Uma nova etapa no caminho que deve prosseguir: discurso do Papa Francisco ao Regnum Christi

0
591

 

“Os membros do Colégio Diretivo Local do Regnum Christi agradecem ao Papa Francisco pela confiança com que seguirão recorrendo o caminho de renovação com determinação para superar a herança do Pe. Maciel”

Discurso original do Papa ao Regnum Christi, em italiano 
Discurso em português na íntegra 

Roma, 29 de fevereiro de 2020

Neste sábado, estava programada uma audiência do Papa Francisco com os participantes do Capítulo Geral dos Legionários de Cristo e das Assembleias das Consagradas e dos Leigos Consagrados do Regnum Christi, que foi cancelada, assim como as agendas do papa nos últimos três dias, devido a um problema de saúde de Francisco.

Diante disso, a Santa Sé publicou a mensagem que o papa queria dirigir ao Regnum Christi, que foi lida hoje pela manhã nas Assembleias e no Capítulo, que acontecem em Roma. No final do discurso, o papa estende a bênção apostólica para todos os membros do Regnum Christi!

Uma mudança de mentalidade para sair de si mesmo

O papa em sua mensagem recordou que a vida de delitos do fundador “contaminou até certo ponto, o carisma que o Espírito originariamente havia doado a Igreja”, no qual se refletia nas normas, na práxis de governo e no estilo de vida “de todo o Regnum Christi”. Porém, de mãos dadas com a Igreja, o Regnum Christi percorreu um caminho que significou uma verdadeira “mudança de realidade” refletida nas novas Constituições e nos Estatutos, que são “verdadeiramente novos”, diz o papa, “porque refletem um novo espírito”, e uma visão “coerente com o Concílio Vaticano II”, resultado de um trabalho no qual “vossas comunidades estiveram envolvidas”. O Papa diz em sua mensagem que, “isso foi possível porque foram dóceis à ajuda e ao apoio que a Igreja ofereceu”, e porque se deram conta “da real necessidade de uma renovação que os fizesse sair de si mesmos, aonde estavam fechados”.

“As palavras do Papa Francisco nos enchem de gratidão e nos animam a seguir o caminho de discernimento e renovação com compromisso e docilidade ao Espírito”, afirmou Nancy Nohrden, Diretora Geral das Consagradas do Regnum Christi.
“Que isso confirme os passos que temos dado nos últimos anos e reforça nosso desejo de abordar com valentia e humildade os erros do passado e de caminhar na verdade para fazer presente o reino de Cristo”, disse.

Para Félix Gomes Rueda, Diretor Geral dos Leigos Consagrados é uma graça escutar do Santo Padre “que o trabalho desses anos nos permitiu evidenciar o carisma originalmente doado pelo Espírito Santo e verdadeiramente insertado nos ensinamentos do Concílio Vaticano II”.

Federação Regnum Christi

No dia 12 de junho de 2019, a Santa Sé, através da Congregação das Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), constituiu a Federação Regnum Christi e aprovou seus Estatutos. Os novos Estatutos expressam o ponto de encontro em que chegaram as quatro vocações do Regnum Christi durante o processo de renovação em que respeitam seu carisma, a missão comum, espiritualidade, membros, organização e governo. Foi um processo participativo e global em que se envolveram, desde 2010, todos os membros do Regnum Christi das quatro vocações que formam essa realidade eclesial, uns 22 mil membros entre Legionários de Cristo, consagradas, leigos consagrados e leigos.

Governo Colegiado

De mãos dadas com a Igreja, foram reformados os mecanismos que regulam o exercício de Governo e autoridade, para exercê-la como a Santa Sé indicou após a visita apostólica em 2010, “unida a verdade, para respeitar a consciência à luz do Evangelho como autêntico serviço eclesial”. Ademais das mudanças nas próprias constituições das três vocações consagradas, o Regnum Christi introduziu o modo colegial para o governo do conjunto. Desse modo, procura-se manifestar o espírito de comunhão, a corresponsabilidade e a complementariedade das vocações respeitando a autonomia própria de cada uma.

O Regnum Christi em números

No mundo, no final do ano de 2018, o Regnum Christi contava com 22.652 membros leigos, 523 consagradas, 59 leigos consagrados e 1501 legionários de Cristo.

Os colégios têm 185 mil alunos no mundo. São 14 universidades no México, Espanha, Chile e Estados Unidos, 154 colégios, além do Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, o instituto João Paulo II para a Família, o Pontifício Colegio Internacional Maria Mater Ecclasiae, em Roma, e o Seminário Maria Mater Ecclesiae, no Brasil.

Missões de Evangelização

Milhares de famílias e jovens, especialmente durante a Semana Santa, colocam-se 100% a serviço dos párocos das igrejas diocesanas para colaborar na evangelização. Há missionários em mais de 30 países.

Veja o discurso completo do Papa Francisco, em português

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here