Jubileu das Consagradas do Regnum Christi – 50 Anos de história e gratidão

0
659
Grupo das consagradas do território do Brasil

No dia 08 de dezembro de 2019 será celebrado o 50º aniversário da consagração das primeiras Consagradas do Regnum Christi, que iniciaram sua história em 1969, no México. Estes meses que antecedem a celebração do Jubileu, serão um tempo de graça, de muita oração, gratidão e renovação, por parte das consagradas e de cada membro do Regnum Christi.

Primeiras consagradas do Regnum Christi: Graciela Magaña, Margarita Estrada, Guadalupe Magaña e Patricia Bannon

Há quase 50 anos, na Capela do Centro Cultural Interamericano de Tlalplan, na Cidade do México, seis mulheres fizeram suas promessas de castidade, pobreza e obediência e, assim, se consagraram a Deus no Movimento Regnum Christi: Guadalupe Magaña, Graciela Magaña, Margarita Estrada, Gualucha Portillo, María Teresa Peláez e Paulette Kneeland. Deste primeiro grupo, continuam consagradas: Guadalupe Magaña, Graciela Magaña e Margarita Estrada, todas de nacionalidade mexicana. E, poucos meses depois, se consagrou em Dublin, Patricia Bannon, de nacionalidade irlandesa.

Lema: “Infundirei meu Espírito em vós para que revivais” (Ez 37,14)

Delegadas da Assembleia Geral Extraordinária das Consagradas do RC durante a entrega do decreto de aprovação da Santa Sé como SVA

Em um ano tão especial, todo o Movimento Regnum Christi está convidado a celebrar e a agradecer a vocação de cada consagrada. “Infundirei meu Espírito em vós para que revivais” (Ez 37,14) foi o lema escolhido para a celebração do Jubileu. Este texto do profeta Ezequiel evoca a ação de Deus, que infunde o espírito em seu povo e lhe dá alento e força para um novo tempo e uma nova vida. É o Espírito Santo que age na vida de cada uma das mulheres que, ao longo desses 50 anos, consagraram a Deus suas vidas. A promessa de Deus que garante a sua bênção todos os dias. Promessa de vida, em meio aos sofrimentos dos últimos anos e aos desafios que virão.

Humildade, gratidão e esperança

Para anunciar os preparativos da celebração do Jubileu, Gloria Rodríguez, diretora geral das consagradas, dirigiu-lhes uma carta, na qual sugere algumas atitudes:

Recordar: “Relembrar o início, a fé de nossas primeiras consagradas e agradecer de forma especial pela resposta generosa que deram a Deus naquele momento, por se lançarem, sem nem mesmo saber o que viria e por perseverar até hoje, nos ensinando com seu testemunho o essencial de nossa vocação”.

Viver num horizonte de esperança: “Hoje vivemos um tempo particular de graça, de crescimento e aprofundamento de nossa identidade como grupo e no conjunto do Regnum Christi. Vivemos um momento de discernimento e projeção, no qual começamos a vislumbrar a amplitude de nosso horizonte apostólico ao serviço da Igreja e da sociedade. Coloquemo-nos nas mãos de Deus, para que ele continue nos guiando e nos mostrando a sua vontade”.

Renovação

Durante o processo de Renovação dos Estatutos do Regnum Christi, no final de novembro de 2018, as Consagradas do Regnum Christi foram erigidas pela Santa Sé como Sociedade de Vida Apostólica. 

diretora geral das consagradas recebendo o decreto das mãos de D. José Rodríguez Carballo, no dia 27 de novembro de 2018

O ano do jubilar será um tempo para continuar renovando a consciência do seu carisma a serviço da sociedade, da Igreja e do Movimento; reconhecer a mão de Deus neste caminho e a resposta generosa de tantas pessoas; pedir perdão e abrir caminho para reconciliação; reavivar o carisma comum com todos os membros do Regnum Christi; agradecer a partilha da vida e da missão com os outros membros do Regnum Christi: legionários de Cristo, leigos consagrados e os leigos; viver com esperança, confiando o futuro a Deus; um tempo de projeção e discernimento, para vislumbrar a amplitude da missão e do horizonte apostólico de cada consagrada.

Indulgência Plenária a cada dia 8 

Penitenciária Apostólica: indulgência plenária para as consagradas e fiéis

Por motivo das celebrações do jubileu das Consagradas do Regnum Christi, a Santa Sé concedeu indulgência plenária todos os dias 8 do mês até novembro de 2019, na Solenidade do Sagrado Coração (28 de junho) e da Imaculada Conceição (8 de dezembro, dia do jubileu). As indulgências são concedidas às consagradas e a todos os fiéis que cumprirem os requisitos que são confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa e podem ser oferecidas pela própria pessoa ou pelos fiéis defuntos.

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Papa Paulo VI Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina – Sobre a doutrina das indulgências, 1967, n.1).

Leia a carta da Santa Sé concedendo a indulgência plenária aqui:

https://regnumchristi.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Decreto-original-Penitenciaría-Apostólica.pdf

Campanha nas Redes Sociais: conheça as consagradas do Brasil

Grupo das primeiras consagradas do Brasil, fevereiro de 1994: Salete Kanzler, Lucia Moreno, Eliane Kloster, Ana Claudia, Káthia Silva, Chris Wong, Carmen Glória Hurtado, Estela Ramos, Claudia Sánchez, Silvana de Mumno

Além disso, a cada dia 8 também haverá uma campanha nas redes sociais do Regnum Christi Brasil. Uma consagrada partilhará um pouco da sua experiência. Será uma oportunidade de conhecê-las melhor, além agradecer e rezar pela vocação de cada uma das consagradas do Regnum Christi. E, no Brasil, as celebrações são ainda mais especiais já que também em 2019 se celebra os 25 anos da fundação da primeira comunidade de consagradas do Brasil que aconteceu em 06 de fevereiro de 1994.

Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas no Brasil, fala sobre esse ano tão especial:

Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas

“Iremos celebrar com muita alegria, os 50 anos desde o momento em que as primeiras consagradas fizeram sua aliança com Deus, o convite de Deus para mulheres que decidiram deixar tudo para segui-lo dentro do Regnum Christi. Olhamos para as crises e momentos de dor e vemos o quanto essas dificuldades superadas nos ensinaram e nos mostraram novos caminhos. Queremos agradecer a todos que nos sustentaram e sofreram ao longo desde caminho. Queremos reconhecer a ação de Deus, sua companhiaao longo destes anos e o desejo de continuar aprendendo. Queremos escutar a voz do Espírito, continuar descobrindo e aprofundando em nossa identidade dentro do Regnum Christi e da Igreja para poder fazer presente o Reino de Cristo na sociedade, sendo consolo para as dores da humanidade de hoje. Buscamos uma preparação mais profunda para a nossa missão, potencializando nossos dons. Convido a todos os membros a se unirem a nós neste momento de alegria e aproveitarem a graça da indulgência plenária que a Igreja nos concede. Agradeço a todos os leigos, consagrados e legionários que têm caminhado conosco nessa peregrinação rumo ao nosso encontro com Deus. Convido a todos a conhecerem nossa história!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here