Leigos do RC participam de curso para novos Diretores de Seção e membros de Equipes Auxiliares

0
1586

Entres os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, 20 membros leigos do Regnum Christi do Brasil participaram de um curso on-line para novos Diretores de Seção e Equipes Auxiliares oferecido pelo Escritório Territorial de Apostolado do México. O curso teve a duração de duas horas e meia em cada dia e está dividido em dois módulos, sendo necessário ter feito o primeiro módulo previamente, para realizar o segundo.

Os participantes brasileiros pertencem a seções de diversas localidades: Porto Alegre, Caxias do Sul (RS), Bagé (RS), Curitiba, Jundiaí (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro e Brasília.

A primeira atividade foi em conjunto com os participantes de ambos os módulos e consistiu em uma conferência dada por Christina Reguiera, leiga do Regnum Christi da Venezuela, sobre a identidade e o estilo próprio de entrega dos leigos do movimento. Houve um momento para compartilhar em pequenos grupos sobre o tema e, em seguida, começou a formação específica para cada módulo.

Uma das participantes brasileira, Gabriela Abs, leiga e diretora da seção de jovens do Rio de Janeiro, disse que o curso “proporcionou uma dimensão mais profunda do Regnum Christi através das exposições e partilhas, podendo conhecer diversas realidades e perceber que estamos todos seguindo o mesmo caminho e tendo batalhas parecidas”.

Os temas abordados no módulo I foram: a missão do diretor de seção, a equipe auxiliar, o
ICAFE, a formação integral, o programa anual e a administração da seção. O módulo II tratou da formação dos membros, tríduos e retiros de mês, crescimento e transições, comunicação, economia da seção e apostolados.

Em ambos os módulos, as conferências sobre cada tema eram intercaladas com atividades nas quais os participantes interagiam entre si e faziam alguns exercícios práticos relacionados ao tema.

O curso foi finalizado com um testemunho de uma leiga do Regnum Christi
sobre a sua experiência no movimento e como diretora de seção.

“Para mim, foi uma ótima experiência. Primeiro, por estar em formação com vários territórios e saber que todos fazemos parte da mesma família espiritual. Segundo, porque esta mesma família, independente do território, possui necessidades/adversidades semelhantes às que vivenciamos em nossa localidade e, poder compartilhar tais questões foi bastante proveitoso para abrir o horizonte e ver possíveis soluções”, destacou Desirée C. Lejambre, leiga e diretora da seção de jovens de Curitiba.

Ela também comentou como sempre se sentiu acompanhada e da importância de entregar-se à missão e confiar em Deus, mesmo quando não nos sentimos totalmente preparados para cumpri-la.

Alguns participantes do Brasil ainda se reuniram remotamente no dia 04 de março, para compartilhar a experiência do curso, ver os principais pontos de aprendizado e como aplicá-los à realidade do país e de suas localidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here