SuperAção no Carnaval: Jovens erguem capela de São João Paulo II para Colégio Mão Amiga em Brasília

0
3234

Voluntários da ONG Sonhar Acordado de diferentes localidades trabalharam na construção da Capela para o Colégio Mão Amiga São João Paulo II, no Paranoá, em Brasília/DF. Essa foi a primeira vez que o SuperAção construiu uma capela para uma obra do Movimento Regnum Christi 

Cerca de 70 voluntários da ONG Sonhar Acordado de diferentes localidades se uniram durante os dias de carnaval, de 01 a 05 de março, em Brasília, por um objetivo muito especial: a construção de uma capela em homenagem à São João Paulo II, no Paranoá. Os jovens trocaram a folia de carnaval por tábuas, martelos e pregos e presentearam a comunidade do Colégio Mão Amiga. A entrega culminou com uma missa celebrada por Dom Marcony Ferreira, Bispo Auxiliar de Brasília, na terça-feira, dia 5.

A iniciativa foi liderada pelo programa SuperAção da localidade sede, que não mediu esforços para tornar a construção uma realidade. A equipe arrecadou recursos em missas, promoveu um festival de crepes e mobilizou toda a localidade do Regnum Christi em Brasília em prol dessa ação. Estivemos em constante oração e nos mantivemos unidos para criar estratégias e arrecadar fundos. Foi um trabalho árduo, mas que com muito apoio se tornou possível. A paciência, o respeito e a confiança foram essenciais para que a equipe pudesse atingir o objetivo. Agora, nos resta a saudade desses dias e a certeza de que no final tudo sempre dá certo”, celebra Stephany Castro, Diretora do programa Superação em Brasília.

Ao longo dos quatro dias de construção, os voluntários vivenciaram experiências de muito trabalho e também de formação, essência do movimento e do trabalho dos apostolados. Em 2019, a virtude que norteará as ações do Sonhar Acordado será a Fé, tema que guiou os trabalhos durante os quatro dias de Superação. “Trabalhamos a Fé como ‘o ato de acreditar que os valores existem’, o que foi feito de maneira mais direta por meio de diversas atividades formativas. O próprio fato de 70 jovens dedicarem quatro dias a uma obra da qual a maioria não usufruirá já é uma grande prova de fé”, comenta Filipe Domiano, Diretor Nacional do Sonhar Acordado e membro do Regnum Christi em São Paulo. 

A construção de uma capela durante o carnaval faz parte do calendário de atividades nacionais do Sonhar Acordado e reuniu voluntários de Campinas, Jundiaí, São Paulo, São José dos Campos, Curitiba e Rio de Janeiro. Para Filipe, esse tipo de iniciativa tem grande importância para o fortalecimento e união do Sonhar Acordado como um apostolado. “Atividades como essa nos oferecem uma chance única de estar conectados, de aprender, ensinar e de perceber o amplo alcance e a responsabilidade das nossas ações”, diz o diretor.

O programa SuperAção já ergueu 31 capelas desde 2010, sendo esta a primeira fora do eixo Rio- São Paulo, um presente para a comunidade e famílias do colégio Mão Amiga e membros do movimento Regnum Christi em Brasília e arredores. A escola oferece ensino para 101 crianças de 3 e 4 anos do Paranoá, uma das regiões do Distrito Federal com maior defasagem de escolas por alunos. “A construção da Capela para nós tem um significado transcendental. Colher os frutos espirituais de todos voluntários que, através de suas obras e testemunho, estiveram aqui para mudar a realidade dessa comunidade nos dá força e ânimo para seguirmos com nossa missão.”, diz Caio Freitas, Diretor do Colégio Mão Amiga.

Participantes: 

Além dos 70 voluntários da ONG Sonhar Acordado de diferentes localidades do Brasil, estiveram presentes dois sacerdotes e três consagradas: Pe. Daniel Hinestroza, LC, Pe. Sérgio Barbosa, LC, Luisa Almeida, Elisa Ruiz e Mariana Miranda. O Pe. Oswaldo Verdin, LC, diretor do Colégio Mão Amiga João Paulo II e o Pe. Cleomar Ferronato, LC, diretor territorial do Regnum Christi também visitaram a atividade durante o SuperAção.

 

Assista a uma reportagem veiculada pela TV Globo sobre esses dias no SuperAção: https://globoplay.globo.com/v/7430795/

Veja como foi a construção da Capela São João Paulo II, no Colégio Mão Amiga, em Brasília:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here