Viver as missões como “Missionários da Esperança”

0
299


Nesta Quaresma e aproximando-nos da Semana Santa, o Colégio Diretivo Geral enviou uma carta a todos os missionários que se preparam para as missões de evangelização.
A mensagem é um convite a viver este tempo litúrgico como uma oportunidade para anunciar e viver a esperança com um coração disposto a servir.

A carta começa afirmando que “nosso mundo hoje precisa de testemunhas que anunciem, com sua vida, que Cristo sofreu, morreu e ressuscitou, transformando a realidade e os corações daqueles que O encontram”. E que ser missionários da esperança implica assumir alguns compromissos, como levar esperança aonde mais se necessita, renovar nossa própria esperança e ser testemunhas da esperança no mundo.

No contexto do Jubileu da Esperança, a mensagem do Colégio Diretivo Geral destaca que é através do apostolado Juventude e Família Missionária que se busca responder ao mandato de Cristo: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19). Onde “cada encontro, cada conversa e cada gesto de serviço é uma oportunidade para que a esperança renasça naqueles que perderam a fé ou se sentem afastados da Igreja”.

As missões de evangelização não se limitam aos dias da Semana Santa, mas são um estilo de vida. “Ser missionários da esperança é um compromisso diário, um estilo de vida, um chamado que nos convida a levar a luz de Cristo à nossa família, ao nosso trabalho e à nossa comunidade”, afirma a carta. Trata-se de viver com o olhar atento aos outros, com a disposição de quem encontrou Cristo e deseja compartilhá-Lo não apenas com palavras, mas com obras e presença.

A mensagem conclui com um convite: sair “com confiança, com o olhar fixo em Cristo e o coração disposto a servir”, porque “aonde quer que forem, Ele já os espera e caminha com vocês”.

Sobre o apostolado da Juventude e Família Missionária

As missões de evangelização são, acima de tudo, uma experiência de encontro com Cristo no rosto do outro, especialmente naqueles que vivem sozinhos e necessitados. Esta é a experiência que, há mais de quatro décadas, milhares de jovens e famílias têm vivido através do apostolado Juventude e Família Missionária.

A origem dessas missões remonta a 1981, quando um grupo de jovens do Regnum Christi organizou, pela primeira vez, uma missão de Semana Santa no México. Aquela primeira experiência não apenas tocou a vida dos que foram evangelizados, mas transformou positivamente os que saíram em missão. O que começou como uma pequena iniciativa local tornou-se o nascimento de um apostolado evangelizador que hoje se estende por 24 países e já mobilizou cerca de 50 mil missionários, segundo o site de Juventude e Família Missionária internacional, unindo pessoas de todas as idades que desejam compartilhar sua fé de forma simples, próxima e comprometida.

Como todos os anos, as missões são um convite e uma oportunidade a todos de renovar a fé através da ação, de descobrir Deus no outro e de permitir que o Evangelho volte a ser uma boa notícia na vida real.

No Brasil, diversas localidades realizarão missões na Semana Santa. Em breve, divulgaremos, em nosso site, cada cidade e os responsáveis por essa atividade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here