro do Regnum Christi entre leigos e ramos consagrados.

“Agradeço a oportunidade de ter participado do curso e por ele ter sido proporcionado às localidades do Regnum Christim que não contam com vocações, para que os leigos possam assumir a liderança de uma seção ou equipe, com cuidado e zelo pelas almas que são chamadas a conhecer Reino do Deus através do RC. Sou membro do Regnum Christi de Fortaleza há 20 anos, mas nunca tinha tido uma oportunidade como essa de participar de um curso de capacitação para líderes. Estamos nos esforçando para sermos grandes pescadores de almas e espero que tenhamos mais cursos assim, que foi de grande valia para nós”, testemunhou Sônia Assis, membro da seção de senhoras de Fortaleza.

Os temas abordados no curso foram: mapa conceitual do Carisma Regnum Christi, formação integral, estrutura e Estatutos da Federação Regnum Christi, funções do diretor de seção, o acompanhamento e a missão dos leigos na Igreja.

Foram convidados alguns membros do Regnum Christi para a exposição dos temas, dentre eles Luiz Flávio Azevedo, Pedro Kropf e o Pe. Sérgio Barbosa, LC, além da exposição dos membros do Departamento de Formação, Ignacio Vivar, Rafael Fontes e Thiago Rincon. As conferências sobre cada tema foram intercaladas com atividades e oficinas nas quais os participantes interagiram entre si e fizeram alguns exercícios práticos relacionados ao tema.

Cintia Lima Ambrozio, membro da seção de senhoras de Bagé (RS), também compartilhou sua experiência. “Estava muito empolgada ao início do curso, principalmente depois de ver o programa e descobrir que seria uma oportunidade de poder me aprofundar no nosso carisma, no acompanhamento e nas responsabilidades que existem dentro da seção. O que achei mais legal é que não foi um curso teórico, mas no qual os palestrantes trouxeram as suas vivências, pois eram pessoas que vivem e compartilham do carisma do Regnum Christi. O que mais me deixou reflexiva depois do curso, foi pensar na importância de não deixarmos tudo nas mãos dos legionários, por exemplo, e sobrecarregá-los. Nós leigos estamos chamados a assumir as rédeas, estudar sobre o nosso carisma e dedicar-nos à serviço do RC. Acredito que isso é o que Deus nos pede”, disse.

Após avaliação dos participantes desse curso piloto, o Departamento de Formação irá ajustar o que for necessário para poder oferecê-lo a todo o território em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here