Resposta da Santa Sé sobre a Federação Regnum Christi

0
724

Carta do Padre Andreas Schöggl, L.C., sobre a Federação Regnum Christi

Venha a Nós o Vosso Reino!

Roma, 5 de abril de 2019.

Aos membros do Regnum Christi:

Muito estimados em Cristo,

Envio-lhes uma cordial saudação nesse caminho a Páscoa do Senhor.

Quero informar-lhes que, no dia 20 de março, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) respondeu a petição de ereção da Federação Regnum Christi. A CIVCSVA comunicou aos três diretores gerais que está disposta a erigir a Federação entre os Legionários de Cristo, as Consagradas do Regnum Christi e os Leigos Consagrados do Regnum Christi, na qual outros fiéis se associam individualmente.

Segundo a prática habitual, a CIVCSVA também revisou o texto proposto dos Estatutos da Federação Regnum Christi e fez algumas observações. Haverá uma mudança na terminologia técnica (deve-se evitar o termo “ramos da Federação”) e a simplificação das normas sobre o governo, transferindo a articulação do governo territorial e local a outro código (documento) legislativo da Federação. Além disso, devemos revisar a extensão do artigo <<Os fundamentos espirituais da Federação Regnum Christi>> e assegurar que o artigo <<A autoridade na Federação>> respeite plenamente todas as competências canônicas que são próprias das instituições que se federam.

Acolhemos com gratidão essa resposta da Santa Sé que continua nos guiando no caminho de renovação. Durante os últimos dias, os três diretores gerais informaram seus respectivos conselhos e o Comitê Diretivo Geral do Regnum Christi e agora a Comissão de Estatutos começará a fazer as modificações segundo as observações recebidas.

Seguindo o procedimento habitual para esses casos, competirá aos três diretores gerais, com o consentimento de seus respectivos conselhos, apresentarem juntos o texto modificado que a CIVCSVA lhes solicitou. Estamos agendando uma reunião para o começo de maio para cumprir com esse encargo.

Desejando a todos uma Semana Santa cheia de bênçãos do Senhor,

Em Cristo,

Pe Andreas Schöggl, L.C.

Secretário Geral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here