O Encontro Nacional de Apostolados juvenis do Regnum Christi, (ENAP) de 2017, aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na sede do Colégio Internacional Everest e tiveram formações, debates e a chance de colocar em pauta temas específicos de seus apostolados e o compromisso pessoal de seguir o lema do encontro: Construindo pontes.
Pe. Cleomar Ferronato, L.C., diretor territorial do Regnum Christi, deus as boas-vindas aos participantes e desejou que todos aproveitassem ao máximo cada um dos momentos que foram preparados especialmente para que todos pudessem conectar as localidades e também fazer suas pontes interiores, deixando de lado os muros ilusórios que geralmente levam à segregação. Deixou claro que esta atitude de limitar o contato com os outros, prejudica demasiadamente o espírito de família buscado e praticado tão ativamente dentro do Regnum Christi. Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, também deu suas palavras significativas e enfatizou a importância de não sentir-se sozinho dentro de sua luta pelo trabalho apostólico. Em tom de reflexão, deixou a seguinte frase para que todos perguntassem à Deus: ‘Quantas pontes você quer que eu construa?’ Com esses incentivos espirituais, foi possível criar novos laços, e assim, ter um novo ânimo para os próximos desafios que virão.
Sonhar Acordado, Juventude e Família Missionária e ECYD, dividiram momentos de oração, missas e partilhas em blocos separados e focados em suas necessidades particulares, ainda que todos os assuntos fossem de âmbito nacional. O sábado contou com a emocionante palestra do empresário Thomaz Magalhães, autor do livro ‘Quebra de Script’, que dividiu sua história de superação e fé com os jovens, consagradas e padres que estavam presentes no evento e foram tocados profundamente com esse testemunho.
Ainda no sábado a noite, um delicioso rodízio de pizza deu a oportunidade que a integração de todos fosse maior ainda. Após a Santa Missa, foi possível ver que tantas pessoas com vidas, histórias e culturas diferentes, partilham dos mesmos sonhos e lutam diariamente para levar adiante os carismas do Regnum Christi e os compromissos sociais assumidos ao se vincularem aos trabalhos apostólicos e voluntários.
Algumas pessoas deram seus depoimentos de como foram esses dias e você confere abaixo alguns trechos:
“Bem, nesse final de semana, aconteceu o Enap (Encontro Nacional de Apostolados). Nesse evento circularam cerca de 200 pessoas, todos coordenadores ou líderes dos diferentes apostolados do Regnum Christi, que são Sonhar Acordado, Juventude e Família Missionaria e o ECyD em âmbito nacional.
Gabriela Oliveira
No encontro temos ideia da proporção dos nossos apostolados, vemos o quanto eles andam lado a lado, de modo que assim como eu que conheci o movimento através do Sonhar Acordado e hoje atuo no ECyD, tive meu primeiro contato mais forte com o Regnum Christi, no nosso contato pessoa-pessoa desse encontro.
Desse modo posso dizer que o ENAP não constrói somente pontes entre os apostolados, mas entre pessoas e o próprio Cristo que se apresenta no Regnum Christi, sendo um fecundo instrumento para a salvação das almas e para uma vida mais feliz, pautada na esperança de um mundo melhor e na confiança de que somos uma família.’
Erika Pelegrino