A quinta-feira (30), segundo dia de reuniões, começou com um momento de oração na capela da Direção Territorial, e reuniu padres legionários, consagradas, o consagrado Jorge López, e os leigos, Luiz Flávio Azevedo e Cláudia Pirri.
Em seguida, se dirigiram para a sala de reunião onde o Pe. André Delvaux, LC., deu início a ordem do dia falando sobre os diversos apostolados do Regnum Christi, tema central desta quinta-feira.
Luiz Flávio Azevedo, um dos leigos do comitê territorial do Brasil, contou um pouco como foi o dia. “Com ajuda do Espírito Santo, continuamos as reuniões hoje com o tema do Apostolado no território. O Pe. André, delegado de apostolado, apresentou desde o avanço das linhas de ação do Programa Apostólico Territorial, passou pelos apostolados principais do território, e terminou falando de cada uma das localidades. Ao longo da apresentação, os membros do Comitê Geral fizeram comentários para melhor compreender nossa realidade e compartilharam experiências de outros territórios ou realidades que podem nos ajudar”.
“O Apostolado é um tema muito importante e conseguimos confirmar o caminho no qual Deus vai nos conduzindo. Ao final, o Pe. Eduardo nos parabenizou pela condução de um território tão grande e nos encorajou a continuar a busca para as oportunidades e pontos fortes que temos no território’, disse Luiz.
Hora Eucarística em família
A tarde se iniciou com a Hora Eucarística, na qual o Pe. Esaul Toscano, LC., conselheiro dos Legionários de Cristo e diretor do Colégio Everest, pregou. Em sua reflexão comentou três pontos partindo do Evangelho de Jn. 8,1-11.
1. Jesus vai caminhando por todas partes curando a doença de muitas pessoas. Olhe o exemplo de Jesus, que mesmo estando no meio de muitas pessoas, cura cada uma em particular: assim é nosso apostolado, com o trabalho de pessoa a pessoa.
2. Devemos pensar no outro e em suas necessidades e uma boa atitude, no momento, será quando se é próximo do outro dando nosso exemplo como religiosos, consagradas e consagrados e leigos comprometidos com a nossa consagração e vocação.
3. Por último, lembremos qual é a nossa missão que se resume em um chamado a levar a palavra de Deus perguntando para Ele o que quer para a pessoa que temos a nossa frente; ser humildes e nos deixar ser ferramenta nas mãos de Nosso Senhor Jesus.
Acompanhamento e formação
Após a Hora Eucarística, as reuniões continuaram sobre o tema dos apostolados, sessões de jovens, senhores e senhoras e colaboradores, nas quais observaram a importância do acompanhamento e da formação.
Visita do comitê geral
A visita do comitê geral ao território ajuda a ter uma visão mais clara da realidade para compreender as necessidades do movimento como um todo. Além das reuniões, que irão até sexta-feira (31), o encontro também tem proporcionado momentos de partilha e convivência, adoração e missa entre os participantes.
Participantes
Além do Pe. Eduardo Robles Gil, LC, estão presentes o diretor geral dos leigos consagrados, Jorge Lopez, a diretora geral das consagradas, Glória Rodriguez. Por parte do comitê geral, participam: Viviana Limón, Pe. Juan Sabadell, LC. e Pe. Andreas Schoggl, LC.
Do comitê territorial, participam, além do Pe. Cleomar, Pe. José Laboy, LC., Pe. André Delvaux, LC., Pe. Fábio Guedes, LC., e Pe. Esteban Zamudio, LC.; Elena Bartolomé, diretora territorial das consagradas, Elisa Ruiz, Luisa Almeida; e os leigos Claudia Pirri e Luiz Flávio Azevedo.
Também estão presentes: Pe. Esaul Toscano, LC. (conselheiro e diretor do Colégio Everest de Curitiba), e a consagrada Debora Melo, conselheira territorial.
Confira mais fotos: