Veja como foi a Plenária Geral 2022 em Roma: Promovendo o espírito de comunhão e missão no Regnum Christi

0
2014

Realizou-se, em Roma, de 7 a 10 de março, A Plenária Geral da Federação Regnum Christi  e, pela primeira vez, presencialmente. Legionários de Cristo, Consagradas, Leigos Consagrados e Leigos participaram do encontro. A sessão de 2021 teve que ser realizada virtualmente devido à pandemia. A Plenária de 2022 abordou vários temas sobre a vida e a missão do Regnum Christi, a preparação para a Convenção Geral de 2024, os carismas pessoais e a pastoral de cura ou sinodalidade, com Mons. Luis Marín, O.S.A., subsecretário do Sínodo dos Bispos, como convidado especial.

Mons. Luis Marín falou sobre o processo sinodal e a sinodalidade, e com ele foi realizado um intercâmbio de ideias para avaliar e fortalecer a experiência do espírito sinodal nos diversos níveis do Regnum Christi. “À medida que saímos da pandemia, que causou isolamento e silos no mundo e na Igreja, podemos aprender a viver a sinodalidade como uma forma de comunhão na missão”, disse Kerrie Rivard , membro leigo do Regnum Christi e participante da Plenária.

A Plenária realizou também uma análise particular sobre o processo de preparação para a Convenção Geral da Federação Regnum Christi, que acontecerá em 2024: os passos preliminares, bem como o processo de reflexão e escuta que procura promover a nível local. Os membros da Plenária puderam trocar ideias e enriquecer a proposta apresentada pelo Colégio Diretivo Geral.

Da mesma forma, houve uma apresentação informativa sobre a Rede Internacional de Universidades Regnum Christi, seu projeto formativo e evangelizador. Eles também tiveram um tempo para trocar experiências e recomendações.

Também foi abordada a realidade dos carismas pessoais e do ministério de cura que surgiu especialmente em algumas localidades e seções do Regnum Christi, para cujo estudo o Colégio Diretivo Geral criou uma comissão de trabalho em junho passado. O Pe. Jaime Rodríguez, LC e a consagrada Betty Rivera apresentaram os resultados do trabalho de reflexão, entrevistas e aprofundamentos realizados.

O Pe. Jesús Villagrasa, LC apresentou um informe sobre alguns projetos promovidos pela Direção Geral e que têm um impacto particular na dimensão evangelizadora da obra educativa do Regnum Christi.

Por último, entre os vários temas discutidos durante a semana, esteve o Encontro com Cristo, sua identidade, estrutura e perspectivas para que esta atividade seja melhor vivida.

A Plenária Geral está constituída pelo Colégio Diretivo Geral, formado pelos diretores gerais das instituições federadas, os respectivos conselhos de cada instituição federada e seis fiéis associados, que participam com voto consultivo (cf. EFRC 89). A composição atual e o perfil de cada membro podem ser consultados aqui .

A Plenária Geral assiste o Colégio Diretivo Geral, oferecendo seu consentimento ou parecer, quando solicitado, sobre documentos destinados a toda a Federação, diretrizes de evangelização e planos para o cumprimento comum da missão. Desta forma, auxilia o Colégio Diretivo Geral no exercício de sua autoridade. A Plenária exprime, através do seu apoio, o espírito de comunhão que caracteriza o Regnum Christi (cf. EFRC 90).

O Pe. Jesús Villagrasa, LC, conselheiro dos Legionários de Cristo e membro do Plenário, disse: “Vejo que a Plenária Geral, pela sua composição, é um espaço no qual se pode promover a visão harmoniosa das várias expressões do Regnum Christi: a Federação, as obras comuns, as instituições federadas. E as várias formas de nos organizarmos e caminharmos: sinodalidade, colegialidade, autoridade pessoal”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here