“É preciso explicitar o encontro com Jesus Cristo. Não podemos dar por pressuposto”, diz Dom Joel Portella aos membros do Regnum Christi

0
1020

No dia 20 de outubro, Dom Joel Portella, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, participou de um encontro on-line com os membros do Regnum Christi, sobre o tema “Diretrizes gerais da ação evangelizadora no Brasil”, a partir do documento nº 109 da CNBB.

O encontro foi guiado pelos membros do Colégio Territorial do Regnum Christi no Brasil: Kate O’Connor, Diretora Territorial das Consagradas, Pe. André Delvaux, LC, Elisa Ruiz, consagrada, Luiz Flávio Azevedo e Cláudia Pirri, e foi assistido pelos leigos das diversas localidades do território, além de consagradas, legionários de Cristo e um consagrado.

Dom Joel apresentou um resumo da história e do trabalho pastoral que a CNBB tem feito em nosso país, à luz do documento 109, que traz as diretrizes para a missão da Igreja no Brasil de 2019 a 2023. Depois, ele comentou quais seriam os três passos de evangelização.

“É preciso explicitar o encontro com Jesus Cristo. Não pode dar por pressuposto. É preciso apresentar Jesus Cristo, ajudar as pessoas a encontrá-Lo. Primeiro, vem o encontro com Cristo, que é o alicerce da casa; só depois vem a catequese, para iluminar e orientar o que elas já têm no coração e, por fim, vem a maturidade, quando as pessoas tornam-se agentes evangelizadores, nos mais diversos campos”.

Por fim, os membros do Colégio Territorial fizeram algumas perguntas ao bispo sobre a eclesialidade, o verdadeiro encontro com Cristo e os desafios que temos pela frente. Dom Joel compartilhou como deve ser, na prática, a integração com as diretrizes do documento nº 109 e o papel dos movimentos dentro da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

“Organizar, estimular e ajudar a formar pequenas comunidades. Acima de tudo, os movimentos devem acelerar o processo missionário. De modo muito especial, ir àqueles locais e ambientes onde não há a presença da Igreja, onde Jesus Cristo não é conhecido. O importante é a pertença eclesial e não a territorialidade geográfica”, concluiu.

Para assistir ao bate-papo na íntegra, acesse:

Webinar - Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil
Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here