Por: Simone Eickhoff Bigolin

Estamos vivendo os últimos dias do Ano Litúrgico. No domingo próximo celebraremos a Solenidade de Cristo Rei. Este é um dia especial para nós cristãos, pois reafirmamos que Cristo é o rei de nossas vidas. Que significa efetivamente este reinado? Significa que Ele é o nosso grande exemplo, nosso grande líder e nosso soberano.

Se assim for, impossível seguir um caminho contrário aos seus ensinamento que está na Sua Palavra. E preciso que Cristo esteja nas minhas atitudes, no meu pensamento, no modo de tratar meu irmão. Minha vida deve revelar o rosto de Cristo.

Sem dúvida é um grande compromisso ser cristão. Revelar Cristo no trabalho exige delicadeza e respeito nas relações; revelar Cristo na família é revelar o amor de Deus no cuidado; revelar Cristo é impregnar todas as coisas a nossa volta do espírito amável do Pai. Ele indica como fazer isso quando nos diz “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).

Se Ele é o soberano de nossas vidas, é preciso conduzi-la com um coração convicto e procurar ser e fazer o que Cristo quer. “Deves cumprir fielmente todas as tuas obrigações diárias grandes e pequenas, por amor a mim. Lembra-te de que fui eu que as dei, e que elas são ‘sacramentos’ de cada instante. Assim, estarás bem disposto para que eu viva em ti” (ENZLER, 2008, p.51).  A compreensão, o entendimento e o discernimento da vontade de Cristo em nossas vidas é graça alcançada pela oração e pelo conhecimento de sua doutrina.

Se Cristo é nosso líder, somos parte da sua comunidade. Para tanto é preciso assumir o discipulado. “Se queres verdadeiramente ser um outro Cristo, deves levar adiante minha missão. E esta consiste em trazer todos os homens para o meu Corpo Místico. Deves auxiliar-me” (ENZLER, 2008, p.183).  Jesus nos chama a ser seus apóstolos hoje, diante de todas as adversidades e contrariedades.  Ele mesmo afirmou “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36).  Como cristãos convictos precisamos responder ao Seu chamado “e vós sereis as testemunhas” (Lc 24,48). Que grande honra representar a Sua vontade aqui, fazer parte da Sua equipe de trabalho. Parece-nos fácil comparar este convite a um chamado de uma autoridade ou de um chefe no trabalho. Certamente nos sentiríamos honrados ao representar em algum momento grandes personalidades. Assim é o nosso Rei Jesus, um grande líder que a todo discípulo cabe a honra de segui-Lo e representá-Lo.

E ainda que surjam dificuldades e ataques a Sua doutrina “basta que ponha `a minha disposição a tua vontade e eu protegerei teu espírito e teu corpo com minha força. Com meu auxílio podes e serás minha testemunha” (ENZLER, 2008, p.184). Nosso maior testemunho será dado com nosso exemplo, com nossas atitudes e ações e não com nossas palavras. Sua Palavra novamente nos sustenta “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo16,33).

Para finalizar gostaria de convidar o leitor a meditar e responder para o próprio Cristo: Cristo é verdadeiramente o Rei da minha vida? Sigo com convicção de entendimento e de atitudes os seus exemplos? Que me falta para seguir e testemunhar Cristo?

Recorramos a mãe do Rei, nossa mãe Rainha que indique-nos e conduza-nos no caminho do reinado de Cristo.  Cristo Rei Nosso!

BIBLIOGRAFIA:

ENZLER, Clarence. Cristo Minha Vida. São Paulo: Paulinas, 2008.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here