Os pilares do Regnum Christi: Cursilho local da Seção Adulta Feminina de Brasília

0
422

De 14 a 16 de junho, Brasília realizou o Cursilho local da Seção Adulta Feminina (senhoras) com o tema “Os pilares do Regnum Christi”, no Centro de Convenções Israel Pinheiro. Foram dias para se aprofundar mais na vocação ao Regnum Christi, renovar a fé e o compromisso com Cristo, ter momentos de oração e de integração com a seção.

 

Ao todo, 36 senhoras participaram da atividade. A atividade foi organizada pela senhora Priscila Alvim, responsável pela integração do ICAFE, com o apoio da assistente de seção Romi Adriani e das senhoras Cristina Giacomelli, Lígia Mendes e Vera Lúcia, sob a guia do Diretor da Seção Adulta Feminina, Pe. Owvaldo Verdín, LC., do Pe. Ignácio Daruich, LC., e da consagrada Estela Ramos. O Pe. José María Rodríguez, LC, que trabalha no Rio de Janeiro, foi o responsável pelas palestras, além do delegado para o apostolado no Brasil, Pe. André Delvaux, LC., que também esteve presente.

O primeiro dia começou com a Santa Missa e uma palestra introdutória ministrada pelo Pe. José Maria, LC., que está há 20 anos no Brasil, com o tema “O Carisma do Regnum Christi: história, movimentos na Igreja, elementos do carisma”, na qual contou a história do movimento no Brasil, a providência divina e falou do chamado e protagonismo dos leigos no Regnum Chriti. “Estamos aqui por um projeto de vida, Deus nos chama e nem imaginamos as graças que iremos colher. Precisamos de leigos comprometidos para evangelizar o mundo contemporâneo”, disse.

 

No sábado pela manhã, os temas foram a “Formação Integral: Vocação, discernimento, direção espiritual e áreas da formação (espiritual, humana, intelectual e apostólica) e a “Vida Espiritual do membro do Regnum Christi”, ministradas pelos padres José Maria, LC. e André Delvaux, LC., respectivamente.

“Precisamos estar em discernimento constante para descobrir o que Deus quer, como mulher, esposa, profissional e membro do Regnum Christi. Para responder ao chamado de Deus é preciso ser reflexiva e orante, se formar integralmente”, disse o Pe. José Maria, LC.

 

Pela tarde, os temas foram “Dimensões da vida no Regnum Christi, equipe, ICAFE, como vida e não como organização” e “Princípios de ações apostólicas do Regnum Christi” e também teve um momento de partilha com o Pe. André Delvaux, LC., sobre a o processo de Revisão dos Estatutos, a aprovação da Federação Regnum na última semana e missão do movimento, no qual as senhoras tiveram a oportunidades de esclarecer dúvidas, entender a nova configuração canônica e a missão do leigo como corresponsável da missão e do carisma dentro do Regnum Christi.

 

O dia terminou com a oração do Terço e um momento de adoração, seguido pelo filme São Paulo, Apóstolo de Cristo, que mostra como Paulo foi perseguido, mas se entregou a Cristo e a Igreja para combater o bom combate e guardar a fé.

 

No domingo, a palestra final foi sobre “A missão do movimento: o apostolado nas áreas: evangelização, família, educação e ação social”, com o Pe. José María, LC. “A missão do cristão é ser luz de Cristo para o mundo em todas as áreas. Somos apóstolos, enviados por Cristos. Não podemos desistir das pessoas, dos apostolados Devemos ser leigos que precisam ter alma e selo de apóstolos, a exemplo do filme de São Paulo”, concluiu o padre.

Testemunhos

No Cursilho, havia senhoras de várias gerações. Para a Dona Lia Furtado, uma das fundadoras do movimento em Brasília, que ajudou na construção da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e membro desde 1994, a experiência é sempre renovadora. “Cada cursilho e atividade eu aprendo algo novo, bebo da fonte da água viva. O que mais me admira é a oportunidade que temos de aprender com os padres e as consagradas e família que é esse movimento”, disse.

Para Luciana Wielewski, jovem senhora que participa do movimento há um ano e meio e está se preparando para se aderir em breve, as atividades voltadas para a formação e para as famílias como um todo são as que mais a motivam. Este foi o seu primeiro cursilho. “Conhecemos várias realidades da Igreja Católica, mas cada vez tenho mais certeza de que estou no lugar certo, estou apaixonada pelo Regnum Christi, pela formação integral, por minha família fazer parte. Minha filha mais velha já participa da Clube Net e sei que ela poderá crescer dentro do movimento. Sinto que estamos no lugar que Deus pensou para nós”, contou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here