Na semana passada, o Papa Francisco visitou de surpresa uma das quatro unidades do Hospital Infantil Bambino Gesú. A instituição é a maior entidade pediátrica da Europa e é gerida pelo Vaticano. Além do ato ser de caridade, foi também uma iniciativa do pontífice para concretizar a iniciativa das “Sextas-ferias da Misericórdia” (a ideia foi criada pelo Papa no último Jubileu da Misericórdia, 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016).

Francisco destacou ao longo do jubileu a importância de viver a misericórdia na pática e não apenas de maneira teórica. Ele afirmou que devemos ser misericordiados pelo Senhor, acolhidos por Seu amor, inclusive com as nossas misérias e abrir o nosso olhar e nosso coração ao próximo, este, que também tem suas necessidades de misericórdia e acolhimento.

(Aleteia-pt) Desse olhar misericordioso brotam as 14 obras de misericórdia, que Cristo pediu que todos nós pratiquemos: as 7 obras de misericórdia corporal e as 7 obras de misericórdia espiritual:

As obras de misericórdia corporais são:

1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.

As obras de misericórdia espirituais são:

1ª Dar bom conselho;
2º Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

Assim, o Papa decidiu fazer visitas surpresas em hospitais, orfanatos, albergues e outros lugares que necessitam desse olhar e atitude de misericórdia. Essa prática está chamando atenção de muita gente e inspirando para que nós, dentro de nossas realidades, possamos imitar o Santo Padre e façamos essas visitas santificadoras.

Mais uma vez, Francisco nos mostra como a fé prática é uma ferramenta poderosa de evangelização e nos prova que ela pode ser feita por todos, em qualquer momento. Imitemos!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here