Uma realidade carismática em saída – 5º Aniversário da Federação Regnum Christi

0
42

A Federação é, antes de tudo, uma ‘estrutura de comunhão’ (Carta de D. José Rodríguez Carballo, 31 de maio de 2019) que dá expressão jurídica, portanto concreta e – por assim dizer – tangível, à ‘unidade e comunhão fraterna dos componentes da família espiritual’ (Decreto de aprovação canônica, 31 de maio de 2019)”.

O dia 31 de maio de 2024 marca cinco anos do nascimento legal da Federação Regnum Christi. O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em seu decreto, indicou a aprovação ad experimentum dos Estatutos da Federação Regnum Christi por cinco anos.

Com isso, a Igreja confirmou a existência do Regnum Christi como família espiritual com carisma e missão comum que se vive entre as diferentes vocações que o compõem: Legionários de Cristo, Consagradas do Regnum Christi, Leigos Consagrados do Regnum Christi e Leigos Associados. Na carta de 17 de setembro de 2019,  o primeiro Colégio Diretivo Geral comentava: “Não podemos separar a realidade carismática do Regnum Christi da sua dimensão organizacional ou jurídica. Esta Federação […] é a forma que todos nós, com a aprovação da Santa Sé, assumimos para nos ajudar a viver melhor a nossa identidade como família espiritual e corpo apostólico”.

O Regnum Christi encontra, em seus Estatutos – a formulação escrita que dá a orientação necessária a todos os seus membros para corresponder à vocação pessoal que receberam. É um guia para todos que ilumina a nossa caminhada juntos como família espiritual.

Os cinco anos “de prova” chegaram ao fim e, recentemente, na Convenção Geral do Regnum Christi, não se viu a necessidade de modificar os Estatutos. Então, cabe, agora, à Santa Sé aprová-los definitivamente.

Além disso, a Convenção Geral deu um novo impulso apostólico ao Regnum Christi, anunciando três prioridades apostólicas para os próximos seis anos:

  1. Promover a cultura vocacional;
  2. Assumir o compromisso de ser e formar comunidades de apóstolos em saída;
  3. Promover a pastoral do matrimônio e da família.

“O longo caminho que percorremos durante estes anos enche-nos de gratidão àqueles que encarnaram o carisma desde o seu início e àqueles que contribuíram para a sua renovação e purificação, mesmo que alguns deles já não estejam entre nós. Obrigado!” (Comunicado da Convenção Geral de 2024).

Parabéns a todos aqueles que compõem a família espiritual do Regnum Christi, por esses 5 anos de Federação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here