Roma, 23 de maio de 2017. O Padre Eduardo Robles-Gil, L.C., diretor geral do movimento Regnum Christi, apresentou hoje, mediante uma carta aos membros, o rascunho do Estatuto Geral do Regnum Christi, fruto das reflexões iniciadas há 7 anos, quando o Papa Bento XVI nomeou um delegado de sua parte para que acompanhasse o processo de renovação.
“Durante esses anos, todos tivemos a oportunidade de participar em diversos âmbitos na reflexão e na revisão dos textos que definem o carisma e missão”, comenta Pe. Eduardo em sua carta. Esse rascunho foi elaborado pelo Comitê Diretivo Geral do Regnum Christi, com a assistência próxima do Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, assistente pontifício; não pretende ser a última palavra, pois o processo de reflexão continuará e ainda deve se apresentar à aprovação da Santa Sé.
No texto se encontram elementos de continuidade que são essenciais ao patrimônio espiritual. Também há mudanças como a incorporação dos desenvolvimentos do Magistério e da Igreja sobre os movimentos eclesiais. Entre as formas canônicas possíveis, o rascunho propõe que o Movimento Regnum Christi se configure como uma federação, a figura canônica mais flexível para preservar a unidade do Movimento.
Sua relação é fruto, também, das contribuições feitas durante o processo de revisão das Constituições da Legião de Cristo, da redação dos Estatutos das Consagradas e dos leigos consagrados do Regnum Christi, as inclusões das convenções territorial.
is e internacionais dos membros leigos, assim como de reflexões individuais e grupais que chegaram até a Comissão Central.
O texto completo (em espanhol) do rascunho pode ser lido neste link. A previsão de sua tradução para o português é estimada de cerca de 30 dias.
Os demais documentos das comissões podem ser lidos no site www.rcstatutes.org