Dia do Reino em São Paulo: formação e convivência com temática do Senhor dos Anéis

0
1453

Em 20 de fevereiro, aconteceu, na Casa do Regnum Christi, em São Paulo, o Dia do Reino, um dia de convivência e de formação para membros e convidados interessados em conhecer mais o movimento. As atividades foram baseadas na história do Senhor do Aneis e tiveram, como tema principal, a missão do apóstolo e a importância de não ficar indiferente à situação do mundo. No total, participaram 28 pessoas de diversas cidades, entre 17 e 26 anos, de: Campinas (SP), Jundiaí (SP), São Paulo, São José dos Campos (SP) e Itapecerica da Serra (SP).

O evento contou com a presença dos padres Jefferson Bartipaia, LC e Cleomar Ferronato, LC, além da consagrada Elisa Ruiz e de três seminaristas do Mater Ecclesiae. O dia começou com uma meditação baseada na passagem de Mc 5, 1-20, na qual Jesus cura o geraseno possuído. A consagrada Elisa refletia que Jesus nos chama a ir ao seu encontro do modo como cada um nós se encontre com nossos defeitos, qualidades, medos e esperanças. Depois desse encontro, Ele nos envia para ser testemunhas da ação d’Ele na nossa própria vida. Essa primeira parte do encontro terminou com uma dinâmica que convidava cada um a pensar sobre a própria missão no mundo.

No final da manhã, o padre Jefferson Bartipaia, LC, deu uma formação sobre algumas realidades humanas representadas na história do Senhor dos Aneis, tomando alguns personagens da narrativa como exemplo. Foram abordados temas como a destruição da beleza do ser humano pelo mal, o combate espiritual no interior do coração de cada pessoa e a importância da humildade e do autoconhecimento para vencer essa batalha.

O período da tarde começou com uma atividade de formação sobre uma das características marcantes do Carisma Regnum Christi: o apóstolo criativo. Utilizando o exemplo do trabalho de Tolkien, o autor do Senhor dos Aneis, Desirée Camila Lejambre, Diretora da Seção de jovens de Curitiba, comentou sobre a importância de ser criativos no apostolado, procurando formas de transmitir o Evangelho de um modo atrativo para a cultura atual.

O evento ainda contou com um momento de adoração à Eucaristia e com a Missa celebrada pelo padre Jefferson Bartipaia, LC, na capela da casa. Para finalizar o dia, houve uma atividade que retomava a dinâmica da manhã, relembrando que ninguém está sozinho para cumprir a própria missão. Assim como os personagens da história do Senhor dos Aneis contaram uns com os outros, todos precisam de outras pessoas ao seu redor para se apoiarem e se ajudarem no cumprimento da missão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here