Foi ordenado diácono, no último sábado (22), o irmão Ricardo Nassif Patah, LC, na Basílica Menor de Nossa de Guadalupe, em Roma. A cerimônia foi presidida por Dom Giuseppe Sciacca, Secretario do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Concelebraram a cerimônia os sacerdotes que vivem nas diversas comunidades de Roma e os padres do Capitulo Geral da Legião de Cristo, dentre eles o Pe. Cleomar Ferronato, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil. Também participaram na celebração religiosos em formação, consagradas, leigos consagrados, amigos e alguns familiares do irmão Ricardo.
Durante a homilia, Dom Sciacca recordou ao irmão que “o diaconado que você está recebendo agora é um serviço que configura a Cristo que se fez servo e último” e o exortou com as palavras do Papa Francisco: ”despertai o mundo! Seja um exemplo de um modo diverso de agir, de atuar e de viver! ”
O irmão Ricardo Patah nasceu 1985, em São Paulo, SP. É membro do Regnum Christi desde 2003 e, no ano de 2005, ingressou no noviciado da Legião de Cristo. Realizou seus estudos em diversos países: em Salamanca, Espanha graduou-se em Estudos Humanísticos; adquiriu o mestrado em filosofia em Roma e terminou recentemente seus estudos de teologia na mesma cidade. Durante o período de práticas apostólicas, foi formador de seminaristas no Centro de Estudos Humanísticos em Salamanca, Espanha; Pastoral Vocacional e Juvenil na América Central; instrutor de formação humana e religiosa em Dublin Oak Academy, Irlanda.
Ordenações Diaconais
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato é o segundo e o episcopado o terceiro. Neste período que antecede a ordenação, o Catecismo menciona que a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos e padres. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo.
Do Brasil, além do irmão Ricardo, proximamente se ordenará diácono no Brasil, o Ir. João Paulo Garcia, LC.
Veja como foi a ordenação diaconal do irmão Ricardo Patah, LC: