Último dia do EJF tem encontro com Colégio Diretivo Territorial, comemoração pelos 30 anos das consagradas no Brasil e associação de novos membros ao Regnum Christi, aliança com Cristo no ECYD e promessas de entrega
Neste domingo, dia 17, aconteceu o último dia do Encontro Juventude e Família, em Brasília, no Colégio Everest, reunindo mais de 600 participantes, entre famílias, adultos, jovens e crianças, padres, seminaristas, consagradas e leigos consagrados. Teve palestras, testemunhos, comemoração dos 30 anos das consagradas no Brasil e muita emoção.
“Os desafios das famílias no Brasil”
O dia começou com uma palestra com o Dr. Jorge Rodrigues, médico e terapeuta de casais, sobre: ‘Os desafios das famílias no Brasil’. “Se formos medir quem nós somos pelas sensações e sentimentos que temos, vamos nos enganar. Quando a gente for falar com as pessoas, é importante que tenhamos uma dupla postura: misericórdia e justiça”, disse.
Dr. Jorge também falou sobre a importância da oração e do diálogo no casal. “Só se ama o que se conhece. O diálogo é necessário! Se vocês não rezarem, a família vai pelo buraco. Mas, só rezar não adianta. Tem que rezar e entregar a graça em uma bandeja de ouro para o outro”, lembrou. Por fim, ele ressaltou a importância do casal se entregar ao outro como Cristo se entrega a nós. “O casal, subindo as escadas do altar para casar, é como Cristo no caminho ao Calvário, porque um está morrendo pela salvação do outro! Está morrendo para as suas vontades, para os seus gostos, para o seu egoísmo”.
“A experiência do RC na evangelização da cultura”
Radek Biernacki, leigo consagrado do Regnum Christi, polonês, foi o segundo palestrante do dia. À luz do carisma do RC e dos Estatutos da Federação, Radek refletiu sobre as razões pelas quais saímos ao encontro das pessoas. “O que Deus nos chama a fazer? Viver o carisma do RC, ou seja, reproduzir um traço característico de Cristo. Estamos chamados a imitar Cristo Apóstolo, que sai ao encontro das pessoas, as reúne, as acompanha, as forma e as envia. Encontramos as pessoas onde elas estão. Precisamos imitar as virtudes de Cristo nesses encontros”, disse.
“Eu posso sair ao encontro das pessoas! E, por que sair ao encontro? Porque Cristo saiu ao meu encontro em primeiro lugar. Amar outra pessoa é olhar o rosto de Deus. Quer amar a Deus? Olhe para outra pessoa. Sair ao encontro das pessoas é olhar para elas”, continuou.
“Então, como evangelizar a cultura? Imitando a Cristo… Agora, podemos dizer: Cristo Rei Nosso, Venha a nós o Vosso Reino! Isso é evangelizar na cultura”, concluiu.
Cantando e contando: 30 anos das consagradas no Brasil
Em 1994, o Brasil recebeu a primeira comunidade das consagradas no Brasil e, neste ano, elas comemoraram 30 anos da missão em nosso país. Para celebrar esse momento em família, Camila Melo e Luciana Bandeira apresentaram uma retrospectiva das consagradas no território. Além de testemunhos, as consagradas cantaram e emocionaram a todos os presentes.
Kathia Silva, a primeira consagrada brasileira, compartilhou um pouco de como tudo começou. “Eu sabia que eu precisava ser fiel ao carisma do RC. Depois de tantos anos e de tantas turbulências, vejo que Deus contou com nosso pequeno grão de areia para estender o reino Dele. A graça que Ele dá é maior do que aquilo que podemos entregar. Não fizemos nada além do que tínhamos que fazer”.
O evento também contou com a presença de Yoli Garcia. Ela é de Sevilha, tem 48 anos de vida consagrada e foi a primeira diretora das consagradas no Brasil. Ela relembrou como era a comunidade e disse que foram anos marcados pela providência divina. “Tínhamos um grande espírito de fé e de confiança. A presença de Deus era muito forte. Nós víamos verdadeiros milagres. Quando não ficamos presas pelas coisas materiais, vivemos com liberdade e confiança na providência divina. As consagradas tinham um verdadeiro zelo apostólico e vibravam por levar Cristo a todas as pessoas. Era uma comunidade muito alegre”, lembrou.
Encontro com o Colégio Diretivo Territorial
Em um bate-papo com os participantes do EJF, os membros do Colégio Diretivo falaram sobre os 5 amores do Regnum Christi: Amor a Cristo, à Maria, à Igreja, aos homens e amor ao RC.
No fim da exposição, Kate O´Connor foi homenageada. Ao final do ano, ela deixará de ser a Diretora Territorial das consagradas, após 4 anos, para ser conselheira territorial. A partir de 2025, os territórios do Brasil, Chile-Argentina e Colômbia-Venezuela e Equador serão fundidos. Com isso, Gabriela Garza, mexicana, será a Diretora Territorial das Consagradas na América do Sul. Sandra Vargas, conselheira das consagradas, se despediu do Colégio Territorial ao fim deste ano e Eva Maria Leal foi apresentada como a nova Secretária Executiva do Colégio Territorial.
A composição do Colégio Diretivo, a partir de janeiro de 2025, será: Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, Gabriela Garza, Diretora Territorial das Consagradas do Regnum Christi, Pe. Oswaldo Verdín, LC, Conselheiro dos Legionários de Cristo, Kate O’Connor, Conselheira das Consagradas do Regnum Christi, Jerusa Slomp, leiga e Felipe Comparim, leigo.
