Formadores chamados da inspirar, guiar e formar

0
296

Neste final de semana aconteceu o II Encontro Nacional de Formadores, em Jundiaí/SP, que reuniu cerca de 122 participantes, entre leigos de todas as localidades do Brasil, Legionários de Cristo e consagradas. Com o tema “Horizontes do Regnum Christi no Brasil”, os formadores tiveram momentos formativos, espirituais, de convivência e de partilha sobre suas localidades.

O encontro iniciou na sexta-feira (6) com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Cleomar Ferronato, L.C., que, com base no Evangelho, motivou todos a acolherem o novo momento que o RC inicia, inspirados por Cristo que indica que o “vinho novo deve ser colocado em odres novos.”, relembrando a espiritualidade Cristocêntrica do Regnum Christi. “Cristo dá sentido a tudo e é a razão para estarmos aqui”, disse.

Logo após, Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, deu um panorama dos últimos anos, apresentou o perfil do formador do movimento e convidou a cada um a descobrir o dom de Deus em si.

 

Pe. André Devaulx, L.C, delegado para o apostolado no Brasil, conduziu a palestra introdutória com o tema “Todos discípulos missionários – um novo protagonismo”, convidando a todos a descobrirem juntos a vontade de Deus para o Regnum Christi no Brasil e citando a definição de formador que há nos Estatutos da Federação. Depois, Claudia Pirri, membro do Comitê Territorial, motivou os participantes a serem “Igreja em saída” e a transmitirem a experiência do encontro aos demais membros das localidades que não puderam estar presentes.

Sinais do tempo

No sábado (7), pela manhã, após as orações, os participaram tiveram uma palestra realizada pelo Prof. Francisco Borba Neto que conduziu-os sob o tema “Saber reconhecer o tempo presente”. O Prof. Borba refletiu sobre as formas através  das quais Deus tem se comunicado através da história, motivando-nos a persistir no chamado além das conjunturas principais do nosso tempo.

Formadores: chamados da inspirar, guiar e formar

No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Chamados a inspirar, guiar e formar”, apresentando cinco dimensões para os formadores do movimento:
protagonismo do leigo, escuta, formação, acompanhamento e dons a serviço dos outros. Participaram dessa atividade: Amandda Souza, membro de Brasília, Luisa Almeida e Elena Bartolomé, consagradas, e os padres Fábio Guedes, LC e Patrick Walsh, LC. Após uma rápida exposição dessas dimensões, houve uma rodada de perguntas e o tema do acompanhamento e da direção espiritual foram os mais destacados, tanto do formador em relação com seus diretores de seção, quanto em relação aos membros que acompanha, nas equipes e nos apostolados.

Após esse momento, os membros se dividiram por localidades e seções (jovens e adultos) para refletirem os sinais dos tempos nos diversos âmbitos da vida, seja vida paroquial, particular e no movimento, localidade e seções. Foi um momento de partilha, testemunho e também de fazer um diagnóstico do RC em suas cidades e analisar as circunstâncias que existem para que possam cumprir sua missão.

Live: a Implementação da Federação RC

No próximo dia 15/9 a Federação e os seus Estatutos entram em vigor e, para explicar como será essa nova fase, realizou-se uma live direto do Encontro Nacional de Formadores, transmitida através da página do Regnum Christi no Facebook para todo o território, a fim de esclarecer as dúvidas sobre a nova forma de governo e demais mudanças com essa configuração canônica. Participaram deste momento: Pe Cleomar Ferronato, LC, e Elena Bartolomé, seus conselheiros, Pe. André Delvaux, LC, e Elisa Ruiz, e os membros leigos do Comitê Territorial, Cláudia Pirri e Luiz Flávio Azevedo. Cada um realizou uma breve explicação sobre o tema e, depois, os participantes presentes e quem acompanhava a transmissão ao vivo realizaram perguntas para sanar dúvidas.

Temas como o novo governo colegiado, composto pelos dois diretores territoriais, a participação do leigo com voto consultivo no governo, a corresponsabilidade e a complementariedade das vocações do RC, o carisma e a missão do Regnum Christi, entre outros, foram abordados. O conteúdo completo da transmissão será divulgado em breve.

O dia terminou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. André Devaulx,LC. Depois, todos os participantes tiveram um momento descontraído de partilhas, conversas e cantos que encerrou a noite com muita alegria.

O domingo de adesões e de esperança

O último dia começou com mais uma rodada de partilha sobre as localidades. Brunna Amaral, da localidade de Valinhos/SP, agradeceu o dom da vocação de cada membro do Regnum Christi e emocionou a todos.

 

 

Kate O’Connor, consagrada responsável pelo encontro, fez algumas conclusões motivando a todos no retorno para suas localidades e agradeceu a todos que fizeram parte diretamente da organização do ENF.

