Jefferson Luis Bartipaia, L.C. é ordenado diácono por Dom Vicente Costa, em Jundiaí

0
1406

Uma grande festa aconteceu nesse sábado, 11 de agosto, na família Regnum Christi. Jefferson Luis Bartipaia, L.C., foi ordenado diácono em uma missa presidida pelo bispo de Jundiaí, Dom Vicente Costa, na Paróquia de São João Bosco e contou com a presença de familiares, amigos, Legionários de Cristo, Consagradas e membros do movimento Regnum Christi de São Paulo.

Durante a homilia, Dom Vicente cumprimentou os presentes e refletiu sobre o valor do ministério, enfatizando a importância da prática da caridade, principalmente para os ministros ordenados. Também ressaltou que o chamado para a vocação é algo que antecede até mesmo nosso nascimento. “Jeremias foi escolhido antes dele nascer, antes de sair do seio de sua mãe”, citou o bispo. “Quando Deus te escolheu, quando Deus entrou na sua vida, eu posso imaginar que o chamou para ser seminarista, diácono, entrando no seminário (…) o Senhor te disse ‘Jefferson Luis, não tenham medo disso’, pois então houve a confirmação da vida do cristão, na vida do profeta. ‘Eu estou contigo, para permanecer na sua missão’”, completou.

Jefferson Luis Bartipaia, nasceu em Vinhedo, mas cresceu e viveu em Jundiaí, ambas as cidades no interior do estado de São Paulo. Ingressou no noviciado dos Legionários de Cristo no ano de 2003, em Arujá, SP, e depois de 2 anos como noviço estudou na cidade de Salamanca, Espanha. Um ano depois, estudou filosofia em Roma, fez práticas apostólicas no centro vocacional de Guadalajara, no México entre os anos de 2007 e 2010. Voltando para Roma, fez seus votos solenes, concluiu o bacharelado em filosofia e fez dois anos de mestrado. Logo depois iniciou a teologia e colaborou na formação de adolescentes no centro vocacional de Curitiba, PR. Voltou para Roma e terminou teologia. Atualmente está auxiliando na paróquia de Santa Edwirges, no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo, desde julho de 2017.

“Sabendo quão indigno e limitado que sou, entra todo tipo de dúvidas estando às portas desse sacramento. Mas, com a graça de Deus e o ânimo de tantos irmãos nas ordens sagradas, você se abandona na misericórdia de Deus e confia naquelas palavras que se dizem no momento da ordenação: Queira Deus consumar o bem que Ele começou!”, afirmou Diácono Jefferson.

Ordenações Diaconais

Este ano, 39 legionários serão ordenados diáconos, de países como: Alemanha, EUA, Chile, Colombia, Brasil, Venezuela e México. Serão ordenados sacerdotes em maio do próximo ano na cidade de Roma.

O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato é o segundo e o episcopado o terceiro. Neste período que antecede a ordenação, o Catecismo menciona que a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos e padres. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo.

Rezemos pelas vocações!

Acesse todas as fotos pelo nosso drive.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here