Associações ao Regnum Christi
Para encerrar o encontro, 21 pessoas, das seguintes localidades: Brasília, Joinville, Ijuí/RS, Criciúma/RS e São José dos Campos/SP fizeram a sua associação ao Regnum Christi; uma jovem de Caxias do Sul fez sua aliança com Cristo no ECYD; e três membros das seções adultas, emitiram suas promessas de entrega Ad Vitam.
Homilia
Na homilia da missa de encerramento do EJF, concelebrada por dezenas de legionários de Cristo, o Pe. André Delvaux, LC, disse que: “O presente é o único momento em que nossa vida toca a eternidade, seja enquanto vivemos, seja quando morrermos. A eternidade não é um tempo nem um lugar, é uma pessoa, Deus. Melhor será possui-lo agora para quando chegar o último dia. Melhor será viver já na sua amizade, para permanecer nela para sempre”.
Ele fez um convite a todos. “O momento é este, de dar glória a Deus e fazê-lo presente aqui e agora. Por isso, deixo um convite a todos vocês, para que possam se perguntar: ‘o que faremos hoje à noite? O que fazemos todos os dias: tentar conquistar o mundo para Cristo’”, concluiu.
Ao final da Santa Missa, o Pe. André aproveitou para a agradecer à Coordenação Geral do encontro: Ignacio Vivar, leigo consagrado do RC e aos leigos Cristina Almeida e Thiago Prado, além de todos os demais voluntários que se dedicaram para que o encontro acontecesse.
Testemunhos
“O EJF foi uma oportunidade de viver a fé em comunidade, com histórias emocionantes e inspiradoras, e com formações de aprofundamento, especialmente sobre a vida em casal, que estamos começando agora. Nos sentimos muito acolhidos e estamos vivendo uma experiência diferente do que tínhamos imaginado – muito mais especial. Sentimos o Reino de Cristo e a presença do Espírito Santo em cada encontro e conexão. Obrigado a todos” – Cissa e Guga Peccicacco – membros da seção de adultos de São Paulo
“Estar na EJF esse ano é, sem dúvida, uma oportunidade de viver o carisma RC, me reconhecer verdadeiramente como parte desse corpo espiritual. Me encantou muito ver os testemunhos dos jovens do Ecyd, como transbordam esse amor e desejo em fazer presente o Reino, ver as famílias juntas, em oração, as formações das consagradas e dos legionários. Todo esse conjunto me dá a certeza de que não haveria lugar melhor para estar e família para fazer parte” – Raylla Melo, seção de jovens do RJ
“EJF! Que momento extraordinário de estar em família e de ser quem somos. Minha experiência é uma mistura de muitas coisas. Estamos renovando o mesmo amor que temos por Cristo e a partir deste encontro com Ele, levaremos deste Tabor que vivemos aqui, a todos que encontrarmos, o Reino em que encontramos que se faz presente aqui e agora” – Ir. André Luiz Martins, noviço da Legião de Cristo
“Esse foi meu primeiro EJF e amei a experiência do encontro, cada palestra que pude participar e acompanhar, todo o conteúdo passado foi de grande importância, e as celebrações, como sempre, cheias do carisma do Regnum Christi. Mas, o ponto alto desses encontros sempre são, literalmente, os encontros com essa grande família, transbordando aquele sentimento bom de casa que só os membros RC conseguem passar. Além, claro, de um grande Encontro com Cristo, a Quem de fato buscamos. Muito obrigada, família RC, por esse fim de semana incrível” – Bruna Gominho, jovem de Recife
“Eu estava muito animada para participar do EJF, de todas as palestras. A organização, e tudo mais, foi muito bem-feito, cada momento foi especial. Agradeço ao Regnum Christi por proporcionar esse momento incrível a todos nós. Obrigada”, Virginie Castro, do ECYD de Brasília
“Minha experiência no EJF está sendo incomparável. Não apenas pelo fato de poder vir para Brasília servir, mas participar de todas essas palestras completamente tomadas pelo Espírito Santo, ter o convívio com essas pessoas maravilhosas, as que conhecemos e as que viemos a conhecer, e viver essa mística do Regnum Christi em todos os momentos. O sentimento de gratidão domina o meu peito e se faz presente a cada palavra escutada e falada! Espero que todos possam estar compartilhando deste sentimento” – Marcelo Soares, jovem do Rio de Janeiro
“Tive a possibilidade de vir ao EJF graças ao Seminário de Curitiba. Mas, interiormente sentia muito o chamado de Cristo para estar aqui e sentir o que Cristo no RC chama, abraça, transforma e envia. Gostaria que a alegria que vivemos seja a alegria com que se vive nas próprias casas, com sinceridade. A melhor evangelização se dá com a própria vida e convicção. O EJF me renovou realmente” – Pe. Alejandro Fuentes, LC
“Nossos encontros nacionais são sempre muito significativos, mas o EJF 2024 foi, sem dúvidas, um divisor de águas. Vivi um momento de reafirmação do meu carisma ao Regnum Christi, reencontrei “familiares” que moram longe, conheci novos integrantes, vi e vivi a caridade, encontrei abraços, respostas e um Cristo presente aqui e agora. Reafirmo com muito amor, eu sou RC” – Juliana Toscano, da seção de senhoras de Recife