Jovens do Regnum Christi fazem retiro em silêncio durante o Carnaval em Arujá, Brasília e Curitiba

0
1626

Já é uma tradição no Regnum Christi que, durante o período de carnaval, se realize Exercícios Espirituais para jovens de todo o país. Este ano, teve retiro em silêncio em três localidades: Arujá/SP, Brasília/DF e Curitiba/PR.

Os exercícios espirituais têm a finalidade de ajudar os jovens a ter um encontro de maior intimidade com Deus, na busca de um crescimento espiritual e orientação da vida pessoal. E isso acontece em um ambiente de silêncio que favorece a escuta da voz de Deus, além de outros meios como as meditações, a via-sacra, terço, palestras, adorações, os sacramentos e da direção espiritual. Ao final, todos renovam as promessas batismais na missa de encerramento.

Em Arujá/SP, os Exercícios Espirituais aconteceram de 12 a 16 de fevereiro, e contaram com a presença de 20 jovens, entre vocacionados e membros do Regnum Christi de diversas localidades. O pregador foi o Pe. Danilo Stradiotto, LC e o Pe. Mairon Gavilck, LC, apoiou como auxiliar.

Em Brasília, o retiro foi misto e teve 29 participantes, entre jovens e senhoritas. Os pregadores foram o Pe. Angelo Senchuke, LC e Ignacio Vivar, Leigo Consagrado do Regnum Christi. Na missa final dos Exercícios, houve a associação de um jovem à Federação Regnum Christi. O tema foi “Tu és meu Filho muito amado”!

Em Curitiba, a Seção de Jovens também realizou Exercícios Espirituais misto, com o tema: “Renovai-me o espírito de firmeza” (Sl. 50,12). Os exercícios tiveram como foco a ação do Espírito Santo na História da Igreja e sua participação no plano de Salvação. As meditações foram conduzidas pelo Pe. Daniel Hinestroza, LC; e, as palestras, ministradas pela Consagrada Sandra Vargas.  O retiro também teve a presença do Pe. Felipe Necco, LC, diretor da Seção de Jovens, que auxiliou atendendo em confissão e direção espiritual. Ao todo, o retiro na capital paranaense contou com a participação de 11 senhoritas e 6 jovens, das localidades de Curitiba (10), Brasília (3), Rio de Janeiro (3) e Rio Grande do Sul (1).

Veja alguns testemunhos dos jovens:

Fernanda Vitorino – membro da Seção de Senhoritas de Brasília/DF – “’Entregar tudo’. Para mim, essa foi a grande lição dos Exercícios Epirituais de Carnaval de 2021. Claro, tudo já é Dele, mas percebi o verdadeiro sentido dessa entrega, que pode ser feita a cada instante, recordar que nada é meu. Sem dúvida, Deus me deu luzes para segui-lo com passos mais firmes e entregues a sua bondade. Foi um encontro comigo, uma espécie de reconciliação com o meu passado, reconhecer a sua presença em cada instante da minha vida e dar graças por Ele ter me conduzido até Curitiba, para ter esse momento tão especial com Ele, meu querido amigo Jesus. Cheguei aberta e disposta a ouvir, mas só compreendi verdadeiramente a resposta instantes antes da missa final, que trouxe o verdadeiro sentido para tudo em minha vida. Levo algumas das atividades dos Exercícios para o meu cotidiano. E busco dar testemunho onde eu estiver, para que muitos possam reconhecer Seu amor”.

Leandro Pszybylski – membro da Seção de Jovens de Curitiba – “Os Exercícios Espirituais são como um adubo para nossa fé e nossa rotina de oração. O silêncio e a meditação me ajudaram a perceber como Deus está presente em nosso meio e todos os dias Ele se manifesta através de pequenos gestos”!

Camila Ribeiro, membro da Seção de Senhoritas de Brasília – “Esses foram meus primeiros Exercícios Espirituais e, diante disso, vieram momentos de profunda gratidão a Deus! Dias cheios de Luz, com meditações incríveis, palestras motivadoras e uma natureza contemplativa que nos levava ao Céu! Experiência mais do que necessária para iniciar esse ano fazendo um bom exame de consciência para encontrar a vontade de Deus em nossas vidas”!

Breno Megale, de Paraguaçu/MG – “Participar do Exercícios Espirituais foi uma experiência única, pois nestes dias a vivência do silêncio possibilitou uma maior reflexão sobre os mistérios de Deus e permitiu uma maior penetração no mundo interior e que, consequentemente, proporcionou um maior esclarecimento sobre as perguntas essenciais ao homem – ‘quem sou eu? para onde irei? qual a minha missão na terra?’, por exemplo. Sendo assim, adentrando no meu interior, percebi que a vida é dom, e, mesmo nos momentos que me comporto como o filho pródigo, é o amor de Deus que me sustenta: sou amado por Deus. Então, com essa certeza, me perguntei: ‘como não ofertar todo o meu ser ao Bom Deus?’ E, assim, os Exercícios possibilitaram um encontro comigo mesmo e com Deus. Agora, é preciso colocar em prática o que se experimentou e anunciar, com a própria vida, a misericórdia do Senhor”.

Gabriel Maia, membro da Seção de Jovens de São José dos Campos – “Posso dizer que foi um divisor de águas na minha vida espiritual. Quando começou a cair a ficha sobre o silêncio, isso por ser minha primeira experiência com o retiro Inaciano, a princípio, eu achei que seria algo comum de se fazer, mas só quando o tempo foi passando fui vendo o porquê se chamava ‘exercícios espirituais’. Sem dúvidas, foi um carnaval diferente, pude renovar minha amizade com Cristo, vendo que Ele me chama todos os dias a dar passos para um amadurecimento tanto na fé, quanto humanamente. E, por fim, puder tomar consciência novamente, que essa graça de estar na presença de Cristo se dá na simplicidade de apenas deixar nas mãos Dele todo nosso coração”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here