O Encontro Nacional de Apostolados juvenis do Regnum Christi, (ENAP) de 2017, aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na sede do Colégio Internacional Everest e tiveram formações, debates e a chance de colocar em pauta temas específicos de seus apostolados e o compromisso pessoal de seguir o lema do encontro: Construindo pontes.

Cerca de 200 jovens estiveram presentes nesses dias de ENAP

Pe. Cleomar Ferronato, L.C., diretor territorial do Regnum Christi, deus as boas-vindas aos participantes e desejou que todos aproveitassem ao máximo cada um dos momentos que foram preparados especialmente para que todos pudessem conectar as localidades e também fazer suas pontes interiores, deixando de lado os muros ilusórios que geralmente levam à segregação. Deixou claro que esta atitude de limitar o contato com os outros, prejudica demasiadamente o espírito de família buscado e praticado tão ativamente dentro do Regnum Christi. Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, também deu suas palavras significativas e enfatizou a importância de não sentir-se sozinho dentro de sua luta pelo trabalho apostólico. Em tom de reflexão, deixou a seguinte frase para que todos perguntassem à Deus: ‘Quantas pontes você quer que eu construa?’ Com esses incentivos espirituais, foi possível criar novos laços, e assim, ter um novo ânimo para os próximos desafios que virão.

Pe. Cleomar Ferronato, L.C., presidindo a Santa Missa na sexta-feira

Sonhar Acordado, Juventude e Família Missionária e ECYD, dividiram momentos de oração, missas e partilhas em blocos separados e focados em suas necessidades particulares, ainda que todos os assuntos fossem de âmbito nacional. O sábado contou com a emocionante palestra do empresário Thomaz Magalhães, autor do livro ‘Quebra de Script’, que dividiu sua história de superação e fé com os jovens, consagradas e padres que estavam presentes no evento e foram tocados profundamente com esse testemunho.

Ainda no sábado a noite, um delicioso rodízio de pizza deu a oportunidade que a integração de todos fosse maior ainda. Após a Santa Missa, foi possível ver que tantas pessoas com vidas, histórias e culturas diferentes, partilham dos mesmos sonhos e lutam diariamente para levar adiante os carismas do Regnum Christi e os compromissos sociais assumidos ao se vincularem aos trabalhos apostólicos e voluntários.

Consagradas que estiveram presentes no evento, diante do Cristo Redentor

Algumas pessoas deram seus depoimentos de como foram esses dias e você confere abaixo alguns trechos:

‘Ser Regnum Christi é isso! É ser um jovem sonhador, missionário por excelência e construtor de pontes que levam o Reino de Deus até aqueles que mais precisam.
 
Que possamos a partir desta experiência construir pontes entre a Igreja e aqueles que ainda não conhecem o amor verdadeiro, o amor de Cristo Jesus.
 
É Juventude, É Tradição! Viva Cristo Rei!’
Carlos Henrique
Coordenador da JM Recife
Jovens posam junto do Diácono Luis Fernando Costa, L.C.

“Bem, nesse final de semana, aconteceu o Enap (Encontro Nacional de Apostolados). Nesse evento circularam cerca de 200 pessoas, todos coordenadores ou líderes dos diferentes apostolados do Regnum Christi, que são Sonhar Acordado, Juventude e Família Missionaria e o ECyD em âmbito nacional. 

É sempre engrandecedor estar com essas pessoas aprendendo cada vez mais e buscando sempre formas de melhorar os apostolados em busca do melhor que o Movimento pode nos oferecer que é o Amor, a Caridade. São diferentes pessoas, com diferentes sotaques e que todas, juntas, buscam o mesmo no final. Isso é magnífico! 
Além dos blocos separados por apostolados, onde temos a oportunidade de trocar nossas experiências, tivemos também blocos de formações espetaculares, como a do Thomaz Magalhaes e sua esposa Clara, onde foi dita uma frase que me deixou muito marcado: ‘Faça tudo como se tudo dependesse de você e entregue tudo como se tudo fosse de Deus’. 
Fica claro que o Enap é um grandíssimo evento e que só visa o engrandecer dos apostolados e dos voluntários. Me sinto muito feliz de fazer parte dessa família e ainda de ter tido a oportunidade de completar mais um ano de vida ao lado deles nesse final de semana.’
Victor Mandel
Coordenador de formação da Juventude Missionária do Rio de Janeiro
Localidade de Recife, marcando presença no ENAP2017
‘O ENAP foi de longe uma das melhores experiências da minha vida. Em meio a um mundo com tanta falta de amor, é indescritível estar junto a pessoas que fazem o bem sem de preocupar com o que está ao redor. Além disso, adorei a oportunidade de conhecer pessoas do Brasil (e do mundo) e poder compartilhar experiências. Com certeza estarei no ENAP em Brasília no próximo ano!’

Gabriela Oliveira

ONG Sonhar Acordado Curitiba.
Foi possível conhecer alguns pontos turísticos da Cidade Maravilhosa
‘O ENAP desse ano falou sobre construir pontes, falou sobre união e para mim fala de mostrar-mos uns aos outros que não estamos sozinhos. A primeira edição, a qual, fui convidada foi em São Paulo, desde então estive presente também em Curitiba e agora no Rio de Janeiro pude ser anfitriã para a família Regnum Christi.
No encontro temos ideia da proporção dos nossos apostolados, vemos o quanto eles andam lado a lado, de modo que assim como eu que conheci o movimento através do Sonhar Acordado e hoje atuo no ECyD, tive meu primeiro contato mais forte com o Regnum Christi, no nosso contato pessoa-pessoa desse encontro.
Desse modo posso dizer que o ENAP não constrói somente pontes entre os apostolados, mas entre pessoas e o próprio Cristo que se apresenta no Regnum Christi, sendo um fecundo instrumento para a salvação das almas e para uma vida mais feliz, pautada na esperança de um mundo melhor e na confiança de que somos uma família.’

Erika Pelegrino

Formação ECyD
A presença dos Legionários de Cristo, agraciou ainda mais esses dias
 Já estamos ansiosos para o ENAP 2018, que acontecerá em Brasília!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here