Jovens e adolescentes do Centro Vocacional de Curitiba (apostólica) participam de curso sobre a espiritualidade do Regnum Christi

0
2076
Leigo Consagrado Ignacio Vivar promove curso sobre o RC para os meninos do Centro Vocacional

Há algumas semanas, o Leigo Consagrado do Regnum Christi, Ignacio Vivar, atual Diretor Local do Regnum Christi em Brasília e Diretor da Seção de Jovens da mesma cidade, ministrou um curso sobre “A Espiritualidade do Regnum Christi, Princípios de Ação Apostólica e Apostolados” aos pré-candidatos e aos apostólicos que estão se formando no Centro Vocacional de Curitiba (Apostólica). Nacho, como é conhecido, faz parte de uma comunidade legionária (Brasília), e transmitiu a eles o sentido de família do Regnum Christi.

O Pe. Alejandro Fuentes, LC, Reitor do Centro Vocacional, explica que a presença do Leigo Consagrado neste curso aos jovens e adolescentes da apostólica é um sinal de comunhão no Regnum Christi. “Ele tem um grande conhecimento do Regnum Christi e do ECyD e temos buscado essa troca de experiência com os apostólicos”, disse.

Além disso, o padre comenta sobre o testemunho de uma vocação a vida leiga consagrada – o que pode ajudar a despertar nos jovens, o chamado a essa vocação. “No Centro Vocacional, os adolescentes não estão determinados à vida legionária. Por um lado, é verdade que o fim do Centro Vocacional é esse discernimento, mas, por outro, descobrimos que muitos jovens encontram, no Centro Vocacional, sua plenitude vocacional, que pode ser diocesana, laical… e, por que não leigos consagrados? A espiritualidade do Regnum Christi também é importante para esse processo”.

Perguntado sobre a importância de um curso sobre o RC para os jovens seminaristas, o padre respondeu:

“O Curso teve como objetivo conhecer melhor o Regnum Christi e ter também um parâmetro de discernimento vocacional: ‘creio que é aqui que Deus me chama?’ Ao conhecer e compreender que são parte da família espiritual que é Regnum Christi, também é possível que os pais dos apostólicos e dos pré-candidatos encontrem, no movimento, sua própria vocação. É muito importante que a família também participe desse processo. Esses cursos dentro do Cursinho de Verão do Centro Vocacional também são uma maneira de projetar a nossa missão no apostolado. Ignacio, com a sua experiência, conseguiu transmitir de forma muito alegre, seu entusiasmo apostólico”, conclui o Pe. Alejandro.

Para o Leigo Consagrado, Ignacio Vivar, ministrar, durante uma semana, um curso para a Apostólica foi uma experiência muito rica. “Compartilhar a espiritualidade do RC a jovens seminaristas é uma grande responsabilidade e um presente de Deus. Temos que entender que somos uma grande família carismática. O consagrado está chamado a ser um sinal de comunhão. Agradeço a Deus por essa oportunidade de ajudar a formá-los”, disse.

Sobre o Centro Vocacional 

Aliança com Cristo – ECyD

O Centro Vocacional é uma das obras de apostolado dos Legionários de Cristo e tem como objetivo ajudar a meninos com idades entre 13 e 18 anos a discernirem o chamado de Deus em suas vidas. Dentro do Centro Vocacional existem dois grupos: os apostólicos que são meninos entre 13 e 15 anos, que estão cursando o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e, também, os pré-candidatos, jovens de 16 a 18 anos que cursam o Ensino Médio, no Colégio Everest de Curitiba.

Ao início de cada ano, acontece o Cursinho de Verão (com aqueles meninos que, durante um ano de convivências vocacionais, decidem ingressar no seminário). O cursinho introdutório dura um mês. Neste período, eles aprendem a rezar e conhecem mais sobre a espiritualidade do ECyD. Ao final deste mês, como parte da integração com o ECyD, os que se sentem chamados, fazem sua Aliança com Cristo.

No Centro vocacional, busca-se, além do discernimento vocacional, que os seminaristas vivam uma vida segundo a sua idade, nos campos formativos como formação humana, apostólica, intelectual e, sobretudo, espiritual – baseada na vivência da espiritualidade do ECyD.

Neste ano, seis novos meninos ingressaram no Centro vocacional e fizeram sua Aliança com Cristo. A cerimônia eucarística foi presidida pelo Pe. Cleomar Ferronato, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, e teve como concelebrantes, os Pe. Alejandro Fuentes, LC, Pe. Renan Checa, LC e o Diácono Jonathan Rodrigues, LC, ambos promotores vocacionais. Atualmente, o Centro Vocacional tem nove apostólicos e 10 pré-candidatos.

Para mais informações sobre o Centro Vocacional: 

Pe. Alejandro Fuentes, LC – Reitor do Centro Vocacional
E-mail: afuentes@legionaries.org
Celular: 041 98824-7872

Pe. Renan Checa, LC – Promotor Vocacional
E-mail: rcheca@legionaries.org
Celular: 047 99616-6331

Diácono Jonathan Rodrigues, LC – Promotor Vocacional
E-mail: jrodrigues@legionaries.org
Celular: 041 98837-2692

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here