Na missa de encerramento houve duas novas adesões, Matheus Muniz, de Brasília e Letícia Tomio, Curitiba. Confira a experiência deles e de outros participantes:

Matheus Muniz, localidade de Brasília, recém-aderido: “Minha adesão foi um chamado de Deus e conhecer o Regnum Christi foi um encontro com Ele. Todo o carisma, apostolados e obras me acolheram maravilhosamente nessa Família RC. O ENF foi uma oportunidade de conhecer o RC como um todo no Brasil e vê como as formações estavam alinhadas com as necessidades de cada localidade. Me chamou muita atenção a alegria do encontro de todos como uma família mesmo, que cuida, zela e acolhe a todos! Volto renovado, mais formado e com desejo de aumentar a família e espalhar esse carisma para mais e mais pessoas”.

Letícia Tomio Conte, localidade de Curitiba, recém-aderida: “A primeira coisa que posso mencionar sobre este final de semana é a riqueza que me proporcionou em crescimento pessoal e espiritual. Me impressiona notar a grandeza do Espírito Santo, que se revelou dos menores aos mais esperados momentos, em especial no encontro entre os membros, nos olhares de alegria e instantes de oração. Foram diversas experiências que reforçaram quão adequada foi opção que fiz de adesão ao RC. Fazer parte da família Regnum Christi me encanta, pois é uma dádiva dividir a caminhada nesta vida com pessoas que compartilham o carisma, o amor a Cristo, e têm uma incessante busca pela santidade, na qual quero crescer”.

Marly Ronchi Pereira, localidade de Joinville: O encontro para mim foi um momento de uma grande renovação espiritual e ao meu chamado ao Regnum Christi especialmente minha missão no mundo atual como uma católica cristã de verdade. Levo para minha localidade, um novo ânimo, desejo e planos de levar a cada membro esta experiência de amor a Jesus, à Igreja e à missão através do RC. A palavra que levo é a corresponsabilidade. Renovar a consciência de que realmente “cabe a mim, depende de mim”. Nós, leigos, não podemos esperar que pelos legionários ou consagradas. Devemos estar muito atentos ao que o Espírito Santo vai nos falando pelo caminho, através da oração-escuta. Nosso chamado a ser contemplativos”.

Bianca de Mattos, consagrada que trabalha em Curitiba: Há algum tempo que sentíamos a necessidade no Brasil de voltar a reunir os formadores das nossas seções num momento de renovação como também de atualização frente à nova configuração do Regnum Christi como Federação. O ENF respondeu a esse desejo e expectativa e ofereceu meios formativos e de reflexão para nutrir nossos formadores e capacitá-los para a entrega em suas próprias localidades. O tema do nosso Encontro Nacional de Formadores foi “Horizontes do Regnum Christi no Brasil” e o exercício de discernir os sinais dos tempos desse horizonte foi importante para identificar fortalezas, oportunidades, assim como debilidades e ameaças do nosso contexto. Por fim, acredito que o principal desafio no entanto é sermos, cada um de nós, os formadores, verdadeiro sinal de Deus no nosso entorno e realidade”.

Juliana Toscano, localidade de Recife:  “Participar do ENF foi encontrar respostas inesperadas, daquelas bem generosas que você tem certeza que vem de Deus. Foi rico, motivador, e mais do que nunca, essencialmente renovador. No sentido de relembrar o que me trouxe ao RC, qual o sentido não só da minha vida apostólica, mas de que em tudo o que eu faço, Cristo está no Centro. E se eu vivo isso, não tem como não me entregar dentro do movimento. O ENF foi o canal de respostas por tanto tempo esperadas. Agradeço ao Regnum Christi, por salvar minha vida todo dia e me levar a ao encontro do Cristo, sabendo que “Cabe a mim e de mim depende” que as palavras de Nosso Senhor não se percam! Volto pra casa com o coração transbordando de amor e de gratidão, com a certeza que o Regnum está em movimento e que esse momento é nosso!”

Pe Daniel Hinestroza, LC, que trabalha em Brasília: “Foi inspirador. Descobrir que meu próprio conhecimento e minha experiência de Cristo se enriquece com a experiência de todos os estilos de vida da nossa família carismática. A formação dos formadores é a coluna vertebral da nossa dimensão evangelizadora. Investir nos seus formadores garante ao movimento a perseverança vigorosa e renovada do seu carisma. É através dos formadores que o Regnum Christi multiplicará o convite de Cristo a ir para “águas mais profundas” na experiência do Seu amor e Sua missão.”

Helora Skinner, localidade do Rio de Janeiro: “Foi uma nova experiência que me proporcionou compartilhar a realidade da minha localidade com outras pessoas do Regnum Christi Brasil e pude compreender a realidade de outras localidades também. É sempre muito bom estar em família e conseguir trocar ideias e experiências, poder compartilhar esse carisma do Regnum Christi é maravilhoso. Pude ver os desafios que não são só no Rio de Janeiro, mas também em outras partes do Brasil. O ENF também me ajudou a enxergar com outra visão a minha localidade, os pontos positivos e os pontos que devemos melhorar daqui para frente. Volto com muitas expectativas e ideias para a seção que cresce cada vez mais e para o apostolado que participo, novas ideias de organização, planejamento e acompanhamento, rezando e deixando a graça de Deus agir em seu devido tempo”.

As fotos do encontro poderão ser encontradas no drive do RC Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here