Capela Nossa Senhora de Guadalupe, em São Paulo, é transformada em paróquia e também ficará a cargo dos Legionários de Cristo

0
2638

No último domingo, 6 de junho, a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Paulo, foi instalada na região do Panambi. Ela foi desmembrada da paróquia Santa Edwiges, localizada no Jardim Santo Antônio. O Pe. Adílson Carraro, LC. continuará sendo o pároco de ambas. O Pe. Maurício Coppi, LC. e o Pe. Fernando de Souza, LC. seguirão como vigários paroquiais. Além dos Legionários de Cristo, alguns membros do Regnum Christi da localidade também estiveram presentes.

Dom Luís Antônio Guedes, bispo diocesano de Campo Limpo/SP

Na cerimônia de inauguração, que contou com a presença do Bispo diocesano de Campo Limpo, Dom Luís Antônio Guedes, e dos Legionários de Cristo da comunidade de São Paulo, Dom Luís, antes da leitura da Ata de criação, explicou o motivo de se instalar uma nova paróquia. “Exatamente para mencionar a necessidade de dinamizar ainda mais o trabalho que já vem sendo feito aqui”.

Depois, na homilia, ele completou: “Uma comunidade tem como fundamento principal nosso Senhor Jesus Cristo. E, nessa comunidade, deve haver um laço de cada fiel com nosso Senhor”, disse.

O Pe. Cleomar Ferronato, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, contou que a maneira encontrada para abranger toda a região, que é muito populosa, e suas necessidades, foi a criação de mais uma paróquia.

“Graças a Deus, com o trabalho de vários legionários, fomos consolidando essa obra. Desde o início, tínhamos o desafio de criar uma comunidade nova, pois boa parte da paróquia não era atendida pela Matriz. Desse modo, criamos a comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe que foi crescendo e, sabíamos que teríamos que dividir o território em duas paróquias. Esse momento chegou e o bispo procedeu para criar a nova Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe”, conta.

História

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Paulo

A comunidade de Guadalupe é a continuação da comunidade São Paulo da Cruz, que se reunia todo domingo, no Colégio Cristóvão Colombo, na Rua Alexandre Benois, Vila Andrade. Esse colégio foi fundado por uma família Italiana, a senhora Pierina Massa Ronco e seu esposo, Giannino Ronco, ambos genoveses.

Não se sabe exatamente quando começaram as missas nesse colégio, mas a Legião de Cristo assumiu a paróquia no dia 5 de janeiro de 2013. Já a paróquia Santa Edwiges, foi criada há 15 anos, no dia 14 de fevereiro de 1998, por Dom Emilio Pignoli.

“O espaço do colégio não era o mais apropriado, mas era o que tínhamos naquele momento, graças à fé e generosidade da senhora Pierina e seu esposo, que nos cederam esse local”, conta o Pe. Adílson, atual pároco, que chegou a São Paulo ainda em 2014, para, na época, ajudar os padres Miguel e Jorge Carrillo, LC.

Em julho de 2014, o padre Miguel Ángel de la Torre, LC alugou um imóvel na Avenida Giovanni Gronchi, para a Capela Nossa Senhora de Guadalupe. Em 2017, a capela foi transferida para a Rua Itapaiuna, no Jardim Morumbi.

“Durante esses anos, a comunidade foi se consolidando e, com a ajuda de Deus e de tantas pessoas generosas, conseguimos um espaço acolhedor para nossos fiéis em todos os sentidos. Depois de muito esforço e oração, em novembro de 2020, conseguimos o terreno que víamos como mais apropriado. Na época, eu joguei algumas medalhas nesse terreno e pedi a Nossa Senhora que intercedesse por esse sonho”, lembra o Pe. Adílson. Por fim, no dia 06 de junho de 2021, a capela Nossa Senhora de Guadalupe foi transformada em paróquia!

Entrevistamos o Pe. Adilson Carraro, LC., que nos contou um pouco mais sobre essa grande notícia:

Pe. Adílson Carraro, LC

1- Quais são as expectativas do senhor a partir de agora, com a missão de ser pároco das duas paróquias?

Pe. Adílson: Cada uma das comunidades tem sua própria identidade, forma de ser e sua cultura. São duas realidades diferentes, pois cada uma tem os seus desafios.  Mas, tem alguns pontos que elas se complementam. Temos muitos psicólogos, médicos e profissionais de diversas áreas que prestam serviço voluntário na comunidade mais carente, por exemplo. Existem projetos sociais que são atendidos por membros da comunidade de Guadalupe. Nossa expectativa é seguir evangelizando. Formamos uma comunidade e estamos estruturando algumas pastorais para atender bem os diversos setores que envolve uma paróquia, que é mundo aberto para evangelizar.

Ali, você tem desde um catador de latinhas até empresários que precisam ouvir a palavra de Deus, sentir-se amados, acolhidos, sentir-se alguém.

Ao conseguir o status de paróquia, espero que as pessoas se entusiasmem e se apaixonem pela missão de construir uma igreja que possa atender melhor a demanda da nossa comunidade, cerca de 170 mil pessoas, para ajudarmos a muitos homens e mulheres a encontrarem a fé, a esperança e o amor.

2- Qual a importância da LC também apoiar a diocese com paróquias?

Pe. Adílson: Creio que temos um carisma que pode e deve ser transmitido. A paróquia em quanto tal, é um lugar onde podemos transmiti-lo, não só através dos padres legionários, como também dos membros do Regnum Christi, ainda que a paróquia tenha membros de outros movimentos também. Penso que, em uma cidade como São Paulo, uma paróquia pode ser muito importante para mostrar o nosso carisma e evangelizar. Tenho expectativa que esse projeto nos una ainda mais.

3- Como é conciliar a missão de pároco e com a missão de ser legionário?

Pe. Adílson:  Assumimos paróquias em muitos lugares e não é um trabalho fácil, nem para o clero secular, nem para o clero religioso. Como sabemos, muitas vezes, as obrigações do nosso ministério sacerdotal vão muito além de nossas obrigações como religioso. É preciso fazer aquilo que está nas nossas mãos e, o resto, confiar em Deus. O ativismo entra na vida de qualquer homem de vida contemplativa e ativa, mas sem oração, temos muito pouco a oferecer para essas almas e elas nos pedem muito!

Veja algumas fotos da instalação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Paulo:  

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Brasília

Em Brasília, também há a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que existe desde o ano 1999. Recentemente, o Pe. Eder Monegat, LC, superior da comunidade dos Legionários de Cristo na capital federal, tomou posse como novo pároco, pelas mãos de Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here