Pe. Eder Monegat, LC é empossado como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe por Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília

0
931

“Seja o pastor que vai atrás, para não perder nenhuma das ovelhas”

O Pe. Eder Monegat, LC. foi empossado como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe por Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, no último domingo, 18 de abril. Ele substituirá o Pe. Marcelo Cecato, LC, que esteve à frente da paróquia por seis anos. Os Legionários de Cristo da comunidade de Brasília também concelebraram a cerimônia, juntamente com o Arcebispo Militar, Dom Fernando Guimarães.

Além dos pais e do irmão do Pe. Eder, que vieram de Santa Catarina para prestigiar o novo pároco, paroquianos, coordenadores das pastorais e a família Regnum Christi representada pelos leigos, pelas Consagradas e pelo Leigo Consagrado, Ignacio Vivar, Diretor Local do Regnum Christi de Brasília, também estiveram presentes.

Cristo caminha com os discípulos

Durante a homilia, Dom Paulo Cezar cumprimentou todos os presentes e fez uma reflexão sobre o Evangelho do dia, a passagem dos Discípulos de Emaús e lembrou a importância da comunidade.

“Jesus caminha com os discípulos, parte o pão. Na vida de fé, na nossa vida cristã, a comunidade é algo fundamental. Quando nos afastamos ou nos isolamos, podemos ficar tristes como os discípulos de Emaús. A comunidade é onde mantemos nosso coração aquecido, onde nos alimentamos e rezamos juntos. A ressurreição de Cristo o insere numa dimensão nova, escatológica. Ele pertence ao mundo de Deus, mas é real. Por isso, Ele aparece aos discípulos. Amados, Cristo quer mostrar para nós a verdade da Ressurreição. Cristo não é uma ideia”, disse.

Dom Paulo citou a importância das escrituras para que se possa testemunhar a Ressurreição de Cristo. “Jesus vai mostrar como é importante a escritura. Ele abre a inteligência dos discípulos para entenderem as escrituras. Precisamos entrar no mistério da Palavra de Deus para a gente se tornar, verdadeiramente, discípulos que testemunham Jesus Cristo, porque O viram e O experimentaram. Cada um deles deu a vida por Cristo após testemunharem Seu amor. Ontem foram eles, hoje somos nós. Hoje, também é o Pe. Eder”.

O papel do pároco como bom pastor

O arcebispo também falou sobre o papel do pároco. “É aquele que anima a vida da comunidade. Pe. Eder, você vai fazer que cada um testemunhe o Ressuscitado. O testemunho é a vida, a forma de viver, de agir, de se comportar através das palavras, do anúncio alegre. Somos chamados a testemunhar o Senhor todos os dias, em nosso trabalho. O pároco deve fazer com que todos experimentem esse amor de Cristo. Seja bom pastor, seja presença, santificando o povo, através do pastoreio, indo à frente, animando as pessoas, com os sacramentos. Seja o pastor que vai atrás, para não perder nenhuma das ovelhas. Ensine a palavra de Deus, a fé e a moral da igreja, formando as pessoas através do bom pastor. Que Maria, Nossa Senhora de Guadalupe, lhe ajude nessa missão de bom pastor”, concluiu.

 

 

Depois da homilia, o novo pároco fez a renovação das promessas sacerdotais, manifestando sua disposição de cooperar com o arcebispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue. Ele também recebeu a cadeira presidencial, de onde presidirá as celebrações e orientará o povo de Deus e o tabernáculo, no qual está guardado o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus. Por fim, professou sua fé, assumindo esse novo ofício na igreja.

Ao final da Santa Missa, Pe. Eder, LC. aproveitou para agradecer a todos por estarem presentes e pediu orações por sua nova missão.

