Unindo forças pelos Ambientes Seguros: um resumo da Convenção Internacional

0
562

Fortalecer e perseverar na criação de ambientes sadios e seguros, por meio de equipes interdisciplinares, foi o foco comum da convenção anual de Ambientes Seguros de 2023.

De 06 a 10 de novembro, Monterrey, México, foi o cenário da Convenção Internacional de Ambientes Seguros, evento que reuniu coordenadores territoriais de ambientes seguros, diretores territoriais, delegados dos ramos consagrados, responsáveis desta área nos colégios, pastorais e diretores de comunicação de vários territórios.

A equipe do território do Brasil esteve presente, com a presença de Maria Teresa Rosa, Coordenadora Territorial de Ambientes Seguros e do Pe. José Ignácio Lázaro, LC, delegado do Diretor Territorial da LC no Brasil para Ambientes Seguros do território.

A diretora internacional de Ambientes Seguros da Legião de Cristo, Catalina Gallego, ressaltou a importância de participantes de diferentes áreas e países que enriqueceram as discussões durante as sessões. O foco comum da convenção foi “fortalecer e perseverar na criação de ambientes sadios e seguros para que a evangelização possa dar os frutos desejados”.

Uma das principais novidades da convenção deste ano foi a introdução do conceito de cuidado integral do bem-estar das pessoas que realizam trabalhos apostólicos. Busca-se garantir um bem-estar que inclua aspectos emocionais, físicos, psicológicos e, certamente, espirituais, que possam deteriorar-se silenciosamente por causa das dinâmicas da sociedade atual. Catalina Gallego afirmou que “está comprovado que a porcentagem de situações de abusos de qualquer índole se reduz drasticamente em um ambiente em que o bem-estar de todas as pessoas é bem cuidado”.

Neste contexto, o cuidado com o bem-estar integral desempenha um papel fundamental na prevenção às situações adversas. Pe. Óscar Gamboa, LC, representante do território da Colômbia e responsável pela atenção pastoral às vítimas na região elogiou o comprometimento de todos com esse tema. “Eu me encho de emoção ao ver o compromisso que a Igreja, a Legião e o Regnum Christi têm assumido com relação ao tema dos ambientes seguros”, disse.

Outro aspecto abordado durante a Convenção foi a integração das equipes, destacando a inclusão dos diretores e secretários territoriais, assim como dos diretores de comunicação. Isto constitui uma parte crucial no fortalecimento da área de Ambientes Seguros, que não se resume somente à resolução da crise, mas que também seja um esforço de uma equipe interdisciplinar, destinada a criar uma consciência de prevenção e proteção. O Pe. Luis Alberto Henao, LC, secretário geral da Legião, ressaltou que “o trabalho em equipe interdisciplinar gera uma cultura de cuidado cujo centro é a pessoa”.

Catalina Gallego destacou a importância do workshop de estudo de casos, no qual permitiu aplicar conhecimentos e aprender da experiência, adotando um foco de equipe para fortalecer os processos.

O compromisso de todos os colaboradores dessa área aponta em direção ao trabalho sobre quatro objetivos fundamentais: prevenção, atenção, supervisão e cuidado das vítimas. A Convenção Internacional de Ambientes Seguros foi concluída com um firme compromisso se seguir colaborando, juntos, para criar ambientes seguros e saudáveis, em que a fé e a evangelização possam florescer e prosperar.

Agradecemos o Território do Norte do México pelo material compartilhado para a elaboração desta notícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here