Curitiba realiza Convenção Local de Apostolado

0
245

No dia 16 de junho, aconteceu a Convenção Local de Apostolado da localidade de Curitiba/PR, que deu continuidade às convenções locais dos últimos anos, com o objetivo de esclarecer, projetar e concretizar o carisma Regnum Christi na localidade com planos e programas de trabalho concretos para missão dos próximos anos.

Estiveram presentes sacerdotes, irmãos Legionários de Cristo, pré-candidatos, consagradas, colaboradora, bem como membros leigos de todos os apostolados e seções no Centro Vocacional Maria, Mãe Imaculada, seminário menor dos Legionários de Cristo.

A convenção se iniciou com uma adoração Eucarística em família. Pe. Alejandro Fuentes, L.C., diretor local, deu as boas-vindas. Logo após, Sissy Zambão, da seção de senhoras, apresentou uma linha do tempo com a história do Regnum Christi em Curitiba desde a chegada dos Legionários de Cristo ao Brasil, contando com a participação de convidados, por meio de vídeos ou presencialmente.

Dentre os convidados: Pe. Cleomar Ferronato, L.C., diretor territorial do Regnum Christi contou como foi o período em que fez o noviciado em Curitiba, Pe. Manuel Aromir, L.C. relatou como foi a fundação do Território do Brasil, a consagrada Yolanda García falou sobre a chegada das primeiras consagradas no Brasil, a consagrada Dulce Delfino contou sua experiência na seção de jovens feminina e o Marco Kresko, da seção de senhores,  relatou como foram os primeiros passos do trabalho coordenado como localidade, quando foi constituído o comitê local em 2008.

Em seguida, o Pe. Cleomar Ferronato, L.C., fez uma breve explanação sobre a aprovação dos Estatutos e das mudanças no território, seguida de uma fala do Padre Alejandro Fuentes, L.C.

Posteriormente, as seções, obras e apostolados foram apresentados por seus diretores e membros, expondo a situação atual e a perspectiva futura a curto, médio e longo prazo, de forma a dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido até o presente momento.

O dia terminou com a Santa Missa, presidida pelos padres presentes. Na Missa, os membros puderam renovar sua adesão ao Movimento, com o coração transbordando de alegria pela recente aprovação dos Estatutos e da Federação Regnum Christi pela Santa Sé.

Veja a experiência de alguns participantes:

“Foi um evento que reuniu as principais forças apostólicas da localidade e que neste ano, teve como lema: Eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16). A convenção contou com a presença do nosso diretor territorial, Pe. Cleomar Ferronato, LC.,  que fez parte do início das atividades da Legião em Curitiba! Além de representantes de todas as seções e apostolados! O ambiente de integração e amizade se estabeleceu rapidamente. Iniciamos o dia com um momento de adoração Eucarística e logo em seguida fomos ao auditório onde assistimos a uma revisão histórica dos acontecimentos do Movimento em Curitiba, que contou com vídeos de membros como Pe. Manoel Aromir, LC., e da consagrada Yoli. Finalizado essa atividade, tivemos a apresentação do estado presente da localidade onde todas as seções se apresentaram e também alguns apostolados como Juventude Missionária e sonhar Acordado. Levamos para casa a tarefa do planejamento do futuro da Localidade.” – Pe Júlio, diretor da seção de adultos

“A convenção foi um momento de muita alegria e união, na qual, pudemos compartilhar como família a realidade atual da localidade, podendo, a partir de então, projetar os próximos passos para missão comum em Curitiba. Neste momento também pudemos comemorar juntos a aprovação dos Estatutos e a Federação, reavivando o dom do nosso carisma, uma vocação tão amada por cada membro.” Sissy Zambão Tufanini, seção de senhoras

“A convenção marcou dois pontos essenciais para nós membros, a união de família Regnum Christi, poder partilhar com pessoas de diferentes sessões sempre é enriquecedor e o outro ponto é conhecer a história e realidade da localidade. Sendo um grande ponto no ano de imersão no que é ser Regnum Christi, renovando também a sede de lutar pela missão, vendo que estamos em conjunto trabalhando para a mesma.” Gabriela Abs, colaboradora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here