Federação Regnum Christi e seus Estatutos são aprovados pela Santa Sé

0
1149

Comunicado sobre a aprovação da Federação Regnum Christi e de seus Estatutos:

Aos membros do Regnum Christi

Muito estimados em Cristo,

Com grande alegria escrevemos esta carta para vos comunicar que, no dia de 11 de junho, recebemos por parte da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA),  o decreto de ereção da Federação Regnum Christi e a aprovação de seus Estatutos. A carta e o decreto, que anexamos, trazem a data de 31 de maio, festa da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, e com ela, entoamos o nosso Magnificat. Agradecemos a Deus por tudo o que Ele fez por nós e a Igreja por sua orientação certeira por meio do Dicastério da Santa Sé e do Assistente Pontifício que nos designou, na pessoa do Padre Gianfranco Ghirlanda, S.J.

Com esta aprovação, se encerra uma etapa importante de nossa história. Nestes anos temos buscado compreender mais profundamente a identidade do Regnum Christi para poder encontrar uma estrutura canônica que ajude a custodiar o espírito e viver a missão que brotam do nosso carisma. A aprovação pontifícia da Federação Regnum Christi é uma confirmação do discernimento que fizemos entre todos, e dos Estatutos como um instrumento válido para dar continuidade e uma nova projeção ao plano de Deus para nossa família espiritual.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer também aos milhares de membros do Regnum Christi que, de acordo com suas diversas vocações e como expressão de sua corresponsabilidade, contribuíram com suas orações, ideias e iniciativas para fazer possível o que hoje recebemos. O caminho tem sido um desafio, às vezes com dificuldades e tensões, mas deu como fruto este passo que não é uma realização pessoal de alguém, mas o esforço conjunto entre todos, buscando ser dóceis ao Espírito Santo.

Como podem ver no texto definitivo dos Estatutos que anexamos, as mudanças traduzidas por indicação da CIVCSVA se referem principalmente à terminologia técnica (no texto estatutário, o termo “ramos da Federação” foi substituído por “instituições federadas”) e a simplificação das regras sobre o governo, passando os números sobre a articulação do governo territorial e local a outro código legislativo da Federação, sem retirar sua validade. Além disso, alguns números foram ajustados para assegurar que a seção “A autoridade na federação” respeite plenamente todas as competências canônicas que são próprias das instituições que se federam. Finalmente, em relação à extensão da seção “Os fundamentos espirituais da Federação Regnum Christi”, a CIVCSVA aprovou manter os números 6 a 26, tal como haviam sido votados pelas Assembleias e pelo Capítulo Geral, em dezembro de 2018.

Depois de ter consultado o secretário da CIVCSVA, decidimos fixar o próximo dia 15 de setembro de 2019 como a data para a entrada em vigor dos Estatutos da Federação Regnum Christi. Nas próximas semanas, continuaremos preparando a constituição dos novos órgãos de governo e suas equipes de trabalho. Além disso, elaboraremos o Regulamento Geral da Federação Regnum Christi, que recolherá os números das instâncias territoriais e locais, segundo os textos aprovados em dezembro, outras normas de aplicação e materiais de apoio para compreensão e divulgação dos Estatutos.

O Regulamento dos fiéis associados ao Regnum Christi, aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária de 2018, também entrará em vigor a partir de 15 de setembro de 2019, com os devidos ajustes de redação, segundo a versão definitiva dos Estatutos. Anexamos também este regulamento à nossa carta para que possa servir como texto de estudo e para ser usado nas atividades formativas dos territórios.

Unimo-nos à esperança que o bispo José Rodríguez Carballo, O.F.M., expressa em sua carta, e peçamos a Deus que esta “nova estrutura de comunhão contribua para promover e aprofundar o carisma comum e a favorecer a colaboração” em vista da missão que a Igreja nos confiou. Convidamos a todos a celebrar a próxima Solenidade do Sagrado Coração (sexta-feira, 28 de junho de 2019) em ação de graças pela constituição da Federação Regnum Christi e pela aprovação de seus Estatutos. Por ocasião da solenidade de Cristo Rei, no próximo 24 de novembro de 2019, em todas as localidades renovaremos espiritualmente nossa pertença ao Regnum Christi e nosso compromisso por “tornar presente o Reino de Cristo no coração dos homens e na sociedade” (EFRC 7).

Cristo Rei nosso, Venha a Nós o Vosso Reino!

Eduardo Robles-Gil, L.C.

Diretor geral da Congregação dos Legionários de Cristo

Gloria Rodríguez Díaz

Diretora geral da Sociedade de Vida Apostólica Consagradas do

Regnum Christi

Jorge López González

Diretor geral da Sociedade de Vida Apostólica Leigos Consagrados do Regnum Christi

Anexos:

Carta original em espanhol 

Decreto de ereção da Federação Regnum Christi e aprovação de seus Estatutos

Carta do Bispo José Rodríguez Carballo, O.F.M., Secretário da CIVCSVA

Texto aprovado dos Estatutos da Federação Regnum Christi

Texto do Regulamento dos fiéis associados do Regnum Christi

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here