Horizontes do RC no Brasil: II Encontro Nacional de Formadores tem início nessa sexta-feira

0
461

Nessa sexta-feira (6), começa o II Encontro Nacional de Formadores, em Jundiaí/SP, que reunirá 100 membros leigos de todas as localidades do Brasil – convidados pessoalmente pelos diretores de suas seções, além de 12 Legionários de Cristo e oito consagradas. O tema do encontro será: “Horizontes do Regnum Christi no Brasil” e todos estarão reunidos até o domingo (8). 

“Os formadores são membros que colaboram na direção da seção e na formação de seus membros” (n°36 do Regulamento dos Fiéis Associados).

Há quatro anos não havia encontros nacionais de formação para os formadores. O I ENF aconteceu em 2015, no Rio de Janeiro. Para o delegado de apostolado no Brasil e um dos responsáveis pelo ENF, Pe. André Delvaux, LC, voltar a ter atividades de formação é uma resposta a um desejo de todos membros do RC e um passo primordial para a missão do RC no Brasil. A seguir, acompanhe entrevista completa com o Pe. André Delvaux, LC, delegado para o apostolado no Brasil, sobre o encontro, o papel do formador e sua missão!

1- Qual a importância desse ENF no momento que o RC tem vivido?

[Pe. André Delvaux] É um aspecto essencial de nossa metodologia apostólica e da vida de nossas seções: a formação de formadores. É um desejo e uma necessidade do território, das localidades, das seções que nossos formadores estejam formados para e entusiasmados com a missão. Sentimos que nos últimos anos, por várias e justificadas circunstâncias, não investimos o tempo e os esforços necessários na formação e projeção desses membros, que são os pilares do Movimento.

Em 2015, sabíamos que todos precisavam de um encontro desse gênero, mas quem estava mais em condições de se lançar era a localidade do Rio de Janeiro. Somos muito gratos aos membros que acreditaram na ideia e organizaram um ótimo encontro, com muitos frutos para o território, e do qual todos guardam boas lembranças.

2- Qual é objetivo do ENF de 2019? 

[AD] Os principais objetivos do ENF são: Conhecer os nossos formadores e ajudá-los a compreender melhor sua identidade e missão; entender melhor as necessidades e inquietações de formadores e oferecer ajuda respectiva; dar ferramentas para que formadores ajudem os diretores de seção em corresponsabilidade no que diz respeito à missão do RC, planejamento, acompanhamento dos membros, formação

3- O que senhor espera desse encontro e dos participantes? 

[AD] Queremos que o Movimento seja o que tem que ser neste país, que cumpra com sua missão dentro da Igreja brasileira. Os formadores desempenham um papel fundamental nessa missão. Espero, portanto, que tenhamos consciência e nos animemos com essa missão, e vejamos de forma mais clara, o caminho que devemos tomar e os passos que devemos dar para realizá-la.

4- Quem são os formadores e qual o papel deles em suas seções? 

[AD] Assim define o novo estatuto do RC: Os formadores são membros que colaboram na seção ou na sua direção e na formação de seus membros. Se dedicam principalmente à direção espiritual, à pregação, a atividades formativas, a direção de equipes ou grupos, ou à direção de atividades apostólicas.

5- Como viver esse encontro?

[AD] Dada a importância desse evento, diria que: com oração e corresponsabilidade, para que estejamos comprometidos plenamente com Cristo no movimento, segundo Seu plano para nós e para o Regnum Christi.

6- Algum comentário para motivar aos que ainda não estarão no ENF?

[AD] Parafraseando Santa Catarina de Sena: “se fordes o que deveis ser, incendiareis o mundo”. O encontro nos ajudará a continuar construindo o Movimento no Brasil, para que seja o que tem que ser e realize sua missão evangelizadora a serviço da Igreja.Essa missão é de todos nós, membros do Regnum Christi. Também gostaria de convidar a todos para assistirem a live que realizemos diretamente do encontro, no sábado, 07 de setembro, às 17h30, através da página do Regnum Christi Brasil no Facebook. Iremos explicar como irá funcionar a Federação RC – que entra em vigor no próximo dia 15/09 – e tirar todas as dúvidas sobre o processo que vivemos! Não percam!

Sobre o padre André Delvaux, LC

Nascido em 21 de setembro de 1975, no Rio de Janeiro, Pe. André é membro do Movimento Regnum Christi desde 1997. Entrou na Legião de Cristo em 2002 e foi ordenado sacerdote a 15 de dezembro de 2012. Desse ano até 2014 foi vice-reitor do noviciado e centro vocacional de São Paulo. De 2014 a 2017, foi instrutor de noviços. Desde 2013, também foi Coordenador Local de Apostolado de São José dos Campos/SP. Em setembro de 2017, assumiu o cargo de delegado territorial para o apostolado e hoje também é o Coordenador Local de Apostolado do Rio de Janeiro, sua cidade natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here