Conheça as últimas etapas para se tornar um sacerdote legionário

0
1030

Na Congregação dos Legionários de Cristo, todos os sacerdotes e candidatos ao sacerdócio, passam por algumas etapas antes de serem ordenados. Essas etapas são constituídas pela profissão de votos perpétuos, diaconato e, por último, a ordenação sacerdotal. Conheça essas etapas por meio de alguns legionários que as estão vivendo.

Profissão perpétua: João Paulo Garcia

A profissão religiosa é a resposta definitiva que o religioso dá a Deus e a Igreja, de viver de forma radical e coerente ao chamado de Cristo. E essa resposta se dá dentro de um carisma especifico, nesse caso concreto do Regnum Christi por meio da Legião. No ano passado, o Ir. João Paulo Garcia, LC, professou seus votos definitivos, em Roma, na capela do Colégio Internacional dos Legionários de Cristo. Ao seu lado estava sua mãe e irmã mais nova.

O irmão João Paulo, LC, entrou na congregação aos 12 anos, em 2004. “Eu já tinha me entregado de coração para sempre, mas agora selar essa promessa em público é muito especial. É um compromisso meu com Deus, mas a parte dEle é mais difícil… Ser sempre fiel comigo, que tantas vezes só vou poder oferecer-Lhe um pouco do meu amor humano tão imperfeito… Depois de quase 15 anos de caminhada chegar esse momento é um sonho que se faz realidade. Agora sou dele para sempre e Ele é meu para sempre”. Em dois anos ele deve concluir os estudos de teologia em Roma para ser ordenado sacerdote em 2021.

Ordenação diaconal: Angelo Senchuke

Depois da profissão perpétua, o religioso se prepara para mais um passo importante que vem antes da ordenação sacerdotal, a ordenação diaconal. Essa se realiza um ano antes do sacerdócio. Diácono significa servidor; a ordenação diaconal é essa configuração com Cristo servidor, que se faz servidor de todos.

E, nesse contexto, acontece, em agosto, a ordenação diaconal do Ir. Angelo Senchuke, LC,  que recebeu este ano a autorização para receber o ministério. Sua ordenação será realizada no dia 31 de agosto deste ano, em São José dos Pinhais, Paraná, sua cidade natal. Veja seu testemunho abaixo:

Ordenação Sacerdotal: Jefferson Bartipaia

A ordenação sacerdotal é a configuração plena na pessoa de Cristo, ou seja, é o ponto máximo da larga caminhada de formação e preparação por parte do candidato. Este ano, o diácono Jefferson Bartipaia, LC,  será ordenado sacerdote no dia 4 de maio, em Roma.  Ele será o único representante brasileiro, em um grupo que conta com 37 diáconos legionários. O diácono Jefferson foi ordenado em agosto do ano passado, em sua cidade, Jundiaí/SP.

Ele nasceu em Vinhedo, mas cresceu e viveu em Jundiaí, ambas as cidades no interior do estado de São Paulo. Ingressou no noviciado dos Legionários de Cristo no ano de 2003, em Arujá, SP, e depois de 2 anos como noviço estudou na cidade de Salamanca, Espanha. Um ano depois, estudou filosofia em Roma, fez práticas apostólicas no centro vocacional de Guadalajara, no México entre os anos de 2007 e 2010. Voltando para Roma, fez seus votos solenes, concluiu o bacharelado em filosofia e fez dois anos de mestrado. Logo depois iniciou a teologia e colaborou na formação de adolescentes no centro vocacional de Curitiba, PR. Voltou para Roma e terminou teologia. Atualmente está auxiliando na paróquia de Santa Edwirges, no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo, desde julho de 2017.

“Sabendo quão indigno e limitado que sou, entra todo tipo de dúvidas estando às portas desse sacramento. Mas, com a graça de Deus e o ânimo de tantos irmãos nas ordens sagradas, você se abandona na misericórdia de Deus e confia naquelas palavras que se dizem no momento da ordenação: Queira Deus consumar o bem que Ele começou!”, afirmou Diácono Jefferson.

Rezemos pelas vocações e pelos futuros sacerdotes!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here