“Quero agradecer a todos aqui presentes, a Dom Paulo, a Dom Fernando, a minha comunidade, minha família, a família Regnum Christi e os paroquianos. Sem vocês, a evangelização é reduzida. Sempre peço a Jesus para cuidar de cada um de vocês, para que aonde eu não consiga chegar fisicamente, que minha oração e o meu testemunho chegue a todos vocês. Contem com meu apoio. Sempre peço a Nossa Senhora quando entro na paróquia, que ela me guie com seu olhar misericordioso. Agradeço, especialmente, a minha mãe, pelo seu sim. Foi ela quem me criou e me transmitiu a fé e os valores”, relembrou. A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe foi inaugurada em 12 de dezembro de 1999. O Pe. Eder será o oitavo pároco desde então.

Saiba mais sobre o Pe. Eder Monegat, LC., novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Brasília:

1- Como foi para o senhor receber essa notícia de que iria ser o novo pároco? Esperava isso?

Pe. Eder: Recebi a notícia com espírito de serviço. Minha missão de sacerdote e religioso é servir a Igreja, ao RC e a minha Congregação. Deus não chama os capacitados, mas capacita os seus escolhidos. Sempre desenvolvi minha missão anterior como vigário da Paróquia com generosidade. O que Deus precisa é do nosso “sim” generoso para nos pedir uma missão a mais, nesse caso, como pároco. Posso dizer que Deus foi me preparando para essa nova missão.

2- O que o senhor espera da nova missão?

Pe. Eder: Espero não ser estorvo da graça de Deus na vida das pessoas. Espero ser instrumento e canal de graça na vida de cada uma delas.

3- O senhor já atuava na paróquia antes, o que o senhor tem experimentado até agora da vida paroquial?

Pe. Eder: Ter servido como vigário na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe foi como tocar o amor da Mãe sobre seus filhos e filhas. Constato o acolhimento de Maria sobre cada um de nós.

4- Acha que mudará algo por assumir como pároco?

Pe. Eder: O trabalho terá um seguimento de quando era vigário, porém como pároco, a responsabilidade aumentou. Meu coração se alarga para acolher as ovelhas que Deus colocou no caminho. Agradeço ao Pe. Marcelo Cecato, LC. pároco anterior, pelo acompanhamento e pela alegria nesses anos de trabalho. Peço orações para os vigários, Pe. Iuri Wachholz, LC. e Pe. Wilmar Soto, LC, para nos ajudarem na missão da paróquia.

Biografia

Pe. Eder Monegat, LC., nasceu no dia 05 de março de 1983, na cidade de Quilombo/SC. Entrou no Seminário Menor dos Legionários de Cristo no ano de 1996, em Curitiba/PR; ao finalizar o Ensino Médio, entrou no noviciado, no ano de 2000, em Arujá/SP. Em 2002, emitiu seus primeiros votos. No mesmo ano, saiu para práticas apostólicas, como promotor vocacional em Curitiba, por dois anos. Em 2004, foi para Salamanca, Espanha, para fazer seus estudos humanísticos. Renovou seus votos no ano de 2005; Em setembro daquele ano, iniciou seus estudos de Filosofia, em Roma. Em 2007, saiu novamente para práticas apostólicas, em Porto Alegre/RS, como promotor vocacional. Em 2008, fez sua profissão perpétua. Regressou para Roma em 2008, para fazer Mestrado em Filosofia (Ética e Antropologia Filosófica); realizou, em 2010, um período apostólico em uma paróquia na cidade de Isola d’Asti, Piemonte. Em setembro daquele ano, iniciou seus estudos de bacharelado em Teologia. Recebeu os ministérios de Leitorado e Acolitado em 2012, em Roma. Foi ordenado diácono em 2013, em Arujá/SP, e iniciou seu ministério trabalhando como formador no seminário menor de Arujá. Em dezembro de 2013, foi ordenado sacerdote em Roma. Em 2015, foi enviado para Brasília como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Além disso, em 2019, iniciou novo Mestrado em Teologia (Teologia da Práxis Cristã, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE). Em Brasília, é, atualmente, o superior da Comunidade dos Legionários de Cristo e faz parte do Conselho do Diretor Local do Regnum Christi.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here