O Regnum Christi: uma comunidade de apóstolos em missão

Reuniões de delegados para o apostolado e encarregados do ECyD e dos Colaboradores em Roma

0
3444

De 25 de fevereiro a 2 de março, realizou-se, em Roma, na sede da Direção Geral, reuniões de trabalho e reflexão com os delegados para o apostolado de todos os territórios, os encarregados territoriais do ECyD e de colaboradores. Do Brasil participaram: Pe. André Delvaux, LC, delegado de Apostolado e Pe. Juan Pablo Botero, LC, encarregado territorial dos colaboradores.

As reuniões foram organizadas por áreas de apostolado do Regnum Christi. Participaram 50 pessoas entre membros dos três ramos consagrados e três leigos: Donna Garrett (EEUU), Rafael Ferraro (Venezuela) e Jérémie Coulibaly (Costa do Marfim).

As reuniões tiveram vários objetivos. Buscou-se fazer um diagnóstico sobre alguns elementos essenciais da vida do Regnum Christi, aprofundar a vivência e transmissão do carisma, discernir ações a médio e longo prazo a nível territorial para impulsionar e desenvolver com profundidade a missão. Também se buscou definir os principais serviços que a Direção Geral pode oferecer, através da área de apostolado, aos territórios, além de impulsionar e favorecer o encontro e a sinergia de trabalho entre os encarregados territoriais dos apostolados com que se trabalha: encarregados do ECyD, encarregados de colaboradores, encarregados de trabalho com os jovens.  

Estes dias começaram com a Santa Missa presidida pelo Padre Eduardo Robles Gil, L.C., diretor-geral do Regnum Christi e da Legião de Cristo, na qual ele exortou uma nova atitude de escuta para que o Espirito Santo possa moldar o Regnum Christi como Ele queira. Em seguida, havia sessões de plenárias, moderadas por Viviana Limón, consagrada do Regnum Christi, momentos de reflexão, oficinas, exposição dos territórios e grupos de trabalho para desenvolver o ECyD, o programa de colaboradores e da pastoral juvenil. 

Encarregados dos Colaboradores. Na foto, Pe. Juan Pablo Botero, que atualmente trabalha no Rio de Janeiro

No primeiro dia, os delegados tiveram a oportunidade de escutar uma palestra de Dom Dario Vitali, professor de eclesiologia da Pontificia Universidade Gregoriana, sobre Igreja e Reino, identidade e missão da Igreja à luz do Concílio Vaticano II.  No segundo dia, Dom Fabio Rosini, atual encarregado da pastoral vocacional em Roma, ofereceu uma conferência sobre a linguagem kerigmática e catequética no mundo atual. Ambas foram ocasiões de enriquecimento do próprio carisma à luz da missão da Igreja Universal.

O clima das reuniões foi um sinal de comunhão que o Espírito tem suscitado no Regnum Christi. Pode-se compartilhar diferentes opiniões e pontos de vista sobre os temas e nos enriquecemos das diferentes experiências. O ambiente esteve marcado por um grande desejo de se levar adiante os planos de Deus e por um grande amor à nossa família espiritual e sua missão. Neste sentido, ajudou muito concluir as reuniões com um momento prolongado de adoração frente ao Santíssimo antes da missa final de ação de graças», comentou o Irmão Rafael Vignaroli, L.C., membro da área de apostolado da direção geral.

Veja a experiência dos padres que trabalham no Brasil:

Pe. André Delvaux, LC, delegado de apostolado

“As reuniões foram bastante produtivas. Acho que o principal fruto foi a comunhão e o alinhamento entre os territórios no entendimento da missão, e ver que estamos todos indo na mesma direção. É muito interessante como o Espírito Santo em lugares tão diferentes pode suscitar uma mesma resposta e nos indicar um mesmo caminho. Essa é sempre também ocasião de intercâmbio. Para mim, que sou novato, é importante ouvir muito e tentar aprender daqueles que têm mais tempo na função e dos territórios que encontraram soluções para dificuldades similares às nossas. Também percebemos através dessa troca de experiências, que podemos unir forças para realizar eventos internacionais e oferecer aos membros do RC a oportunidade de conhecerem o que se realiza em outros lugares, para depois aportar ao território. Agradeço a Deus a alegria de ver que Deus vai realizando sua obra através do RC e nos guia por um caminho de cura, que ainda temos que terminar de percorrer, e de renovação, com novo entusiasmo e novos horizontes. Saímos de Roma cheios de esperança, porque vemos que, com a graça de Deus, seremos como Movimento o que temos que ser, e colaboraremos cada vez melhor com a missão da Igreja”

Pe. Juan Pablo Botero, LC, encarregado territorial dos colaboradores

“A reunião tinha como objetivo aprovar o manual do colaborador e ver as melhores práticas que cada território tem tido com o trabalho com colaboradores. Alinhamos o trabalho que acontece no Brasil, no México, nos EUA, entre outros países, e foi muito bom, pois foi a primeira vez que tivemos esse encontro. Compartilhamos experiências para elaborar o manual instrutivo, que depois será adaptado a cada território e, assim, poderemos promover ainda melhor o programa de colaboradores nas seções de jovens”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here