Ordenações diaconais e sacerdotais no Brasil

0
2392

Nesse ano, o território do Brasil vivenciará cinco ordenações: uma sacerdotal e quatro diaconais. Elas ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Canela/RS. São eles: Pe. João Paulo Garcia, LC e os diáconos: Ir. Carlos da Rocha, LC, Ir. Pedro Leal, LC, Ir. Anthony Queirós, LC e Ir. Lucas Tenier Machado, LC. Veja mais abaixo as datas e o local de cada ordenação.

Além da presença dos familiares dos legionários que serão ordenados, toda a família RC está convidada a acompanhar as cerimônias, seja presencialmente, seja virtualmente e, principalmente, a rezar por cada um deles.

Zelo pelas vocações: uma característica dos membros do RC 

Os membros do Regnum Christi sempre tiveram um zelo especial pelas vocações, como família espiritual e corpo apostólico. Ter ordenações no território é uma oportunidade e um convite para renovar esse amor pelas vocações.

Segundo o nº 48 dos Estatutos da Federação Regnum Christi, a promoção vocacional é uma responsabilidade de todos nós:

§1. “A família espiritual Regnum Christi deve ser terra fecunda para que os homens encontrem sua plenitude vocacional, Por isso, os membros das instituições federadas e os fieis associados devem procurar colaborar na criação de um ambiente que propicie compreender a vida como vocação e que facilite descobri-la e acolhê-la; e hão de conhecer, valorizar e fomentar todas as vocações cristãs.”

§2. “A promoção de novas vocações ao sacerdócio e à consagração pelos conselhos evangélicos é uma necessidade e uma prioridade na vida da Igreja. Por isso, os membros das instituições federadas e os fieis associados fomentam o surgimento destas vocações, através de sua oração, do testemunho, do acompanhamento pessoal e da atividade apostólica.”

Percurso formativo: a caminhada até o altar

O percurso formativo do Legionários de Cristo se inicia, formalmente, com o ingresso do noviciado, com a toma do hábito legionário e, se conclui, com os estudos teológicos e início do ministério, ou seja, tem uma duração de 12 a 13 anos.

Depois de muito anos de formação e preparação para o sacerdócio, o irmão legionário dá mais um passo na sua entrega a Deus a serviço dos homens.

Diaconato

O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato é o segundo e o episcopado o terceiro. Neste período que antecede a ordenação, o Catecismo menciona que a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos e padres. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o nº 1569 do Catecismo.

Confira as ordenações que ocorrerão, neste ano, no Brasil:

Ordenação Sacerdotal:

Pe. João Paulo Garcia, LC: Será ordenado sacerdote no dia 26 de Junho, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo/SP. A ordenação será conferida pelas mãos de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Atualmente, o diácono João Paulo trabalha na pastoral universitária de jovens da Universidade Anáhuac, na capital mexicana.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/legionariosdecristobrasil

Ordenações Diaconais :


Ir. Pedro Leal, LC:
Será ordenado diácono no dia 12 de junho, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Recreio/RJ. A ordenação diaconal vai ser presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani Tempesta.

Transmissão ao vivo:
https://m.youtube.com/channel/UC-imeT_wWRmrpeYnhVX4r_g


Ir. Anthony Queirós, LC:
Será ordenado diácono no dia 10 de julho, às 10h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Recife/PE. A ordenação será presidida por Dom Antônio Tourinho Neto, bispo da Diocese de Cruz das Almas/PE

Transmissão ao vivo: https://youtube.com/c/Par%C3%B3quiadaBoaViagem

Ir. Carlos da Rocha, LC: Será ordenado diácono no dia 31 de julho, às 11h, na Capela do Noviciado dos Legionários de Cristo, em Arujá/SP. A ordenação será presidida por Dom José Valmor, bispo da Diocese de São José dos Campos/SP.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/legionariosdecristobrasil

 

Ir. Lucas Tenier Machado, LC: Será ordenado diácono no dia 25 de setembro, às 10h30, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Canela/RS. A ordenação será presidida por Dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo/RS.

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/legionariosdecristobrasil

 

Pedimos suas orações para que Deus possa fazer crescer em cada um deles o desejo de viver a plenitude da vocação que foram chamados na entrega generosa de suas vidas!

Para mais informações, acesse www.legionariosdecristobrasil.com.br ou acompanhe nossas redes sociais:

@legionariosdecristobrasil
@regnumchristibrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here