Quinze irmãos teólogos recebem o ministério do acolitato

0
1975
Os brasileiros Alexandre Martins, LC e Gustavo Balestrin,LC entre os irmãos que receberam o acolitato

Em março, quinze irmãos teólogos (sendo dois brasileiros) receberam o ministério do acolitato, em Roma. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Hernan Jiménez, LC, Vigário Geral da congregação dos Legionários de Cristo.

Durante a missa, o Padre Hernan, LC, iniciou a homilia agradecendo aos irmãos por terem respondido neste momento: “Estou aqui”, palavra que traduz a dedicação feita a Deus, dom da própria vida, “porque abre as portas ao Espírito Santo para continuar forjando nos seus corações a imagem viva de Cristo.” Ele insistiu na necessidade de ser homens da Eucaristia, alimento e tesouro, amor que se torna intimidade para o consagrado. Ao final, convidou os irmãos a “caminharem firmes, humildes, cheios de alegria pelo amor de Deus, que nossa história é fidelidade e misericórdia”.

O Irmão Adolfo Wissar, LC, comentou: “A recepção do ministério de acólito foi para mim uma graça especial. Experimentei-o como um convite do Senhor para servir e guardar o maior tesouro da Igreja, que é o próprio Cristo no seu Corpo Santo. Dá pra perceber claramente que Ele quer que você sirva de ponte para alcançar o coração de muitas almas famintas de Deus. Neste último período de formação para o sacerdócio, creio que Jesus também me convida a apaixonar-me pela Eucaristia até à medula dos ossos, para me configurar com Ele e fazer da minha vida Eucaristia”.

O Ir. Javier Castellanos partilhou no final da cerimónia: “O P. Hernán,LC,  em sua homilia, exortou-nos a fazer da nossa vida um testemunho da misericórdia e da fidelidade do Senhor. Foram palavras que me encheram de emoção e esperança quando fui receber a patena com o pão para a oferenda, lembrando que este novo passo rumo às ordens sacras não é fruto de um esforço humano, mas sim um dom de Deus para a sua Igreja”.

O ministério do acolitato é mais um passo no caminho de formação do sacerdote. O acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote. Na Congregação dos Legionários de Cristo, todos os sacerdotes e candidatos ao sacerdócio, passam por algumas etapas antes de serem ordenados. O acolitato antecede a profissão de votos perpétuos, diaconato e, por último, a ordenação sacerdotal.

Conheça os irmãos brasileiros que receberam o acolitato: 


O irmão Alexandre Martins, LC,
nasceu em 23 de outubro de 1981 em Brasília, Brasil. Entrou no noviciado em 15 de março de 2014. Emitiu os primeiros votos religiosos em 14 de agosto de 2016. Em 7 de novembro de 2021, recebeu o ministério do leitorato. Durante suas práticas apostólicas, colaborou na seção juvenil de Satélite na Cidade do México.

 

O irmão Gustavo Balestrin, LC, nasceu em 4 de junho de 1990 em Seberi, Rio Grande do Sul, Brasil. Ingressou no Centro Vocacional de Porto Alegre em 4 de fevereiro de 2003 e entrou no noviciado em 10 de março de 2007.
Emitiu os primeiros votos religiosos em 24 de janeiro de 2009 e fez a profissão perpétua em 28 de janeiro de 2018. Em 23 de maio de 2021, recebeu o ministério do leitorato.
Ao longo de seu trabalho apostólico, foi formador no Centro Vocacional de Curitiba. Foi Instrutor de formação no Instituto Masculino Highlands El Encinar, em Madri, Espanha e membro da equipe auxiliar do ECYD na mesma cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here