Nova forma de governo da Federação Regnum Christi: colégio diretivo territorial do Brasil se reúne pela primeira vez

0
728

Os Estatutos da Federação Regnum Christi, que entraram em vigor no dia 15 de setembro e foram aprovados em junho deste ano pela Santa Sé, indicam que o Regnum Christi é governado colegialmente entre os Legionários de Cristo, as Consagradas, os Leigos Consagrados e conta com o voto consultivo dos leigos, que se associam individualmente à Federação. Os documentos em português serão divulgados em breve! 

No dia 27 de setembro, o colégio diretivo territorial do Brasil se reuniu pela primeira vez, em São Paulo. O colégio é a nova forma de governo e substitui o comitê territorial. Veja aqui a nomeação dos membros que farão parte do colégio.

No Brasil, o colégio está composto por: Pe. Cleomar Ferronato, LC, diretor territorial dos Legionários de Cristo, Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas e seus conselheiros: Pe. André Delvaux, LC, e a consagrada Elisa Ruiz. Participam com voto consultivo os leigos: Luiz Flávio Azevedo e Cláudia Pirri, de São Paulo. Não há leigos consagrados no colégio diretivo por não haver comunidades dessa vocação no Brasil.

A nomeação dos leigos que participarão do colégio e da plenária territorial com voto consultivo foi uma das primeiras decisões tomadas pelo colégio diretivo, em conformidade com o artigo 2 dos Estatutos da Federação Regnum Christi (o colégio diretivo geral e territorial) e artigo 2 do Regulamento dos Fiéis Associados à Federação Regnum Christi (eleição e colaboração dos leigos com o colégio diretivo geral e territorial). Conheça, ao final da notícia, quem são esses leigos.

Os leigos do colégio diretivo e da plenária territorial do Brasil foram escolhidos após consulta aos diretores e coordenadores locais de apostolado e aos leigos presentes na reunião da plenária territorial que aconteceu no dia 30 de agosto.

Veja todas as nomeações que foram feitas para o funcionamento da Federação Regnum Christi no território do Brasil: 

– Colégio diretivo (que se reunirá, ao menos, uma vez por mês): Pe. Cleomar Ferronato, LC, Elena Bartolomé, Pe. André Delvaux, LC, Elisa Ruiz

– Presidente: Pe. Cleomar Ferronato, LC

– Vice-presidente: Elena Bartolomé

– Responsável Executivo: Pe. André Delvaux, LC

– Secretário territorial da Federação: Pe. Rafael Kizimia, LC

– Leigos que participam do colégio diretivo:  Cláudia Pirri e Luiz Flávio Azevedo e

– Participantes da plenária territorial (que se reunirá, ao menos, uma vez por ano):
Além dos membros do colégio diretivo territorial, fazem parte da reunião da plenária territorial os conselhos completos dos Legionários de Cristo e das Consagradas, o leigo consagrado Ignácio Vivar (Brasília) e os leigos Alexandre Cavalcanti (Brasília) e Gisele Gonçalves (Rio de Janeiro)

– Equipes de Trabalho que ajudam o colégio no cumprimento de suas funções:

Administrador territorial da Federação: Pe. Esteban Zamúdio, LC

Área de Comunicação: Amandda Souza

Área de Formação: Kate O’Connor e Cristoffer Albieri

Área de Apostolado:  Pe. Rafael Kizimia, LC

Conheça os quatro leigos que farão parte do colégio diretivo territorial e da plenária territorial

Cláudia Pirri, seção de adultos, São Paulo

Casada há 36 anos, tem três filhos e um neto. É de Minas Gerais, mas mora em São Paulo. Tem 58 anos e é formada em administração de empresas. Conheceu o Regnum Christi através de seus filhos. É membro do RC desde 2006. Trabalhou na Rede Missão como promotora de clubes feminino de São Paulo e na equipe diretiva do apostolado Virgem Peregrina da Família. Foi responsável de equipe e membro do ICAFE da seção de Senhoras de SP. Foi uma das fundadoras do apostolado Sonhando em Família, onde é diretora desde 2011. Foi membro do Comitê Territorial desde 2014, ajudou na organização das convenções territoriais e recentemente, no II Encontro Nacional de Formadores.
Acaba de ser nomeada membro do colégio diretivo territorial.

Luiz Flávio Azevedo, seção de adultos, São Paulo

Casado há quatro anos, é do Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo. Tem 30 anos e é engenheiro. Conheceu o Regnum Christi através de sua irmã, que hoje já se encontra no descanso do Pai. É membro do Regnum Christi desde 2005. Foi coordenador e diretor do Sonhar Acordado, responsável de equipe e assistente da seção de jovens, foi responsável pela Juventude Missionária e também do ECyD. Foi colaborador em 2009, em São Paulo. Participou do Cursilho de Formadores em Roma. Em 2010, ajudou na organização do Encontro Juventude e Família do Rio de Janeiro. Fez parte da Comissão Central de Revisão dos Estatutos e foi membro do comitê territorial do Regnum Christi. Acaba de ser nomeado membro do colégio diretivo territorial.

Gisele Gonçalves, seção de jovens, Rio de Janeiro

Gisele tem 26 anos, é pedagoga, trabalha no Colégio Everest do Rio de Janeiro e conheceu o Regnum Christi em 2009, durante as missões do feriado de Aparecida. Desde 2012 é aderida ao Regnum Christi e, em 2013, começou a participar da Juventude Missionária Feminina, apostolado que coordenou também. Foi responsável de equipe de 2015 a 2017. Entre 2017 e 2018, foi colaboradora em Brasília. Hoje é diretora da seção de senhoritas do Rio de Janeiro e faz parte da equipe nacional de formação do Sonhar Acordado.

Alexandre Cavalcanti, seção de adultos, Brasília

Alexandre é casado e tem 4 filhas. Tem 44 anos e se formou em administração de empresas. Faz parte da seção de senhores e conheceu o Regnum Christi em 2002, por meio de sua esposa. É membro do Regnum Christi desde 2003. Ajudou na fundação da seção de senhores e participou das primeiras missões de Família Missionária de Brasília, em 2004. Ajudou na organização do Encontro Juventude e Família de Brasília, em 2008.  É responsável de uma equipe desde 2003 e assistente da seção de senhores há 10 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here