“Através da espiritualidade e do carisma do RC, aprendemos a ser verdadeiros apóstolos de Cristo”: conheça a história da família Pacheco, membros do RC de Recife

0
249

Dando continuidade à celebração do mês vocacional, vamos conhecer a história e o testemunho vocacional da família de José Claudemir Pacheco e Poliana Pacheco. Casados há 15 anos, eles têm dois filhos, Ana Catarina e Diego. O mais novo chegou no início desse ano para completar ainda mais a família. “Pacheco”, como José é conhecido e Poli moram em Recife e são membros do Regnum Christi desde 2005.

1- Como vocês vivem a vocação de leigos do Regnum Christi?

R: Para nós, o Regnum Christi é um atalho bastante eficaz pra buscar amar a Deus melhor e ser aquilo que Ele espera de nós. A espiritualidade e a proposta de vida do RC nos convidam a querer o Céu e nos ajudam de forma muito concreta a conhecer melhor a fé católica, a amar as almas e a querer o Céu para todos.

2- Para vocês, qual é o maior desafio das famílias no mundo de hoje?

R: O maior desafio é que nossos filhos tenham uma verdadeira e profunda experiência com Nosso Senhor de forma pessoal, com o temperamento de cada um, sem parecer algo superficial, puritano ou legalista. Mas sim, algo concreto e real. Há muitas distrações no mundo de hoje que podem tirar os nossos filhos do foco, há uma sociedade muito carente de Deus e com outros valores. Nossos filhos são chamados a ter sensibilidade o suficiente para acolher e serem fortes e corajosos o suficiente para apresentar Deus aos demais.

3- Como o Regnum Christi ajuda vocês a enfrentarem esses desafios?

R: Nos incentivando através de espiritualidade e do carisma: a conhecer, amar e transmitir o amor de Deus. Somos formados no RC desde a nossa juventude. Participamos das seções adultas. Ana Catarina, nossa filha mais velha, participa do Ecyd, e Diego, o filho mais novo, já foi para algumas atividades do Clube Net. Além disso, buscamos estar em família nas missões, retiros, Family Day e tudo que nos é possível. Em cada etapa da vida, aprendemos com o RC a ser verdadeiros apóstolos de Cristo e levar seu amor onde Ele nos colocar.

4- Recentemente, chegou mais um filho e, agora, vocês “são quatro”. Como decidiram adotar?

R: O desejo de adoção sempre nos acompanhou. Mas, tudo tem um tempo e precisamos estar atentos a isso. Nossa filha mais velha chegou pra nós no início do casamento. Engravidamos já na lua de mel. Desejamos por muito tempo engravidar uma segunda vez. E, mesmo sem explicações médicas, a segunda gravidez nunca veio. Nesse percurso, ensaiamos entrar na fila de adoção, mas refletimos e entendemos que aquele não era o momento. Precisávamos esgotar a possibilidade de gerar um novo filho pela via natural. Em 2019, Poli teve um câncer de endométrio, encerrando assim esse ciclo de espera pela segunda gravidez (a não ser por milagre, o que nunca deixamos de acreditar). Passado o período do tratamento, voltamos a refletir se não seria o momento da adoção e, dessa vez, entendemos como um chamado muito especial de Deus. Trouxe uma união ainda maior pra família. Diego chegou no dia 12/03/24 e parece que sempre esteve conosco. É como costumamos dizer… Nosso Senhor nunca se deixa vencer em generosidade!

5- Desde quando vocês fazem parte do Regnum Christi e como conheceram o RC? 

R: Pacheco: Conheci o movimento em 2005, a partir do convite de dois amigos do trabalho que passaram a ser grande amigos. Inicialmente, fiquei bastante motivado e interessado em conhecer o RC. Poli não estava tão empolgada, mas resolveu acompanhar. Eu me incorporei (como chamávamos na época a associação ao RC) rapidamente, durante o EJF de 2006, em Curitiba.

Poli foi cativada aos poucos com a convivência em um clima de muito acolhimento e generosidade com os membros do RC. Ela se incorporou em 2007. Em algum momento, nos afastamos um pouco e conhecemos outros carismas e grupos, mas, em nenhum deles encontramos nosso lugar. Deus nos chamou de volta e aqui estamos, na certeza de nossa vocação de leigo!

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here