Comunicado sobre a nomeação do Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil e dos Conselheiros

0
54

A Direção Geral dos Legionários de Cristo divulgou, nesta sexta-feira, 31 de maio, que
prolongou o mandato do Pe André Delvaux, LC, por mais um ano. A partir do dia 1º de julho de 2025, o Brasil terá um novo Diretor Territorial, proveniente da Venezuela. Durante esse tempo, haverá um período de transição entre os diretores.

O Pe. John Connor, LC, Diretor Geral dos Legionários Cristo, enviou uma carta aos membros do território de Brasil comunicando as mudanças.

Na carta, também foi comunicada a nomeação dos novos conselheiros, que acompanharão o Pe. André durante o restante do seu mandato. São eles: Pe. Alejandro Fuentes, LC, Pe. Bruno do Espíritu Santo, LC, Pe. Osvaldo Verdín, LC e Pe. Rafael Kizimia, LC. Apesar de começarem seu trabalho no governo da congregação a partir do mês de junho, os padres seguirão com a sua missão nas localidades em que se encontram.

O Pe. John, também agradeceu aos conselheiros que deixam o governo: Pe. Manuel Flores, LC, Pe. Fábio Guedes, LC e Pe. Esaúl Toscano, LC, destacando seu compromisso e serviço e a todos os legionários do território por sua participação no processo de consulta. Além disso, o Diretor Geral agradeceu, de maneira especial, ao Pe. André por seu trabalho como Diretor Territorial nos últimos anos.


1. Pe. Julio Martí, LC

O Pe. Julio Martí, LC, nasceu em Caracas, Venezuela, dia 15 de maio de 1967. Estudou com os irmãos maristas e graduou-se em engenharia civil, na Universidade Católica Andrés Bello, de Caracas, em 1990. Conheceu a Legião e o Regnum Christi em 1983 e associou-se em 1985. Ele foi membro de “segundo grau” antes de entrar na Legião. Em 1991, ingressou na Congregação. Fez o noviciado em Cheshire, Estados Unidos e, de 1993 a 1997, cursou a filosofia e teologia no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, em Roma. Foi ordenado sacerdote em Monterrey, México, no dia 3 de setembro de 1997.

Durante seus primeiros quatro anos de sacerdócio, foi reitor do Centro de Humanidades e de Noviciado em Cheshire, Estados Unidos e foi instrutor de noviços por sete anos (também em Cheshire). De 2008 a 2011, foi Diretor Territorial do extinto Território de Nova York. De 2011 a 2012, apoiou os diretores territoriais do Brasil e da Venezuela na Área de Vida Religiosa. De 2012 a 2018, foi Diretor Territorial do, até então, Território da Venezuela. De setembro de 2018 a junho de 2019, fez parte de equipe de Administração Territorial da Venezuela e começou sua missão como Coordenador de Apostolado no Panamá. Desde junho de 2019, é Diretor do Instituto Cumbres de Caracas e, ao mesmo tempo, segue como Coordenador Local de Apostolado do Panamá.


2. Pe. André Delvaux, LC

O Pe. André Delvaux, LC, nasceu dia 21 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro. Ingressou no noviciado da Legião de Cristo em outubro de 2002, em Arujá, e lá fez sua primeira profissão, em 2004. Estudou humanidades clássicas em Salamanca, Espanha. Completou sua formação filosófica no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum e concluiu seus estudos teológicos no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em São Paulo. Ele fez sua profissão perpétua dia 20 de fevereiro de 2010, nos Estados Unidos. Foi ordenado sacerdote dia 15 de dezembro de 2012, em Roma. Seus primeiros anos de ministério foram como Reitor do Noviciado de Arujá/SP. Depois, em 2014, foi instrutor de noviços para o mesmo centro. Em 2016, foi Coordenador de Apostolado, em São Paulo. Em 2017, foi nomeado Delegado de Apostolado do Brasil. Em 2018, tornou-se Secretário Executivo da Federação Regnum Christi no Brasil e membro do Conselho Territorial da Legião de Cristo. Em 2021, foi nomeado Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.


3. Pe. Alejandro Fuentes, L.C.

Conselheiro territorial

O Pe. Alejandro Fuentes, LC, nasceu em 17 de abril de 1967, em León, Guanajuato, México. Ingressou no Centro Vocacional em setembro de 1983, em Ontaneda, Espanha. Em setembro de 1984, ingressou no noviciado e, em setembro de 1986, fez sua primeira profissão de votos religiosos em Salamanca, Espanha. Fez sua profissão ad vitam em 19 de abril de 1992. Estudou humanidades clássicas em Salamanca, Espanha. Estudou teologia no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1996. Em 2015, foi nomeado reitor do Centro Vocacional de Curitiba e, em 2019, Coordenador Local de Apostolado da mesma cidade; foi Conselheiro Territorial e Coordenador Territorial de Ambientes Seguros. Atualmente, é encarregado dos Colégios RC no Brasil e Administrador Territorial.


4. Pe. Bruno Do Espirito Santo, LC
Conselheiro territorial

Pe. Bruno Atila Do Spirito Santo, LC, nasceu em 7 de abril de 1983 em Salto, São Paulo, Brasil. Em janeiro de 1997, ingressou no Centro Vocacional de Arujá/SP; Em março de 2000, ingressou no noviciado e, em março de 2002, fez sua primeira profissão de votos. Estudou humanidades clássicas em Salamanca, Espanha. É licenciado em filosofia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum e doutor em teologia patrística pelo Institutum Patristicum Augustinianum de Roma. Fez suas práticas apostólicas como prefeito de disciplina no Centro Vocacional de Arujá, e depois, como assistente de humanistas em Salamanca, Espanha. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 2014. Desde 2020, é professor e diretor do Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae, no Brasil. Desde 2021, ele é Conselheiro Territorial no Brasil.


5. Pe. Osvaldo Verdín, L.C.
Conselheiro territorial

Pe. Jesús Osvaldo Verdín, LC, nasceu em 3 de outubro de 1971 em Jalisco, México. Ingressou no noviciado no Canadá, em 1998, e, em setembro de 2000, fez sua primeira profissão de votos. Estudou humanidades clássicas em Cheshire. É bacharel em filosofia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Fez suas práticas apostólicas e estudou teologia no México. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 2012. Após a ordenação, foi enviado para Brasília, onde permanece até hoje. É diretor das seções dos Senhores e Senhoras do Regnum Christi e capelão das Consagradas, em Brasília.

6. Pe. Rafael Kizimia, L.C.
Conselheiro territorial

Pe. Rafael Kizimia, LC, nasceu em 14 de outubro de 1985 em São Paulo, Brasil. Entrou no noviciado em Arujá, em 2004, e, alguns meses depois, foi enviado para Salamanca. Após sua primeira profissão, em 17 de janeiro de 2006, iniciou seus estudos em Ciências Humanas. Estudou bacharelado em filosofia no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum. Durante as práticas apostólicas, foi assistente de noviços em Arujá e prefeito de disciplina no Centro Vocacional de Curitiba. Retornou a Roma para concluir seus estudos teológicos. Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 2016. Após a ordenação, foi assistente de humanistas e noviços em Monterrey. Foi Secretário da Federação Regnum Christi. Desde 2019, trabalha na seção de jovens do Rio de Janeiro. Desde 2023, é superior da comunidade dos Legionários de Cristo no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here