Rede de Colégios RC do Brasil realiza encontro sobre Disciplina Formativa

0
432

De 15 a 17 de julho, na cidade de São Paulo, aconteceu o Encontro de Disciplina Formativa, numa iniciativa da Direção Territorial, realizado pelo Pe. Manuel Flores, LC, delegado de Colégios e diretor do Colégio Everest Rio e Elena Bartolomé, diretora territorial das Consagradas do Regnum Christi, com o apoio do  International Center For Integral Formation (ICIF) – Um centro de estudos e pesquisas para a formação integral – coordenado por Zeni Baldasso.

O grupo era composto por 23 participantes, dentre eles diretores, coordenadores, prefeitos de disciplina e instrutores de formação dos diferentes colégios da rede Semper Altius do Brasil: Colégio Everest de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e o Mão Amiga de São Paulo. Faz parte da cultura institucional promover encontros para reflexões, troca de experiências e capacitações.

O objetivo do encontro era refletir e trabalhar o documento de disciplina formativa que foi enviado pela Direção Geral da nossa Rede de Colégios, para descobrir caminhos que levem a vivenciar, na prática, o documento, ou evidenciar o que já é feito envolvendo professores e toda a comunidade educativa no processo de formação e no cuidado de um ambiente formativo.

“Estamos aqui para nos encontrar. A disciplina é uma arte que é aprendida e aperfeiçoada, uma técnica que requer conhecimento, aceitar-se a si mesmo e ao outro como um mistério a ser descoberto com um olhar profundo. Uma arte onde todos somos os artistas”, disse Elena Bartolomé, em sua palestra introdutória. Isso implica uma mudança na forma de trabalhar por áreas, pois é necessário aprender a enxergar a riqueza que cada um pode contribuir por meio de sua identidade e função para um trabalho interligado e em comunhão.

Durante esses dias, as atividades foram divididas em três partes: iniciou-se com uma partilha sobre como são abordados os princípios que o documento apresenta, com uma análise de fatos sobre a vida dos colégios, para poder escutar e aprender uns dos outros e fazer uma síntese dos temas e inquietudes mais significativas.

Em um segundo momento, os participantes dividiram-se em equipes para fazer um trabalho colaborativo e aprofundar em temas como a estrutura que pode favorecer a esse processo formativo, as funções, práticas do colégio, entre outros aspectos. Em seguida,  ocorreu uma plenária na qual foram tomadas decisões de como continuar apurando as práticas da disciplina formativa nos centros educativos e, por último, cada colégio teve um momento para traçar estratégias de como transmitir o documento e o que foi abordado nesses dias nos diferentes públicos de professores, pais e alunos.

Todos os dias, havia missa era concelebrada pelos sacerdotes legionários presentes, o Pe. Manuel Flores, LC., o Pe. Vandoir A. Dal Berto, LC. e o Pe. Esaúl Toscano, LC. À noite, os participantes tiveram atividades de integração relacionadas ao tema do olhar, a comunicação e a importância de cada um colocar seu talento à serviço da missão.

A conexão do grupo, a participação e o interesse sincero pela missão comum de educar entre todos foram atitudes que se destacaram no decorrer das atividades!

Quer saber mais sobre os Colégios RC?

Acesse:http://www.redcolegiosrc.com/pt/home-port/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here