Seção Adulta Feminina de São Paulo realiza Jornada Nacional de Formação sobre “Comunhão e Comunicação: Caminhos de Evangelização”

0
621

No dia 28 de agosto, aconteceu, de maneira on-line, uma Jornada de Formação Nacional para toda as Seções Adultas Femininas (Senhoras) do território, com o tema “Comunhão e Comunicação: Caminhos de Evangelização”.

Os encarregados desse evento foram o Pe. Fabio Guedes, LC, diretor da seção adulta feminina de São Paulo, Kate O´Connor, Diretora territorial das Consagradas do Território do Brasil que faz parte da equipe auxiliar da seção e o Icafe da seção.

A jornada foi transmitida através da plataforma on-line que possibilitou a participação de aproximadamente 100 senhoras das diversas localidades do Brasil. Legionários de Cristo e Consagradas do Regnum Christi que trabalham nas seções adultas também estiveram presentes.

Os palestrantes deste evento foram a consagrada Mônica de Mattos, que trabalha na seção feminina de jovens, em Brasília, Marilda Sene, membro do Regnum Christi de Valinhos/SP e Especialista em Inteligência Comportamental e Gestão de Pessoas, Stella Gontijo, jornalista, Pe. Arnaldo Rodrigues da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Tijuca, Rio de Janeiro e responsável pela comunicação da arquidiocese e Amandda Souza Albieri, membro do Regnum Christi de Brasília, jornalista e responsável pela comunicação do Regnum Christi no Brasil.

Reflexões

No período da manhã, houve dois blocos de palestras: no primeiro, a consagrada Monica de Mattos e a Marilda Sene desenvolveram respectivamente os temas: “Eu e minha comunidade – Diálogo e Escuta” e “Comunicação, família, a linguagem e o silêncio como veículos de encontro”. No segundo bloco, a jornalista Stella Gontijo e o Pe. Arnaldo Rodrigues da Silva ministraram sobre: “Eu e o mundo – Diálogo e Escuta” e “Gerar comunhão e acolher o outro”. Ao final de cada bloco, os participantes realizavam perguntas e um bate-papo com os palestrantes.

Pela tarde, o grupo foi dividido em equipes com membros das diversas localidades, para que as participantes pudessem refletir sobre os temas oferecidos, respondendo à seguinte pergunta: “Que contribuição eu levo de hoje para o meu caminho de evangelização, tanto na eficácia da comunicação, quanto no aspecto da comunhão”?

Em seguida, Amandda Souza ministrou uma palestra sobre a “Comunicação do Regnum Christi no Brasil”, na qual, ao final, ela apresentou alguns frutos das reflexões que as participantes obtiveram na atividade anterior e que são importantes para a Comunicação e a Comunhão, como: a importância do “pessoa a pessoa”, de ter um olhar personalizado e de escutar, de uma Comunicação que gere encontro para saber como responder às inquietudes e necessidades do próximo; entre outros pontos.

Conclusões 

Ao final, Kate O’ Connor e o Pe. Fábio Guedes, LC, apresentaram um fruto da jornada para os membros: que tudo o que se comunique gere comunhão e evangelize (a nós, a família, no RC, na sociedade), através de atitudes como o silêncio interior, acolhida, pureza de intenção, a coerência ao comunicar, clareza e amor.

Para eles, a jornada foi muito positiva. “Fiquei muito satisfeito e grato pela nossa Jornada! É um tema muito atual e desafiador. No presente cenário cultural, político, social, religioso, a tarefa de evangelizar não é nada fácil. Dar pistas que possibilitem a comunicação e gerem comunhão, animam e entusiasmam o apóstolo do Regnum Christi na missão de partilhar com os demais o encontro com o Senhor e evangelizar. É uma atitude que, por vocação, nos brota natural e sobrenaturalmente na alma”, destacou o Pe. Fábio Guedes, LC

“Agradeço a participação de todas e a abertura para perceber os sinais dos tempos como evangelizadoras e formadoras. Existe um grande desejo entre todas de poder compreender melhor ‘a praça’ na qual somos enviados a anunciar a boa nova para construir comunhão. Por isso, silêncio e a reflexão são essenciais para ouvir a voz do Espírito e iluminar os próximos passos”, lembrou Kate O’ Connor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here