Além da consagração à Maria, teve missa de abertura celebrada pelo Núncio Apostólico, palestras e adoração
Na abertura do Encontro Juventude e Família, que acontece em Brasília, de 15 a 17 de novembro, O Regnum Christi Brasil foi consagrado Brasil à Nossa Senhora de Guadalupe, nossa padroeira. Todos os participantes rezaram juntos, a oração que São João Paulo II recitou em janeiro de 1979.
Como família espiritual, os membros pediram por toda a Igreja e por toda a humanidade. “Consagramos o Regnum Christi e a sua missão no Brasil. Consagramos também nossas vidas, nossos trabalhos e nossas alegrias”, dizia uma parta da oração que foi feita. Juntos, padres, consagradas, consagrados e leigos, deixaram nas mãos de Maria suas vocações, missões e famílias e apostolados.
“Eu senti que Nossa Senhora dava um abraço a cada um dos membros que chegaram aqui em Brasília. Eu me senti abraçada por ela. Não é que nós estivéssemos cantando para ela, foi ela quem nos abraçava. Foi emocionante”, disse Mônica de Mattos, consagrada do RC
Depois da consagração, os membros se dirigiram para a Celebração Eucarística, que foi celebrada pelo Giambattista Diquattro, Núncio apostólico do Brasil e concelebrada pelos Legionários de Cristo.
Na homilia, Dom Giambattista falou sobre vencer o egoísmo para que o Reino de Cristo habite em nós. “O egoísta já perdeu a sua vida. Não sabe amar. ‘Quem quiser seguir-me, tome sua cruz, todos os dias’… Ele não diz para carregá-la, mas para erguê-la. Não morremos na cruz, foi Jesus. Nós apenas a levantamos, um pouco, como aquele Cireneu. Porque levar uma pequena cruz é uma experiência comum a todos nós. Portanto, é melhor levar a própria cruz. O egoísta já perdeu a sua vida. Não sabe amar, está morto. Mas, aquele que sabe doar-se, amar verdadeiramente, encontra sua vida multiplicada. É uma troca constante, entre morte e ressureição. O egoísmo que habita em nós deve morrer para que o Reino de Cristo habite em nós, em nosso interior”, disse.
Em seguida, o Pe. André Delvaux, LC, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, fez uma reflexão sobre o tema do Encontro Juventude e Família: “A quem buscais”. “Essa uma das perguntas mais importantes que devemos fazer em nossas vidas. ‘A quem buscais’. Aquele quem nos faz a pergunta é própria resposta. O lema do EJF é a resposta. Essa pergunta deve nascer do fundo das nossas almas. E essa resposta tem que nascer do coração do Senhor. É por isso, que não adianta saber, ter ouvido falar. É necessário um encontro”, disse.
Para terminar, os membros participaram de uma adoração, organizada pelo ECYD. Ao final do dia, os jovens tiveram um luau e o os adolescentes do ECYD, participaram de um rally – um caça ao tesouro, pelo Colégio Everest.
“Para mim, foi muito especial poder reencontrar meus amigos que não via há muito tempo. E a adoração foi importante porque estava cansado da viagem, e esse momento me ajudou a me situar no que estamos fazendo aqui”, compartilhou Guto, membro do Ecyd de Caxias do Sul/RS.
“Foi um momento muito especial, em que não só consagrei a minha vida e minha família, mas toda a minha família espiritual do Regnum Christi. Estar todos juntos me deixou emocionada” Vicky, da seção de Senhoras de Brasília.
“Ver todos unidos outras vez depois de muito tempo foi emocionante. E foi incrível sentir a família vibrando novamente como Regnum Christi”, Pe. Jefferson de Souza, LC, auxiliar da seção de jovens do Rio de Janeiro.