“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia” – Entrevista com o Pe. André Delvaux, LC

0
1848

Entrevista com o Pe. André Delvaux, LC, novo Diretor Territorial dos Legionários de Cristo e Presidente do Colégio Diretivo do Regnum Christi

No dia 15 de junho, o Pe. André Delvaux, LC assumiu o posto de Diretor Territorial dos Legionários de Cristo do Brasil e a presidência do Colégio Diretivo do Regnum Christi. Naquele mesmo, dia o padre celebrou a Santa Missa com sua nova comunidade de São Paulo, colocando nas mãos de Deus a nova missão que lhe foi confiada.

“Quero colaborar com a graça de Deus e com cada Legionário de Cristo e membro do Regnum Christi em sua missão. O que quer que o Senhor nos mande fazer, faremos juntos. Onde quer que o Senhor nos mande ir, iremos juntos. Contem comigo, contem com minhas orações”.

Primeira missa do Pe. André como Diretor Territorial dos Legionários de Cristo

O Pe. André Delvaux, LC substitui o Pe. Cleomar Ferronato, LC que foi o Diretor Territorial do Regnum Christi e dos Legionários de Cristo por seis anos e, agora, irá trabalhar com a seção de senhoras de São Paulo e no Instituto Católico de Liderança.

Entrevistamos o novo diretor Diretor Territorial. Ele respondeu algumas perguntas e compartilhou suas expectativas. Veja foi como:

1- Qual foi sua reação ao saber que tinha sido escolhido para ser diretor territorial? Quem lhe deu a notícia?

Foi o Pe. John Connor, LC (atual Diretor Geral da LC) quem me deu a notícia. Ligou-me para avisar. Como sabem, eu aceitei. Como religioso, entendo que não havia outra resposta aceitável, pois não tinha uma razão importante para recusar.

2- O senhor tem usado muito a palavra esperança, como na última entrevista e até mesmo, em uma carta enviada aos legionários. De onde vem essa confiança?

Não foi algo premeditado. É algo que sinto que o Senhor tem colocado em meu coração. A esperança é um dom de Deus e temos que pedi-la insistentemente. Especialmente, nesses últimos tempos, não tem sido fácil viver com esperança. Nossa missão como sacerdotes, como pastores, tem sido e tem que ser, agora e sempre, semear a esperança, pois sabemos que Deus é fiel, cremos que o Senhor ressuscitou, e que Ele sempre triunfa.

Mas, claro: uma coisa é saber; outra, é dizer; e outra, ainda, é viver a esperança. E agradeço a Deus por ter me dado a graça de fortalecer minha esperança através de muitas pessoas que me asseguram suas orações e que me falaram da confiança em Deus para enfrentar esta missão. Quando, em alguns momentos, senti que a responsabilidade seria grande demais, essas pessoas me recordaram de que Ele nunca nos abandona. Eu tenho acreditado e sentido a necessidade de partilhar isso.

3- Qual é seu sonho para o Regnum Christi no Brasil?

Acho que posso dizer que, no Regnum Christi, aprendi a sonhar grandes sonhos, a sonhar com que muitas, muitas, muitas pessoas conheçam a Cristo e experimentem Seu amor. Isso é tudo o que temos que fazer, e fazê-lo segundo o nosso carisma. Peço a Deus que ajude a todos nós a descobrirmos quais são os Seus sonhos para o Regnum Christi no Brasil, para que os busquemos e os vivamos com um grande amor por Cristo e por nossos irmãos.

4- O senhor foi um membro leigo do RC, como muitos de nós. Hoje, é diretor e presidente do Colégio RC. O que vem à sua cabeça quando pensa em sua trajetória?

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia” (Sl 106). Experimento que os desafios são muito grandes e que a misericórdia de Deus é muito maior. Estes dias tem sido de constante aprendizado: aprender a ter paciência para aprender, humildade para servir, generosidade para me entregar, esperança para me lançar, docilidade para ouvir o Espírito Santo.

Conforta-me saber que muitas pessoas estão rezando por mim, pela Legião e pelo Regnum Christi, e percebo diariamente os frutos dessas orações. Conforta-me também pensar que se Ele me quis aqui – e Ele é o principal interessado em que os membros da Legião e do Regnum Christi sejam santos e santifiquem o mundo –, então vai me conduzir.

5- Qual é o maior desafio que acha que terá?

Ainda não sei. Fazer toda a vontade de Deus será um grande desafio.

6- Qual mensagem deixaria para os leigos do RC, para os Legionários e para as Consagradas e Consagrados?

Muito obrigado pelo carinho, pelo apoio e pelas orações, e também por sua entrega generosa a Cristo na Legião e no Regnum Christi. O Senhor nos confiou uma linda e árdua missão. Que Ele nos conceda vivê-la sempre com zelo e esperança, e com todas as graças necessárias para que sejamos no mundo autênticos apóstolos do Reino e levemos muitas pessoas ao encontro com Jesus Cristo.

——

Conheça o Pe. André Delvaux, LC:

Nascido no dia 21 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro, ele é membro do Regnum Christi desde 1997. Entrou na Legião de Cristo em 2002 e foi ordenado sacerdote no dia 15 de dezembro de 2012, em Roma. Desse ano até 2014, foi vice-reitor do noviciado e Centro Vocacional de São Paulo. De 2014 a 2017, foi instrutor de noviços. Foi Coordenador Local de Apostolado de São José dos Campos/SP e do Rio de Janeiro. Em setembro de 2017, assumiu o cargo de Delegado Territorial para o Apostolado e, depois, o de Responsável Executivo do Regnum Christi. Também era conselheiro da Legião de Cristo. Atualmente, é Diretor Territorial dos Legionários de Cristo no Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here