Regnum Christi realiza reunião de Plenária Territorial para implementar a Federação no Brasil

0
364

Na sexta-feira, 30 de agosto, o Comitê Territorial do Regnum Christi realizou uma reunião de Plenária Territorial na Direção Territorial dos Legionários de Cristo, em São Paulo, para dar início a implementação da Federação no Brasil que entra em vigor no próximo dia 15 de setembro. O objetivo da reunião foi revisar o documento provisório sobre a organização e a administração do novo formato de governo, que será enviado para aprovação da Direção Geral e, também, refletir na projeção e mudança de cultura que haverá no movimento a partir de agora.

Com o intuito de facilitar a compreensão da nova proposta, o Comitê Territorial realizará, no dia 07 de setembro, durante o Encontro Nacional de Formadores que acontece em Jundiái/SP, uma live através da página do Regnum Christi Brasil no Facebook para explicar melhor a Federação Regnum Christi. Não perca! 

Sobre a reunião

A reunião contou com a presença dos diretores territoriais, Pe. Cleomar Ferronato, LC, e Elena Bartolomé, além dos padres: Esaul Toscano, LC,  Alejandro Fuentes, LC, José Laboy, LC, Fernando Villaseñor, Esteban Zamúdio, LC, Fábio Guedes, LC, o delegado para o apostolado no Brasil, Pe. André Delvaux, LC, o delegado para os centros educacionais, Pe. Manuel Flores, LC; as consagradas Elisa Ruiz, Débora Melo, Luísa Almeida e Guille Franco; os leigos Luiz Flávio Azevedo, Cláudia Pirri, Amandda Souza e Pedro Kropf; também foram convidados os padres Ignácio Lázaro, LC e o Pe. Rafael Kizimia, LC, que acaba de chegar ao território e será o secretário da Federação.

O encontro começou com uma breve explanação do Pe. Cleomar Ferronato, LC, diretor territorial do Regnum Christi e dos Legionários de Cristo no Brasil, que falou sobre o caminho percorrido durante o processo de revisão dos Estatutos do Regnum Christi até o presente momento, quando o governo passará a funcionar como um Colégio Diretivo Territorial.

“Ainda que seja uma mudança na estrutura, seguiremos com a mesma função e missão. Buscamos respeitar os princípios de continuidade e gradualidade em relação ao que vivemos até agora, mas introduzindo a novidade da Federação, velando pela comunhão, solidariedade e subsidiariedade, para estabelecer estruturas que estejam a serviço da missão e que ajudem a promovê-la”, disse Pe. Cleomar.

Em seguida, Elisa Ruiz, conselheira das consagradas, apresentou a composição e estrutura do Colégio Diretivo Territorial. Pe. Esteban Zamúdio, LC, administrador territorial falou como será a administração do território.

Pela tarde, o delegado para o apostolado no Brasil, Pe. André Delvaux, LC, explicou como deve ser implementada a mudança de cultura no território a partir desse momento, bem como o trabalho com a aproximação do governo com as localidades e a corresponsabilidade da missão entre ramos e leigos. Também foi apresentado e ratificado o planejamento estratégico do território para 2020 – a ser divulgado em breve.

Sobre o Colégio Diretivo Territorial

Em cada território, a Federação será dirigida por um Colégio Diretivo, formado pelos diretores territoriais dos ramos. Suas funções principais de governo são: o planejamento coordenado, aprovação de orçamentos, avaliação, nomeações e atenção a assuntos próprios e importantes da Federação, velando para que a federação cumpra seu papel: proporcionar uma estrutura canônica que expresse a unidade de todos os componentes da família espiritual e respeite sua identidade própria; custodiar e promover o carisma do Regnum Christi; impulsionar a missão comum, a serviço da igreja e da sociedade, entre outras (nº 4 dos Estatutos da Federação RC).

O colégio funcionará no lugar do comitê territorial, reunindo-se uma vez por mês, na direção territorial em São Paulo.

Semana será repleta de atividades que ajudarão a comunicar a nova Federação RC

– Durante os dias 2 a 4 de setembro, todos os diretores de seção estão reunidos para um curso de capacitação de diretores, na Direção Territorial, em São Paulo. No dia 5, eles terão uma reunião para tratar do tema da implementação da Federação e do planejamento estratégico do território nos próximos anos em suas localidades e seções.

– De 6 a 8 de setembro acontece o Encontro Nacional de Formadores, em Jundiaí/SP, com a presença dos leigos formadores do Regnum Christi. No dia 7 de setembro, às 17h30, acontecerá uma live para tratar do tema da Federação, que será transmitida a todos os membros do RC através da página do Regnum Christi Brasil no Facebook!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here